Circuitos gastronômicos é fator de atração proposto por construtoras
Quando os viajantes mais afinados à tecnologia estão em outra cidade, é comum que eles acessem sites de recomendações na intenção de descobrir boas dicas sobre onde se hospedar, buscar passeios ou até pesquisar referências gastronômicas. E no mundo cada vez mais conectado, é comum que moradores de grandes metrópoles acessem sites de recomendações, como o TripAdvisor, na intenção de descobrir boas dicas sobre passeios ou até pesquisar referências gastronômicas. Também não é nada mal conferir a reputação de um restaurante ou até descobrir novos locais próximos de casa a fim de desfrutar de um bom ambiente para socializar.
Em Fortaleza, a região nobre do Meireles reúne opções de pratos da cozinha internacional, regional ou contemporânea. E o mercado imobiliário está atento a esse detalhe ao lançar empreendimentos na região. Para a Construtora Colmeia, por exemplo, o fator de atração gastronômico foi importante para compor a experiência prevista para dois lançamentos recentes no bairro. Um deles, o Palatium Residencial Meireles, já está concluído e o outro, o Altana Meireles, ainda está em fase de lançamento e dispõe de unidades à venda para quem quer aproveitar a culinária que existe no entorno.
Otacílio Valente, presidente da construtora, fala sobre a perspectiva de atrelar esse tipo de comodidade da vizinhança aos empreendimentos: “Quando propomos aos clientes que eles morem bem, estamos falando de conforto privativo, mas também tratamos de uma vizinhança onde seja fácil ter múltiplos serviços por perto e que viabilize encontros entre as pessoas. Assim, os condôminos podem se confraternizar em ambientes externos ao prédio ou podem receber convidados e mostrar as potencialidades da região que escolheram para investir numa moradia de alto padrão”, detalha ele.
Se nos apartamentos do Altana Meireles, por exemplo, os moradores terão facilidades como área privativa de 166,22 m², fora do condomínio, há pelo menos três badalados gastropubs no raio de 1,5 km de distância do prédio. Se a preferência for por massas italianas, existe um tradicional restaurante do gênero há 400 metros de casa. Para pratos libaneses, tem opção a 1,2 km. Um pouco mais distantes, porém a menos de 2 km, estão situadas três conceituadas redes nordestinas de restaurantes. Duas steakhouses também compõem o circuito nas proximidades. Completando as opções, o Polo Gastronômico da Varjota está a poucos minutos do novo empreendimento da Colmeia.
Anualmente, o site TripAdvisor faz um ranking com os melhores estabelecimentos por categoria e a partir das avaliações feitas pelos próprios usuários. Em 2024, dos 36 melhores restaurantes fortalezenses apontados pelo Travellers’ Choice, 15 deles estão situados no Meireles. Entre os restaurantes “Top 5”, a maior distância a partir do prédio Altana Meireles ainda é inferior a três quilômetros dali. Bares, adegas e cafés por perto também rendem bons encontros e certamente estarão entre os diferenciais dos próximos lançamentos imobiliários.
Para os próximos anos, o crescimento do setor de alimentação de luxo atrelado deve se consolidar ao desenvolvimento da expansão imobiliária e vice-versa. Vale ressaltar que no mês de agosto, bares e restaurantes registraram, no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), o segundo maior aumento no número de novos postos de trabalho pelo país. Sendo assim, é compreensível que a construção civil também use o fator gastronômico para contabilizar os empregos gerados indiretamente por seus empreendimentos.