Diário do Nordeste implementa ferramenta para avaliar qualidade de conteúdo para leitores

O Diário do Nordeste, jornal digital mais lido do Nordeste, implantou sistema para analisar o comportamento de seus leitores e a qualidade do conteúdo que é levado ao público. O sistema, chamado de SICO (Score de Impacto de Conteúdo), ainda em fase de finalização, vai auxiliar a equipe de produção e edição a focar na produção de pautas que impactem e atendam aos interesses dos usuários. 

O SICO foi desenvolvido com uma equipe multidisciplinar formada por times de redação, produto, tecnologia e marketing do DN, com apoio do programa “Acelerando a Transformação Digital com ANJ e Aner”, iniciativa da Associação Nacional de Jornais (ANJ) e Associação Nacional dos Editores de Revistas (Aner), em parceria com o Meta Journalism Project e o Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês). O veículo cearense foi uma das 25 redações brasileiras, entre 150 inscritas, selecionadas para participar desta primeira edição. 

“Quando submetemos o projeto, o propósito e as necessidades estavam claras: identificar e reconhecer comportamentos de impacto dos leitores mais engajados que respondessem se uma matéria atendeu seu objetivo de ser plenamente consumida. Somente ter dados de audiência já não é mais suficiente. O SICO nos dá a possibilidade de reconhecer comportamentos e estar próximo do leitor”, diz Ívila Bessa, diretora digital do Sistema Verdes Mares.

O SICO

O programa foi elaborado no pilares conversão de cliques, tráfego de audiência e engajamento dos leitores, onde um esquema de pontuação qualifica a performance das matérias até 100, baseado no total de usuários que acessa uma matéria, no percentual de leitura, ou seja, se uma pessoa vai até o fim da página, além da chamada Origem WhatsApp, que é quando o leitor copia o link do site e manda em grupos da rede social.


“Com a automatização da coleta de dados, é possível ter noção do que o público precisa e do que ele não precisa. O caminho para construir essa equação, identificar os comportamentos e qualificar o score foram concluídos. Nosso objetivo estratégico foi atingido, e já estamos cientes de como evoluir o SICO”, afirma Ívila Bessa.

Sobre o Sistema Verdes Mares

O Sistema Verdes Mares é formado pelas rádios FM 93, Recife FM e Rádio Tamoio; emissoras de televisão TV Verdes Mares, TV Verdes Mares Cariri e TV Diário; jornal Diário do Nordeste e o portal G1 Ceará. O conglomerado de comunicação pertence ao Grupo Edson Queiroz, um dos maiores grupos empresariais do país, que se faz presente nos mais diversos momentos da vida dos brasileiros por meio de um portfólio diversificado de marcas e produtos de segmentos variados.

Compartilhe nas redes sociais!