Unifor recebe doutorandos do Ceará e do Amazonas em nova turma de Direito Constitucional
O Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional da Unifor, com Nota 6 na Capes, fortalece a formação jurídica no Norte e Nordeste
Com as presenças de alunos cearenses e amazonenses, a Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, realizou, na manhã desta quinta-feira (29), a aula inaugural da 21ª turma de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Direito Constitucional (PPGD). Recentemente, como divulgado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), vinculada ao Ministério da Educação (MEC), o programa da Unifor manteve seu nível de excelência ao confirmar sua Nota 6. Somado a isso, estão os rankings nacionais e internacionais, que colocam a universidade cearense como a melhor instituição privada de ensino superior do Norte e Nordeste.
A turma, que passará por módulos presenciais e on-line, é composta por 33 alunos, com boa parte sendo profissionais da segurança pública do Ceará e do Amazonas, graças à parceria existente entre a Unifor e o Centro Universitário de Ensino Superior do Amazonas (Cies). Ao todo, serão 48 meses, com carga de 720 horas. O reitor da Unifor, Prof. Dr. Randal Martins Pompeu, deu as boas-vindas a todos e ressaltou que esse é o começo de uma nova etapa acadêmica e intelectual dos doutorandos.
“Sabemos que ingressar em um doutorado é assumir uma jornada exigente, marcada de aprofundamento teórico, horas de pesquisa e, certamente, algumas renúncias, principalmente junto aos seus familiares. Mas essa escolha também carrega uma missão muito gratificante, que é a formação de professores pesquisadores capazes de interpretar, questionar e, acima de tudo, transformar a realidade social a partir do saber jurídico aprofundado e da construção coletiva dos nossos conhecimentos”, destacou.
Reitor da Unifor, Prof. Dr. Randal Martins Pompeu . Foto: Ares Soares
Além do reitor, também estava presente a docente do PPGD, Profª. Drª. Gina Pompeu, que é ex-coordenadora do ciclo avaliativo no qual o programa obteve Nota 6 na Capes e atualmente é diretora do Núcleo de Estratégias Internacionais (NEI) da Unifor. Em sua fala de boas-vindas, a docente externou o motivo de honra em fazer parte do PPGD e do seu potencial. “Eu quero dizer que vocês são essenciais na construção dessa Nota 6 e nós já temos 38 doutores formados pela Unifor no Estado do Amazonas”, ressaltou. A professora também reforçou o compromisso com uma formação que impacte a realidade brasileira, especialmente nas regiões Norte e Nordeste.
Profª. Drª. Gina Pompeu. Foto: Ares Soares
“Temos o prazer de estarmos aqui na Universidade de Fortaleza, de portas abertas no processo de internacionalização, com as missões internacionais, mas, sobretudo, a responsabilidade diante das questões da inserção nacional, da responsabilidade com a região Nordeste e com a região Norte, para que as nossas aulas tenham impacto real entre a teoria e a prática”, disse.
O secretário executivo da Segurança Pública do Estado do Amazonas, coronel QOPM Anézio Paiva, concluiu com agradecimentos à instituição cearense. “A Unifor não mediu esforços para acolher o Estado do Amazonas. Nós tivemos dois mestrados em parceria com o Ciesa – de Administração e Direito Constitucional – e era unânime, no meio acadêmico lá em Manaus, a situação da excelência da Universidade de Fortaleza e por ela estar chancelando os nossos certificados. Então, isso deu ainda mais impulsionamento para que nós pautássemos mais doutorados”, comentou o oficial.
Durante a aula inaugural, também estiveram presentes a vice-reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação, Katherinne Maciel; o diretor da Pós-Unifor, James Chaves Bessa; e o vice-coordenador da turma, professor Victor Marcílio Pompeu.
