Farias Brito e AEITA formalizam parceria e reforçam protagonismo do Ceará na expansão do ITA
O colégio torna-se a primeira empresa parceira da associação dos engenheiros do ITA e inaugura espaço dedicado à memória da instituição no momento em que Fortaleza recebe o primeiro campus do instituto fora de São Paulo
A relação histórica entre o Ceará e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), iniciada com a atuação do cearense Casimiro Montenegro Filho na criação da instituição, ganhou um novo capítulo nesta segunda-feira (22). Em um momento considerado decisivo para a educação, a ciência e a inovação no Nordeste, o Colégio Farias Brito e a Associação dos Engenheiros do ITA (AEITA) assinaram um Memorando de Entendimento (MoU) que formaliza uma parceria construída ao longo de décadas e projeta novas oportunidades de cooperação acadêmica, científica e tecnológica.
A solenidade também marcou a inauguração da Sala ITA, espaço permanente dedicado à preservação da memória da instituição e à valorização da trajetória que levou à implantação do ITA Ceará, primeira unidade do instituto fora de São José dos Campos (SP).
A parceria estabelece um canal permanente de cooperação entre o Farias Brito e a comunidade de engenheiros formados pelo ITA, prevendo a realização de palestras, eventos, projetos educacionais, ações de incentivo à ciência e à tecnologia e iniciativas voltadas à formação de talentos. Com a assinatura do acordo, o Farias Brito passa a ser oficialmente reconhecido como a primeira empresa parceira da AEITA.
“O Farias Brito é parceiro da AEITA há muitos anos e sempre demonstrou compromisso com a causa do ITA. A formalização dessa parceria é uma forma de reconhecer nacionalmente uma relação que já existe na prática e que se fortaleceu ainda mais com a chegada do ITA ao Ceará”, destacou Igor Pires, relações públicas da associação.
A aproximação entre as instituições ocorre em um cenário no qual o Ceará se consolida como um dos principais polos brasileiros de formação de estudantes para o ITA. Ao longo de sua história, o Colégio Farias Brito aprovou 2.307 alunos para a instituição, tornando-se uma das maiores referências nacionais na preparação para o concorrido vestibular.
Durante a solenidade, o diretor-superintendente da Organização Educacional Farias Brito, Tales de Sá Cavalcante, ressaltou que o Estado passou a atrair estudantes de diversas regiões do país em busca de formação de excelência. Segundo ele, a implantação do ITA em Fortaleza representa o reconhecimento de uma vocação construída ao longo de décadas.
“O Ceará se tornou um ambiente capaz de atrair talentos de todo o Brasil. Agora, além de preparar estudantes para o ITA, passamos a sediar uma unidade da instituição, fortalecendo ainda mais nossa contribuição para a formação científica e tecnológica do país”, afirmou.
A presidente do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), Fernanda Pacobahyba, destacou o impacto estratégico do novo campus para a redução das desigualdades regionais e para a interiorização da educação de excelência. Segundo ela, a implantação do ITA Ceará conta com investimento federal de aproximadamente R$ 700 milhões, integralmente financiado pelo Ministério da Educação.
“O ITA Ceará já é uma realidade. Trata-se de um projeto transformador para o Estado e para o Nordeste, que amplia o acesso à formação de excelência e fortalece a presença da ciência, da tecnologia e da inovação na região”, afirmou.
A Sala ITA reúne peças e registros históricos ligados à implantação da instituição no Ceará, incluindo a pedra fundamental do campus cearense e a mesa utilizada na assinatura da ordem de criação da unidade. O espaço foi concebido como um ambiente de inspiração para estudantes, professores e visitantes, conectando passado, presente e futuro de uma das mais prestigiadas instituições de ensino superior do país.
O evento contou com a participação da presidente do FNDE, Fernanda Pacobahyba; do comandante da Base Aérea de Fortaleza (BAFZ) e diretor interino do Núcleo do Campus do ITA em Fortaleza (NUITA), coronel aviador Tony Gleydson Barbosa Costa; do coronel Porto, coordenador do processo seletivo do ITA; do major Filipe Moreira; da gerente de projeto do FNDE/MEC para implantação do campus do ITA no Ceará, Dra. Germana Belchior; do presidente da AEITA, Alex Pereira; além de representantes das duas instituições.
Durante a cerimônia, Tales de Sá Cavalcante e Fernanda Pacobahyba foram homenageados pela AEITA com a entrega da moeda ITAEx, distinção concedida a personalidades e instituições que contribuem para o fortalecimento da cultura iteana e para o desenvolvimento de iniciativas alinhadas aos valores do Instituto Tecnológico de Aeronáutica.

