Bom Viver Reformas Populares e Oikos Habitações e Reformas, negócios de impacto apoiados pela Somos Um, são selecionados para a 5ª edição do Lab Habitação, programa gratuito de aceleração de negócios sociais no setor da habitação

Com o objetivo de impulsionar negócios de impacto dedicados a solucionar problemas na área da moradia, tema essencial para a erradicação da pobreza e para o desenvolvimento humano, o Lab Habitação, programa gratuito de aceleração de negócios idealizado pela Coalizão Habitação, iniciativa criada pela Artemisia e Gerdau em parceria com Instituto Vedacit, Votorantim Cimentos e Leo Social, selecionou 15 negócios de todo o Brasil para uma jornada de apoio online e gratuita com duração de 3 meses, buscando fortalecer suas soluções e amplificando o impacto positivo que geram.

Dentre os selecionados, estão a Bom Viver Reformas Populares e a Oikos Habitações e Reformas, empresas cearenses que têm como propósito impactar a realidade de famílias de baixa renda por meio de obras habitacionais. Ambas são apoiadas pela Somos Um – articuladora de negócios de impacto.

“Saber que entre mais de 100 negócios inscritos nacionalmente, somente 15 são selecionados e desses 15, termos 2 do Ceará que, por sua vez, são dois negócios apoiados pela Somos Um, é uma imensa alegria e orgulho para o Ceará e para nosso time. São os frutos gerados de sementes que plantamos e estamos regando nos últimos 3 anos. Esses, com certeza, gerarão novos frutos, irão inspirar outros empreendedores sociais e, o mais importante, irão gerar muito impacto positivo na vida de famílias de baixa renda do Ceará”, comemora Ticiana Rolim, presidente da Somos Um.

“Entrar para o Lab Habitação foi algo muito esperado. Nós queríamos estar no programa desde que criamos a Bom Viver, lá em 2019, porque vem da Artemísia muito do conhecimento que é produzido sobre as questões de moradia, habitação e impacto social. Eles têm uma tese de habitação que foi, praticamente, a nossa bíblia, nosso guia, nosso manual para entender muitas coisas do nosso impacto e do nosso negócio. Estamos com muita expectativa de amadurecimento e co-criação para negócios. Gostamos muito dessa ideia de estar em rede, conhecer parceiros que também estão contribuindo para esse campo tão sensível que é a habitação”, afirma Gabrielle Araujo, cofundadora da Bom Viver.

“Foi motivo de muita alegria para a Oikos ser selecionada entre centenas de empresas que se inscreveram no Lab Habitação. Para nós foi muito interessante, porque temos conhecimento que participar do projeto fortalecem as soluções, ampliando e gerando mais impacto na sociedade. Sabemos que dentro desta experiência estão mentores que realmente têm uma preocupação em fazer com que os pequenos negócios sejam desenvolvidos da maneira correta. A habitação social vai ser, nos próximos anos, uma área que vai despontar. Nós estamos nos preparando exatamente para que esse momento chegue e possamos fazer da melhor forma possível o nosso trabalho em prol de uma sociedade mais justa e com mais dignidade. O que a gente quer é reformar os lares e transformar vidas”, completa Erika Ponte, empreendedora social.

Os selecionados serão acompanhados por mentores e especialistas do mercado, além de receber conteúdos práticos para a identificação de desafios, validação de hipóteses e planejamento dos próximos passos do negócio. Até três negócios que se destacarem na jornada irão receber, ainda, um capital-semente no valor de R$ 30 mil cada e terão acesso a uma etapa de apoio intensiva e individualizada, com foco na tração do negócio.

A jornada de aceleração foca em temas centrais no fortalecimento dos negócios de impacto para que avancem de forma sustentável, sejam capazes de realizar a gestão e mensuração do impacto positivo gerado e atendam aos principais pilares avaliados por investidores e especialistas do mercado.

O programa está na 5ª edição e já apoiou mais 120 empreendedores e mais de 60 soluções de impacto, formando uma rede de negócios fortalecidos e com impacto amplificado.

Compartilhe nas redes sociais!