Abusos de celulares e fatores emocionais levam a epidemia de dor nas costas 

800 milhões de pessoas apresentarão queixas nas costas em 2050

Queixas de dor nas costas aumentam em todo o mundo, principalmente por conta do trabalho remoto e do estresse. De acordo com um estudo publicado no jornal The Lancet, cerca de 800 milhões de pessoas apresentarão queixas nas costas em 2050.  

“Telas abaixo da linha de visão sobrecarregam as costas, causam dores e com o tempo, vai reduzindo a mobilidade, enfraquecendo os músculos e toda a carga fica toda em cima dos discos que formam a nossa coluna. Todos os dias recebemos pacientes que relatam dores na lombar, no pescoço e um dos vilões, além do notebook que foi trocado pelo computador  convencional é o celular”, destaca o presidente da presidente da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), dr. Leonardo Drumond. 

Com o trabalho remoto, as pessoas se deslocam menos e ficam mais tempo sentadas, com a falta de atividade física somada ao estresse cotidiano, no mundo pós pandêmico, há também um aumento nos diagnósticos de transtornos psiquiátricos, que também podem agravar dores. “Todos nós iremos sentir dor nas costas pelo menos uma vez na vida, é normal, mas temos que prestar atenção quando isso afeta a nossa qualidade de vida, quando a nossa produtividade no trabalho diminui ou atrapalha no nosso convívio familiar”, frisa. 

Dicas

Não fique o dia todo sentado;

Faça pequenas pausas para tomar água, comer e se alongar;

Atenção com a postura e corrija sempre a postura e faça alongamentos para soltar a musculatura do pescoço, principalmente; 

Procure uma atividade física que lhe dê prazer. 

Compartilhe nas redes sociais!