Amílcar Silveira articula com o Governo ações para enfrentar a estiagem no Sertão Central e Vale do Jaguaribe
Medidas incluem perfuração de poços e compra de grãos a preços mais acessíveis para o rebanhos nas regiões mais afetadas
Após reunião entre o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira, e o secretário-chefe da Casa Civil do Governo do Ceará, Chagas Vieira, na última quarta-feira, 11, no Palácio da Abolição, ficou definido o encaminhamento de medidas emergenciais para garantir a segurança hídrica e alimentar de produtores rurais do Sertão Central e do Vale do Jaguaribe.
As ações incluem a perfuração de poços profundos, a liberação de combustível para a operação de equipamentos das prefeituras e a compra de grãos para enfrentar os efeitos da estiagem.
“Ficou acertado com a SDA (Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Ceará) e a Sohidra (Superintendência de Obras Hidráulicas do Ceará) a perfuração de poços profundos e a disponibilização de combustível para que os equipamentos das prefeituras possam ser utilizados pelos produtores rurais neste momento crítico em algumas cidades”, afirmou Amílcar Silveira.
Além das medidas voltadas ao abastecimento de água, o presidente da Faec anunciou que, a partir de maio, iniciará a compra de grãos para comercialização a preços mais acessíveis aos produtores, incluindo a articulação para aquisição de DDG (Grãos Secos de Destilaria) de outros estados.
Com as definições, o Governo do Estado e a Faec alinham ações para minimizar os impactos da estiagem nas regiões mais afetadas, assegurando tanto o acesso à água quanto à alimentação para os rebanhos. “Vamos enfrentar a falta de chuva, que deve acontecer, e vamos ajudar o produtor rural com a compra de grãos”, disse Amílcar.
“Agradeço ao governador Elmano de Freitas, ao secretário Chagas Vieira (Casa Civil), ao secretário Domingos Filho (Secretaria do Desenvolvimento Econômico do Ceará) e ao secretário Fernando Santana (Secretaria dos Recursos Hídricos do Ceará). Nosso objetivo é sempre atender os produtores rurais”, completou Amílcar.
Reunião no Palácio da Abolição
A reunião no Palácio da Abolição teve como objetivo alinhar estratégias de contingência hídrica e definir medidas de apoio à produção agropecuária nos municípios diretamente impactados pela irregularidade das chuvas. O encontro contou com a participação de 12 prefeitos e 21 secretários municipais de Agricultura da região, além do secretário dos Recursos Hídricos, Fernando Santana, e do secretário executivo de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Carlos.
Após o encontro, Chagas Vieira afirmou que a determinação do governador Elmano de Freitas é garantir “apoio total” às ações voltadas ao enfrentamento da crise hídrica no interior do Estado.
