As dores que impedem o crescimento de empresários brasileiros

Entenda porque a expansão causa tanto medo em empreendedores de todos os tamanhos

Sabemos que empreender no Brasil não é fácil e que o franqueamento de empresas ainda é motivo de medo para muitos empresários, desde o micro até o macro. Insegurança, falta de conhecimento e a instabilidade econômica do país podem ser alguns dos causadores deste receio de expansão, que acomete grande parte do mercado empresarial brasileiro.

Para o economista, especialista em expansão de franquias, mercado de capitais, conselheiro consultivo e CEO da Bumbos – Sales and Services, Fábio Constantino, existem algumas “dores” que bloqueiam o crescimento de empresas franqueadoras e afirma que uma delas está no processo de comercialização de franquias: “As franqueadoras não entendem o processo de vendas, elas acham que é simplesmente só vender franquia, mas não é só isso. Tem que haver todo um estudo e uma preparação maior para expandir seu negócio.”

O especialista aponta que um dos desafios para a tomada de decisão surge durante o processo de investimento inicial: “Há duas opções: Crescer com o investimento próprio, ou de terceiro, que pode ser  pegar uma linha de crédito do banco, mas vai sempre limitar sua capacidade financeira. E o crédito no Brasil acaba sendo muito restritivo”, afirma. Também observa que a dificuldade na comunicação e na promoção dos produtos, afeta a possibilidade de avanço no seu negócio e ressalta: “Sem buscar uma avaliação concreta de possíveis clientes para venda, uma franquia mal sucedida pode frear o aumento de lucro e de produção”.

Fábio aconselha ignorar de forma inteligente os medos que afetam todos os tipos de empresários, ou seja, permitir-lhes arriscar mas de forma precisa, compreendendo todos os cenários possíveis e tendo claro onde se quer chegar, quais caminhos percorrer e como irá conseguir alcançá-lo. Partindo disso, é fundamental contar com o olhar aprofundado, exclusivo aos especialistas do ramo, que pode trazer longevidade, aumento de lucro, melhor qualidade e redução brusca dos custos, para sua empresa. Conseguindo assim, progredir e atingir o sucesso do negócio. 

Sobre Fábio Constantino:

Conselheiro consultivo, com passagens por UNESCO, Banco Bradesco, CAIXA Econômica Federal, Câmara dos Deputados e Blue Angels Investimentos, Fábio teve seu maior case de sucesso pela Face Doctor Franchising.

Lá obteve um crescimento de 34 franquias para 150 no período de um ano, ganhou o Prêmio de Excelência da ABF por dois anos consecutivos, 2022/2023, teve um crescimento em faturamento de 1,4MM para 6,2 MM e reestruturou e implementou todo processo de gestão comercial e expansão. O economista também é responsável pela abertura de 650 agências bancárias, 2.000 lotéricas e 3.000 Correspondentes Bancários, além de ter comercializado e implantado mais de 2.000 franquias a nível nacional.

Sobre a Bumbos Sales & Services:

Outsourcing comercial, é especializada em expansão de negócios, aumento de receita e qualidade através do comércio de franquias. Hoje, se destaca no mercado como uma das principais empresas do segmento.

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