Associação Caatinga promove teatro de fantoches em instituições sociais de Fortaleza nesta quinta-feira
Ainda em referência ao Dia Nacional da Caatinga, comemorado em 28 de abril, a Associação Caatinga irá promover apresentações de teatro de fantoches nesta quinta-feira, 09. A primeira apresentação ocorre às 9h, na Associação Pestalozzi, e a segunda no Instituto Além dos Olhos, às 17h. Essas instituições foram escolhidas pelo público em pesquisa aberta nas redes sociais da Associação Caatinga.
“O objetivo do teatro é criar um vínculo afetivo entre as crianças e o meio ambiente, especialmente o bioma Caatinga”, explica Cássia Pascoal, Coordenadora de Relacionamento Comunitário e Educação Ambiental da AC. Essa ação integra o projeto No Clima da Caatinga (NCC), realizado pela Associação Caatinga e patrocinado pela Petrobras por meio do Programa Petrobras Socioambiental.
No teatro de fantoches, quatro personagens representando o tatu-bola, a onça-parda, o agricultor e uma criança são utilizados como ferramentas lúdicas e atrativas para conversar com as crianças sobre a floresta da Caatinga. Nessa história, a personagem principal é a Jurema, que veio passear na “cidade grande”. A Jurema conversa com a onça-parda, que está triste porque percebeu que, em Fortaleza, poucas pessoas conhecem a Caatinga e sua biodiversidade. Dito isso, o objetivo da história é apresentar a Caatinga de maneira simples e divertida.
Após a fábula, aparece o “Tatutinga”, mascote do projeto No Clima da Caatinga, para abraçar e interagir com as crianças. “Nossa intenção é criar uma memória afetiva no público com essa interação real e palpável com os elementos da Caatinga que, por vezes, estão distantes do contexto das pessoas no meio urbano”, destaca Cássia Pascoal.
Sobre a Associação Caatinga
A Associação Caatinga é uma organização da sociedade civil, sem fins lucrativos, cuja missão é conservar a Caatinga, difundir suas riquezas e inspirar as pessoas a cuidar da natureza. Desde 1998, atua na proteção da Caatinga e no fomento ao desenvolvimento local sustentável, incrementando a resiliência de comunidades rurais à semiaridez e aos efeitos do aquecimento global.
Serviço
Teatro de fantoches
9h: Associação Pestalozzi (R. Barão de Aracati, 696 – Meireles, Fortaleza)
17h: Instituto Além dos Olhos (R. Jorn. Antônio Pontes Tavares – Cajazeiras, Fortaleza)