Atenção para os riscos de lesões ortopédicas durante o Carnaval
O Carnaval, conhecido por sua atmosfera festiva e animada, traz consigo a promessa de diversão, dança e celebração. Contudo, é importante destacar a necessidade de atenção especial para prevenir entorses, contusões e lesões ligamentares no joelho e tornozelo que acabam sendo bem frequentes durante esse período do ano, como explica o presidente da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), Dr. Leonardo Rocha Drumond. “O uso de calçados inadequados, danças vigorosas e, por vezes, em terrenos irregulares, excesso de esforço físico e a agitação das multidões também são fatores que podem levar a lesões no tornozelo, joelho e outras articulações”, salienta.
E para evitar lesões e fraturas, o ortopedista recomenda algumas precauções. “Recomendamos que o folião opte, inicialmente, por um calçado adequado, que vai ser aquele que tem uma melhor absorção de impactos e mais confortável. Nesses casos, sugerimos o uso de tênis. Mulheres, nada de utilizar saltos altos”, frisa.
Em caso de lesões, o médico explica que o folião deve procurar imediatamente por atendimento médico. “É importante que a pessoa busque um posto médico para avaliar o caso de forma imediata para evitar complicações e possíveis sequelas”, destaca o Dr. Leonardo Rocha Drumond.
Dicas de Prevenção:
Opte por calçados confortáveis e apropriados para a ocasião. Evite saltos altos e dê preferência a sapatos que ofereçam suporte adequado aos pés.
Esteja atento aos limites do seu corpo. Evite movimentos bruscos e respeite os sinais de fadiga. Descanse sempre que necessário.
Em caso de torção leve, é fundamental permitir que a articulação descanse. Evite colocar peso sobre a área afetada e a aplicação de compressas de gelo nas primeiras 24 horas ajuda a reduzir o inchaço e aliviar a dor.
Elevar a perna lesionada ajuda a diminuir o inchaço. Use travesseiros ou almofadas para apoiar a área afetada.