Cimento Apodi apresenta painel sobre transição energética no PROENERGIA 2022
Na ocasião, o público conheceu mais detalhes sobre o processo de autogeração de energia da Apodi que usa a tecnologia “Waste Heat Recovey”, para transformar os gases que seriam lançados na natureza em energia elétrica. Com esses gases, a Apodi gera 5 megawatts (MW) médios de energia, que garantem de 25% a 30% do consumo da cimenteira em Quixeré. Além do uso de Inteligência Artificial na operação dos equipamentos, com foco na redução do consumo especifico de energia elétrica.
Outro fator focado em sustentabilidade e, exemplo de boas práticas apresentado aos convidados do evento pela Companhia, foi a utilização de combustíveis alternativos em todo o sistema, para substituição dos combustíveis fosseis tradicionais. Produtos como pneus picados, biomassas, restos de borrachas, solventes e lodos são misturados para produção de combustível para fabricação de cimento, com redução de 20% no percentual de consumo térmico de energia, podendo chegar a valores superiores.
Em 2019, numa importante ação de responsabilidade social e sustentabilidade frente ao maior desastre ecológico que o Brasil enfrentou, a Cimento Apodi recebeu 18,4 toneladas de óleo coletadas pela Superintendência Estadual do Meio Ambiente do Ceará (Semace) nas praias e transformadas em combustível alternativo para fabricação de cimento.
Saiba mais
O PROENERGIA SUMMIT 2022, realizado pelo Sindicato das Indústrias de Energia e de Serviços do Setor Elétrico do Estado do Ceará (SINDIENERGIA-CE) em parceria com a FIEC e o SEBRAE, teve sua quarta edição realizada nos dias 21 e 22 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, abordando temas fundamentais para a continuidade do crescimento do setor de Energia no Brasil – com foco na geração de negócios, oportunidades e desafios do setor de energia.
Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia. Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui um parque industrial de 3.000ha de área em Quixeré, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.
A Companhia conta ainda com duas centrais de concreto, um laboratório de tecnologia de concreto e nove Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.