Cimento Apodi desenvolve programa de idioma para colaboradores inspirado em corrida automobilística
A Cimento Apodi, uma das companhias de cimento mais modernas e sustentáveis do Brasil, está acelerando o desenvolvimento de seus colaboradores por meio do programa de idiomas “English Race”. Inspirado em uma corrida de carro, o curso promove uma experiência imersiva e gamificada no aprendizado de inglês, fortalecendo o desenvolvimento com uma metodologia lúdica e divertida.
Neste ciclo, os alunos irão participar de um evento de conclusão do curso nesta quarta-feira (18). Será realizada uma emocionante competição de kart, onde os colaboradores e suas equipes participarão do último “PIT STOP” da jornada.
As aulas desse ciclo foram iniciadas em junho de 2023. “Em apenas um ano, mais de 44% dos colaboradores progrediram consideravelmente a proficiência no inglês, um resultado 50% maior que o ciclo anterior”, destaca Luciane Mello, gerente executiva de DHO e Sustentabilidade da Apodi. “Um indicador de capacitação técnica como esse é essencial para a Cimento Apodi, que conta com o Grupo Titan, uma empresa grega presente em mais de 15 países, como acionista”, complementa.
O Programa de Idiomas está conectado ao ODS nº 4 da ONU (Objetivo de Desenvolvimento Sustentável), que trata da educação de qualidade. “Queremos promover mais educação e inclusão. Saímos de 2% para 23% de um público que “não precisa” do inglês para executar suas funções dentro da Apodi, mas foram contemplados por considerarmos que as oportunidades devem ser compartilhadas para todos. Defendemos e incentivamos o crescimento pessoal e profissional dos nossos funcionários. E, enquanto empresa, estamos dando ferramentas, independentemente do nível do cargo, para que eles cheguem aonde quiserem”, frisa Luciane Mello.
Trimestralmente, os colaboradores participaram de “PIT Stops”, onde o aprendizado foi conectado a temas como Responsabilidade Social. Em uma dessas ações, uma gincana de arrecadação para instituições parceiras, como Edisca, Iprede, Menina Olímpica e Escola José Joaquim em Quixeré, resultou na arrecadação de mais de 80 itens de higiene, 60 kg de alimentos e 60 livros didáticos doados. Além disso, os times precisavam construir uma apresentação em inglês sobre a história, missão e atuação da instituição que tinham visitado para os demais colegas. Uma prática que reforça o desenvolvimento no idioma, a interação entre os colaboradores e, para além disso, a disseminação do papel ESG dentro da companhia.
Para manter o espírito de competição saudável, a empresa divulgou mensalmente o ranking TOP 10, destacando os 10 colaboradores que mais cumpriram as metas de estudo dentro e fora da plataforma de educação. “A metodologia que construímos para o ‘English Race’ não só contribui para a capacitação na língua inglesa, que sem dúvidas é uma competência técnica relevante, mas também fortalece a nossa cultura Organizacional por meio do protagonismo, disciplina e senso de pertencimento. O compromisso contínuo com o autodesenvolvimento potencializa a carreira das nossas pessoas, mas também reforça a sustentabilidade do nosso negócio”, conclui Luciane Mello.
Sobre a Cimento Apodi
Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia.
Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui duas unidades industriais – sendo um parque industrial de três mil hectares de área em Quixeré/CE, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém/CE. Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.
A Companhia conta ainda com quatro centrais de concreto, três laboratórios (sendo um de serviços técnicos e dois de cimento), um centro tecnológico (Apodi Expert) e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite à empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.