Cimento Apodi utiliza a carnaúba para geração de biomassa sustentável no Ceará

A Cimento Apodi desenvolve, em Jaguaruana (CE), município vizinho à sua fábrica em Quixeré, um modelo de negócios inovador que transforma os talos da carnaúba em biomassa, reforçando o compromisso da empresa com a sustentabilidade e a valorização da economia regional. A iniciativa, que começou em 2018, aproveita resíduos (palha) da tradicional safra da carnaúba, atividade de grande relevância no Nordeste, especialmente no Ceará, Piauí e Rio Grande do Norte, e os converte em fonte de energia renovável.

No Nordeste, o clima é marcado por dois períodos distintos: o chuvoso, de fevereiro a maio, e o seco, de agosto a novembro, quando ocorre a safra da carnaúba. É justamente neste período de estiagem que o projeto se torna mais viável, já que a trituração dos talos pode ser realizada com maior eficiência, gerando uma alternativa concreta de renda complementar para pequenos produtores locais.

Além de representar uma solução ambientalmente responsável, a produção de biomassa contribui para a inclusão social, ao criar novas oportunidades de trabalho e fortalecer a cadeia produtiva da carnaúba em diferentes territórios.

“A produção de biomassa surge como uma alternativa inovadora, oferecendo oportunidades de renda complementar para produtores rurais, especialmente durante o período de estiagem. Além de gerar valor econômico, o projeto promove o aproveitamento integral da planta e fortalece a cadeia produtiva da carnaúba”, destaca Cybelle Borges, coordenadora de Sustentabilidade e ESG da Apodi.

Para ampliar os benefícios, a Cimento Apodi também oferece assistência técnica e treinamentos aos produtores e às equipes envolvidas no processo, abordando áreas fundamentais para a gestão eficiente do negócio rural. 

“Esse modelo de negócios representa o compromisso da Cimento Apodi em desenvolver soluções que unam inovação, sustentabilidade e impacto social. Nosso objetivo é seguir ampliando iniciativas que fortaleçam a economia local, respeitem o meio ambiente e contribuam para um futuro mais sustentável para toda a região”, finaliza Cybelle Borges. 

Sobre a Cimento Apodi

Idealizada no ano de 2008, a Cimento Apodi é uma joint venture multinacional formada pela participação societária da família Dias Branco e do Grupo Titan, produtor de cimento e materiais de construção, que tem mais de 110 anos de experiência na área industrial, com sede na Grécia.

Presente de forma estratégica no Norte e Nordeste do país, a Cimento Apodi possui duas unidades industriais – sendo um parque industrial de três mil hectares de área em Quixeré/CE, mesorregião do Vale do Jaguaribe, e uma moagem de processamento no Complexo Industrial e Portuário do Pecém/CE.

Juntas, as duas unidades têm capacidade para produzir mais de dois milhões de toneladas de cimento ao ano.

A Companhia conta ainda com quatro centrais de concreto, três laboratórios (sendo um de serviços técnicos e dois de cimento), um centro tecnológico (Apodi Expert) e dez Centros de Distribuição posicionados de forma estratégica nas diferentes regiões do país para melhor atender seus clientes. A companhia produz com alto rigor de qualidade uma ampla linha de produtos, o que permite a empresa atender às diferentes necessidades do mercado da construção civil brasileira, com eficiência e responsabilidade socioambiental.

Compartilhe nas redes sociais!