Cinco conselhos fundamentais para quem deseja empreender na área da beleza

Com mais de 2 milhões de profissionais formados em cursos de beleza, empresário lista conselhos de ouro para quem quer se profissionalizar e empreender no ramo

Abrir o próprio negócio e ter a flexibilidade de trabalhar para si mesmo tem conquistado os brasileiros, isso porque em 2022, aproximadamente 7,2 mil novas empresas foram criadas por dia. Nesta crescente do empreendedorismo, segundo a Associação Brasileira de Franchising (ABF), entre os segmentos de franquias que mais cresceram no último ano, as redes de beleza e estética despontam e ocupam o segundo lugar no ranking da ABF, registrando um cenário de oportunidades para quem deseja empreender na área.

O setor de beleza apresenta duas frentes de atuação para os profissionais de diversas áreas, como barbeiro — cuja profissão é celebrada todos os anos no mês de setembro —, cabeleireiro, manicure e maquiadoras: trabalho CLT em salões e clínicas de estética, ou empreendedorismo. Roy Khoury, CEO do Instituto Embelleze, rede de escolas que já formou mais de dois milhões de alunos em cursos profissionalizantes na área de beleza, explica que estas possibilidades são importantes para contemplar todos os públicos. “Os perfis de quem busca empreender ou trabalhar CLT na área de beleza são bem distintos, afinal, cada uma das duas formas de atuação apresentam diferentes desafios e oportunidades que devem ser levados em conta na hora de fazer esta escolha”, afirma Khoury.

Para aqueles que desejam empreender e abrir o próprio negócio na área de beleza, o empresário destaca 5 conselhos de ouro para colocar em prática:

1 – Estude sempre

“O estudo é a porta de entrada para qualquer profissão, seja ela exercida em CLT ou PJ. A prática do dia a dia é muito importante, mas a teoria aprofundada também tem seu papel na formação de profissionais qualificados que se destacam no mercado e conquistam clientes”, ressalta Khoury. Para quem precisa conciliar o estudo ao trabalho e tem a necessidade de uma formação rápida e com foco no mercado, os cursos profissionalizantes na área de beleza são opções práticas e que cabem no bolso.

2 – Decida entre abrir uma franquia ou começar uma marca própria

Quando chegar a hora de abrir a empresa, estas duas opções devem ser analisadas com cuidado. Optar por uma franquia na área de beleza garante que o empreendedor entre no mercado com uma marca conhecida e estrutura e modelo de negócio já consolidados. Por outro lado, iniciar uma marca própria permite criar sua ideia de negócio do zero, com mais liberdade.

3 – Acompanhar as tendências do mercado

As redes sociais impactam todas as esferas da vida em sociedade, e o setor de beleza não fica de fora, basta algum conteúdo viralizar e surgem novas tendências que vão chegar até o seu salão de beleza em forma de pedidos das clientes. A técnica de Brow Lamination, por exemplo, foi uma tendência que explodiu no último ano e segue em alta para profissionais de micropigmentação. Acompanhar essas mudanças é essencial para atender bem e suprir as demandas dos clientes.

4 – Entender quando é hora de delegar

A empresa cresceu? Então estude o momento exato para contratar colaboradores que serão um apoio fundamental. Não dar conta de tudo sozinho pode ser um bom sinal no empreendedorismo, indicando o crescimento da sua marca.

5 – Invista nos melhores produtos, afinal, eles serão aplicados diretamente nos seus clientes

Garantir os melhores fornecedores, com produtos de qualidade e renome no mercado fazem parte dos atributos do bom empreendedor de beleza. Atender os clientes oferecendo uma experiência segura e com resultado de excelência são requisitos para que eles voltem. Não deixe que seu trabalho e as horas de estudo para se tornar um profissional de ponta sejam prejudicados por produtos que deixam a desejar.

Sobre o Instituto Embelleze

Considerada a maior rede de escolas profissionalizantes na área da beleza da América Latina, o Instituto Embelleze foi fundado em 1998 para qualificar e certificar profissionais que buscam extrair o melhor do mundo da beleza e inspirar as pessoas ao seu redor. Desde então, a marca já formou mais de 2 milhões de profissionais e tem mais de 150 mil alunos inscritos em cursos de suas unidades, que estão presentes em 99% dos estados brasileiros e não param de crescer.

Compartilhe nas redes sociais!