Compass UOL converte pedaladas em NFTs em novo App
Hoje, o Brasil tem cerca de 40 milhões de bicicletas, segundo levantamento da Bicycle Guider. Mas apenas 7% dos brasileiros – menos de 15 milhões de pessoas – usam a bike como meio de transporte principal, de acordo com estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea). Para incentivar o uso das bikes em atividades cotidianas, a Compass UOL – empresa especializada em soluções tecnológicas ao mercado corporativo – criou o aplicativo Cryptobike, que recompensa o uso da bicicleta com quatro NFTs diferentes que são conquistadas de acordo com a quilometragem percorrida.
Com download gratuito e disponível para todo o mundo, o app contabiliza a quilometragem percorrida pelo usuário e a transforma nas NFTs – bens virtuais exclusivos com certificado digital de propriedade, que celebram cada bioma do meio ambiente. O percurso completo foi batizado “Tour de Terre”.
“Diferente do Tour de France – que nos serviu de inspiração -, no Tour de Terre não há limites de território. Qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, seja no asfalto, na ciclovia ou nos pontos mais remotos de chão batido, está convidada a trocar os meios de transporte poluentes pela bicicleta e pedalar pelo planeta. No final das contas, conectamos tecnologias estado-da-arte para gerar NFTs que são excelentes recompensas para o importante gesto de contribuir com a sustentabilidade”, afirma Alexis Rockenbach, CEO da Compass UOL.
Os NFTs revolucionaram o mercado da arte digital e o impacto negativo ao meio ambiente em razão de seu significativo gasto de energia ainda é infinitamente menos poluente do que o causado pelos automóveis. Ao substituir carros nas ruas por ‘Tokens Não-Fungíveis’, o NFT vira prêmio para o usuário que pedalar cada vez mais e chama a atenção da sociedade e do mercado à necessidade de alternativas menos poluentes.
Para concluir a Tour de Terre, o ciclista precisa percorrer 3.328 quilômetros, divididos em quatro etapas. Ao completar os 166 primeiros quilômetros, o usuário ganha o NFT que representa a flora. Com 333 quilômetros, conquista-se o NFT das rochas. A penúltima etapa é a do NFT das geleiras: para alcançá-la, é preciso pedalar por 998 quilômetros. A quarta e última fase do tour faz referência aos corais e oceanos.
A ação tem assinatura da GUT São Paulo, agência global independente, e tem o objetivo de posicionar a Compass UOL como uma companhia geradora de tecnologias disruptivas.
‘’Além de apresentar uma alternativa sustentável para o problema global das NFTs, a Compass UOL, uma global tech partner focada em inovação, quer abrir a conversa sobre o assunto e estimular mercados a ampliarem seu olhar para o futuro das NFTs, cryptomoedas e como isso se relaciona com o meio ambiente’’, explica Murilo Melo, ECD da GUT São Paulo.
O app já está disponível para os sistemas operacionais Android e IOS. Após o download de app Cryptobike by compass, será necessário fazer uma sincronização de dados com a plataforma Strava, que fornecerá todos os detalhes de cada pedalada, como inclinação, tempo, distância e calorias.
Sobre a GUT São Paulo
A GUT é mais que uma agência de publicidade. É um espaço que respira criatividade, inovação e vontade de se comunicar com propósito. Fundada em 2019 pelos publicitários Anselmo Ramos e Gaston Bigio, a GUT é focada na criação e execução de campanhas arrojadas, com forte potencial de viralizar e gerar conversas. Dentre seus principais clientes estão Porto Seguro, Mercado Livre, Mercado Pago, Skol, Nestlé, Quinto Andar, entre muitos outros.
Ficha Técnica
AGÊNCIA: GUT São Paulo
Anunciante: Compass UOL
Título: Tour de Terre
Território: Brasil e Estados Unidos
ECD: Bruno Brux, Murilo Melo
Creative Directors: Rainor Marinho, Murilo Santos, Juliana Utsch, Sofia Calvit
Creatives: Rafael Kaminart, Wally Oliveira
Social Creative: Carol Ribeiro
Managing Director: Valéria Barone
Head Account: Alessandra Visintainer
Group Account Director: Dolores de Pauli
Account Executive: Giovanni Napoli, Milena Cruz
Head of Strategy: Amanda Agostini
Planning Director: César Villas Bôas
Strategist: Isabela Katayama
Head of Content: Patrícia Moura
Content Strategy Manager: Deyse Albiach
Community and Influencer Manager: Aline Louise Luciano
Head of Operations: Mariane Goebel
Head of Production: Julia Ramos
Production Manager: Thais Schroder
Producer: João Pedro Alfonso
Co – Head of Media & Effectiveness: Douglas Silveira
Senior Media Manager: Paola Bastos
Media Supervisor: Caio Melo
Media Coordinator: Wess Santos
Produtora de Áudio: Carbono Sound Lab
Produtor Musical / Trilha: Zé Godoy
PRODUTORA DE IMAGEM: Estúdio Mol
Direção: Jonny Zeller
Produção Executiva: Galileo Giglio, Joaquim Carriço
Direção de fotografia: Jonathan Grimault
Produção: Ilona Rzepecki, Delphine Baril, Talita Mattos, Pedro Borelli
Produção de Locação: Maxime Paindestre
Elenco: Dan Gooch, Lou Marche
Atendimento: Bia Medina