CSP realiza Encontro de Lideranças 2022 para apresentação dos resultados alcançados
Na última terça-feira, dia 20 de dezembro, a Companhia Siderúrgica do Pecém (CSP) reuniu cerca de 80 lideranças de São Gonçalo do Amarante e Caucaia parceiras dos diversos programas e ações sociais desenvolvidos pela siderúrgica, para apresentar os resultados dos projetos de 2022.
O evento foi realizado na sede da Escola de Ensino Fundamental (EEF) Maria do Socorro Gouveia, teve como tema principal a “Superação” e contou com a presença das comunidades vizinhas à usina, da sociedade civil e poder público, contemplando as áreas do Pecém, Parada, Acende Candeia, Bolso, Paul/Varjota, Caraúbas e Matões, entre outras. Esse é o oitavo Encontro de Lideranças realizado pela CSP, que tem reunido representantes da região com o objetivo de compartilhar os resultados alcançados em conjunto, estimulando o processo de organização e fortalecimento da comunidade.
Aonde você quer chegar? Qual o seu Everest?
Essas foram algumas das perguntas feitas por Rosier Alexandre, que ministrou a palestra magna do evento. Ele traz em seu currículo experiências como consultor organizacional e montanhista cearense, o primeiro do Norte e Nordeste brasileiro a escalar a mais alta montanha do mundo, o Everest. Além da palestra e da apresentação dos resultados da CSP, foi realizada uma dinâmica coletiva que convidou os participantes a fazer uma análise da jornada que se inicia com o ano que se aproxima.
A cada encontro, as lideranças são motivadas a avaliar o trabalho que foi realizado e a olhar para o futuro e ver tudo o que é possível melhorar. Ricardo Parente, Gerente Geral de Relações Institucionais, Comunicação e Relações com a Comunidade, ressaltou: “Tenho uma grande satisfação em poder estar aqui com todos vocês e poder fortalecer o diálogo entre a sociedade civil, poder público, empresas e as lideranças. Esse momento também é importante para podermos reconhecer as pessoas que dedicam horas do seu dia para formar essas lideranças. Eu gosto sempre de falar a frase: sozinho nós vamos mais rápido, juntos nós vamos mais longe. Nosso objetivo é dar conhecimento, estamos aqui para ajudar e orientar todos vocês”.
“Saímos de um momento de pandemia e nós conseguimos fortalecer novamente os nossos vínculos e isso é muito gratificante. Desde 2014 até 2022, nós conseguimos envolver quase 6 mil pessoas nas reuniões comunitárias e recebemos mais de 3 mil pessoas na CSP. Hoje nós queremos celebrar todas essas conquistas, incluindo o porta a porta realizado, que são as visitas feitas pela nossa equipe dentro das comunidades. Esse momento é importante não somente para apresentarmos o que este trabalho em conjunto proporcionou, mas também entendermos como a participação de todos é fundamental”, destacou Cristiane Peres, gerente de Relações com Comunidades da CSP, área responsável por todos os projetos que envolvem as comunidades.
Avaliações e resultados
Francileide da Cunha Silva, gestora da Associação Pecém Eu Te Amo, comentou: “A CSP entrou na vida da Associação, que já tem 25 anos, em um momento muito necessário. Nós estávamos sem direção, sem alguém que nos orientasse. Eu tenho pouco tempo à frente da gestão, mas estou aprendendo muito e percebo a siderúrgica como uma parceira que quer muito nos ver crescer, ela chegou trazendo luz em um momento bem difícil que foi a pandemia. Nós trabalhamos com artesãos, idosos, temos um de 92 anos, inclusive. E durante o auge da pandemia nós continuamos o trabalho tomando todos os cuidados e graças a Deus não perdemos ninguém pra essa doença. Hoje nós temos empreendedores que ganham o dinheirinho deles graças ao que aprenderam na Associação em projetos apoiados pela CSP”.
Já Daniel Rocha, do Instituto Cumbuco Bom de Bola, falou: “Antigamente nós éramos conhecidos como ‘Bom de Bola e Bom na Escola”, mas o nome mudou. O Instituto foi uma iniciativa da CSP, com a parceria da Colônia dos Pescadores no programa Ideia da Gente e ao longo desse tempo a Colônia procurou algumas lideranças para dar apoio para oficializar a criação da instituição. Juridicamente nós temos 4 anos de existência, mas no total as ações realizadas já são realizadas há 7 anos. O projeto trabalha com esporte e educação ambiental e as trocas de conhecimentos com a CSP com o nosso a gente foi muito importante para o amadurecimento de todos. Se for definir em uma palavra, eu defino como gratidão. Ganham as duas partes e aprendemos juntos”.