Em alusão ao Dia Mundial da Tuberculose, Estácio Ceará realiza ação de prevenção nesta sexta-feira (24)

Nesta sexta-feira (24) é comemorado o Dia Mundial de Combate à Tuberculose e o Centro Universitário Estácio do Ceará (Unidade Parangaba), realiza a partir das 7h40, ação gratuita de conscientização sobre os principais sintomas da doença. Durante a programação, os estudantes do curso de Farmácia irão explanar sobre os riscos, prevenção, tratamento e diagnóstico.

A farmacêutica e docente da Estácio Ceará, Cybelle Medeiros Linard, explica que  segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil está entre os 30 países prioritários no combate à doença. “O Brasil está na lista dos países que possuem as mais altas cargas de tuberculose e de coinfecção. Nosso objetivo é fazer com que as pessoas tenham em mente que é preciso ficar alerta caso os sintomas relativos à doença persistam”, disse.

SINAIS
Sintomas como tosse por mais de 3 semanas, suor noturno, perda de apetite, febre no final do dia e perda de peso, podem ser tuberculose. Se apresentar estes sintomas, o paciente deve procurar a UBS mais próxima.

CAUSA
A Tuberculose é uma doença infecciosa que afeta principalmente os pulmões e, se não tratada corretamente, pode apresentar sequelas extra-pulmonares, como doença no fígado, tuberculose óssea, tuberculose cerebral, tuberculose urinária, entre outras.

A data de luta contra a doença foi estabelecida em 1982, pela Organização Mundial de Saúde (OMS), em alusão ao dia do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, o Mycobacterium tuberculosis ou bacilo de Koch, pelo médico alemão Robert Koch, em 24 de março de 1882.

Compartilhe nas redes sociais!