Especialista em Medicina Veterinária dá dicas de como amenizar o impacto do barulho de trovões na audição de cães e gatos

A chegada da quadra chuvosa pode ser mais um momento de muita angústia e desconforto para cães, gatos, e consequentemente, para seus tutores. Isso porque, com as chuvas, aumenta a incidência de raios e trovões que assustam os animais. De acordo com Alison Silveira, coordenador do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Fametro (Unifametro), o barulho dos trovões, a depender da intensidade, pode até afetar a audição dos cachorros. O especialista dá dicas de como amenizar o impacto. 

Alison explica que a incidência de trovões deve ser um fator de atenção para os tutores, assim como os fogos, porque os cães e gatos têm a frequência da faixa auditiva maior que a humana, o que torna a audição deles muito sensível. “A audição de um cão, por exemplo, é cerca de 4x mais sensível que a de um humano adulto”, explica o veterinário.

De acordo com o especialista, não existem técnicas que surtam efeito direto para amenizar o impacto sonoro. Entretanto, o veterinário indica o uso de protetores auriculares com abafadores de ruídos, baseados nos moldes utilizados por humanos, que podem auxiliar na redução do barulho gerado e dar mais conforto aos animais.

Nesses casos, o ideal  é recorrer a alternativas para tranquilizar os animais, como o manejo adequado deles. “Manter um ambiente confortável e acolhedor ao animal, preferencialmente, com a companhia do tutor. A outra, para animais mais sensíveis ou suscetíveis a estresse (estressoceptivos) é a utilização de recursos medicamentosos para redução da ansiedade e promoção da tranquilização. As opções variam desde essências florais até medicamentos controlados”, indicou. 

O coordenador reforça que, em todas as situações, é sempre indicada a orientação do médico veterinário para avaliação e prescrição correta do tratamento. 

Compartilhe nas redes sociais!