Especialistas falam sobre a importância de desmistificar o hospital psiquiátrico
A estigmatização tanto das doenças mentais como das formas de tratamentos desses transtornos persiste ao longo dos anos na sociedade, fazendo com que ainda existam muitos mitos e preconceitos. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil tem a maior prevalência de pessoas com transtornos de ansiedade do planeta, com uma média de 9,3% da população. Em 2019, a OMS informou que 23 milhões de brasileiros apresentavam sintomas de transtornos mentais e 5 milhões sofriam com doenças mentais graves.
A médica psiquiatra, Dra. Ticiana Macedo, explica que, em alguns casos de transtornos graves, é fundamental para a qualidade do tratamento do paciente ter o suporte de uma equipe multidisciplinar como a de um hospital psiquiátrico.
“Ter o auxílio de uma estrutura adequada com uma abordagem humanizada faz toda a diferença e contribui com a melhora no quadro do paciente. Precisa-se entender que a indicação de uma internação atende a critérios técnicos baseados no parecer médico que depende da situação de cada paciente, por exemplo, quando coloca a vida do próprio paciente em risco. É importante compreender que é terapêutico e que ajuda o paciente”, afirma.
Atendimento humanizado
Atualmente, diversos hospitais e clínicas oferecem tratamentos adequados com práticas modernas como o Nosso Lar Hospital que, há 55 anos, é referência no atendimento em saúde mental, oferecendo equipe de profissionais qualificados e estrutura para tratamento de transtornos mentais, além de tratamentos ambulatoriais para os mais diversos distúrbios, consultas e internamentos.
De acordo com Aleks Mesquita, presidente do Grupo Nosso Lar, a falta de conhecimento nutre o preconceito e os estigmas sobre os hospitais psiquiátricos. “Os transtornos mentais precisam ser compreendidos e percebidos como doenças, assim como as dores físicas. Todo mundo fala naturalmente que vai ao cardiologista ou ao dentista, por exemplo, mas não comenta a ida ao psiquiatra ou até mesmo não recebe apoio para procurar pelo tratamento seja psiquiátrico ou psicológico”, declara.
O presidente acrescenta ainda que “ao ajudar a transformar a visão errada sobre a saúde mental e suas formas de tratamento como do hospital psiquiátrico, podemos criar uma sociedade mais acolhedora e tornar mais fácil para as pessoas buscar a ajuda de que precisam sem medo ou vergonha”.
Com o atendimento de uma equipe multiprofissional, os pacientes do Nosso Lar Hospital são acolhidos e tratados de forma humanizada e integral para uma melhor organização de seu cotidiano, resgatando experiências vividas e fortalecendo-os para enfrentar os desafios que a vida impõe. “Nós cuidamos do paciente e dos familiares de forma integrada, respeitando o direito dos pacientes, de portas abertas para acolher com respeito e dignidade quem precisa de ajuda com total acesso às informações e acompanhamento do tratamento”, diz.
Os pacientes possuem seus direitos assegurados e a garantia de um tratamento com internação psiquiátrica multidisciplinar adequada e humanizado, conforme a Lei de proteção e o direito das pessoas portadoras de transtornos mentais (10.216/2001).
Live Desmistificando o Hospital Psiquiátrico
Com o objetivo de ampliar o conhecimento sobre temas relacionados à saúde mental, o Nosso Lar Academy, núcleo de educação do Grupo Nosso Lar, realiza nesta quinta-feira (20) uma live com o tema “Desmistificando o Hospital Psiquiátrico”. O debate será mediado por Cris Buhamra, coordenadora do Nosso Lar Academy, e terá a participação de Aleks Mesquita, presidente do Grupo Nosso Lar, e da Dra. Ticiana Macedo, médica psiquiatra e diretora geral do Nosso Lar Hospital. A live ficará disponível na rede social.
Serviço
Live “Desmistificando o hospital psiquiátrico”
Data: 20/04 às 12h
Transmissão: Instagram @nossolarhospital