Fundação Santa Terezinha realiza Festival Infantil de Cinema em escolas públicas de Senador Pompeu

Em comemoração ao mês das Crianças, Felipe Nascimento e a Fundação Santa Terezinha realizam em Senador Pompeu, de 23 a 25 de outubro um Festival de curtas-metragens nacionais voltados para o público infantil, com faixa etária de 5 a 12 anos. Intitulada “Filmin – Festival Infantil de Cinema”, o evento acontece de forma contínua com 8 exibições, contemplando quatro escolas públicas do município de Senador Pompeu.

Além disso, o Festival também realizará duas exibições abertas ao público na sede Fundação Santa Terezinha e no Distrito Senhor do Bonfim, Km 20, em Senador Pompeu.

As exibições acontecerão de forma gratuita, nas escolas públicas: Escola Padre Odilo Lopes Galvão, EEIEF Eliseu Beco Filho, EEIEF Cônego Januário da Cunha Barbosa e EEF Geraldo Gonçalves do Nascimento Júnior, com distribuição de pipoca, para dar aquele clima de cinema já que não estaremos numa sala de projeção. O Festival é voltado para todos os públicos com foco na infância. E nas escolas, após as exibições dos filmes, haverá debate sobre os curtas exibidos.

O “Filmin – Festival Infantil de Cinema” busca contribuir com a diversão e a reflexão da criança por meio do audiovisual, oferecendo conteúdos que dialogam com as diversas infâncias do Brasil e do mundo, inclusive com filmes acessíveis (audiodescrição) e, busca fomentar, de forma lúdica, o exercício da criatividade, despertando os fazeres artísticos voltados para o audiovisual.

Os filmes selecionados são: Sebastiana direção de Cláudio Martins, Tempo Trem direção de Roberta Filizola e Guilherme C. Juzé direção Raquel Garcia, Arbol: 2001 e Todo Mundo Tem um Anjo com direção de Neil Armstrong.

A curadoria do Filmin será de Cláudio Martins, criador de estórias e animador. Residiu e estudou em Los Angeles, Story/Production na American Animation Institute e ToonBoom Camp na Nicklodean. Escreveu e produziu o curta adulto de animação “The Hidden” para o renomado Centro Cultural Beyond Baroque (LA). A convite da UNICEF, escreveu e dirigiu os primeiros curtas de animação para o Afeganistão e Guinea Equatorial, ambos com protagonistas femininas. De volta ao Brasil, criou e dirigiu o curta de animação “Sebastiana”, ganhador do edital nacional da Ancine, selecionado em 33 festivais internacionais e ganhador do Cine Ceará, única animação premiada até hoje. Supervisionou a série infantil ImaginaC, foi roteirista e co-diretor do curta de animação “Juzé” (2023), contemplado no edital de Cinema e Vídeo. Dirigiu e escreveu a minissérie animada “Sus Derechos” para a UNICEF África. Em breve, será supervisor de animação da série de animação “Tempo Trem” e “Petit”(2025). Atualmente dirige o longa de animação “A lenda de Keya” que criou para a trilogia “Civilizações perdidas”.

Idealizado pelo produtor cultural Felipe Nascimento, com co-realização da Fundação Santa Terezinha, tem o apoio da Veepnet e da Associação Comunitária do bairro Caracará e conta com o apoio cultural do Governo Federal – Ministério da Cultura, com recursos da lei complementar n° 195/2022 – Lei Paulo Gustavo, e da Prefeitura Municipal de Senador Pompeu por meio da Secretaria da Educação, Cultura e Desporto e do Departamento da Cultura.

Confira a programação completa

Dia 23/10

19h – Fundação Santa Terezinha

Dia 24/10

7h30 e 13h30 – Escola Padre Odilo Lopes Galvão

9h30 e 15h30 – EEIEF Eliseu Beco Filho

18h – Distrito Senhor do Bonfim, Km 20

Dia 25/10

7h30 e 13h30 – EEIEF Cônego Januário da Cunha Barbosa

9h30 e 15h30 – EEF Geraldo Gonçalves do Nascimento Júnior

Compartilhe nas redes sociais!