Governo do estado anuncia melhorias viárias e Internet 5G para o Complexo do Pecém
Como frutos do Pacto pelo Pecém, o Governo do estado do Ceará anunciou hoje, 09, pela manhã, no auditório do Porto do Pecém, a implantação de internet 5G pela Brisanet, a construção de uma rotatória de acesso ao portão 2 do Porto e o investimento de R$ 3,9 milhões para a construção de alças de acesso entre as CE-085 e a CE-155. As ações fazem parte do plano de ações imediatas definidas pela unidade gestora provisória do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), que conta com a participação da Assembleia Legislativa, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos. Outras ações estão previstas como imediatas, dentre elas a elaboração de um Plano Diretor Urbanístico do CIPP em alinhamento com os Planos Diretores de Caucaia e São Gonçalo do Amarante, a melhoria no transporte local, a ampliação da participação do Sine no recrutamento de estagiários e menores aprendizes e um estudo para a implantação do Hospital do Pecém, com unidades de queimados e traumatologia.
Segundo o Governador Elmano de Freitas, é fundamental que os novos investimentos que estão sendo feitos no Complexo Portuário do Pecém, a exemplo do Hub do Hidrogênio Verde e a instalação da Transnordestina, repercutam de forma positiva na vida das pessoas que residem no entorno da região, proporcionando mais igualdade social. “A compreensão da importância de se ter um Porto vem de muito tempo no Ceará e é por isso que seguiremos avançando. Nós temos que pensar no desenvolvimento do Porto, mas também em seu entorno e da população que ali vive. O Complexo é muito importante, mas mais importante são as pessoas que fazem o seu dia a dia. A joia que é o Porto do Pecém precisa ser muito bem cuidada por nós e aqui estamos anunciando obras estruturantes que são muito importantes neste sentido”.
Conforme o presidente do Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), Hugo Figueiredo, grande parte das ações elencadas como imediatas para o Complexo do Pecém já estão em andamento, a exemplo do Plano de Ocupação Urbanística da região, quer permitirá o crescimento do Complexo, mas sem descuidar do atendimento da população local, além de algumas ações viárias, que são complementares à duplicação da CE-155. “Temos também ações de conexão com o Porto para cargas de grandes volumes e de grandes pesos, além de outras iniciativas que estão em planejamento e que certamente a gente vai, com o apoio do Governador, anunciando à medida que elas estiverem maduras”, explica. Ele adianta que o Terminal da Transnordestina encontra-se agora na fase de financiamento e que as obras deverão ser concluídas até 2027.
De acordo com o secretário do Desenvolvimento Econômico, Salmito Filho, o bom diálogo entre todos os atores que fazem o Pacto pelo Pecém tem sido fundamental para o crescimento do Complexo. “Gostaria de parabenizar as pessoas que fazem o CIPP, as comunidades e as empresas pelo protagonismo neste mais importante passo dado pelo Complexo, como um bom exemplo para o Brasil com muito diálogo, construindo e repactuando. Para cuidar das pessoas é preciso da sensibilidade social e também das empresas, construindo oportunidades de emprego e renda. Assim seguiremos, construindo um futuro que já chegou”, assegura.