Inec leva campanha Natal Sem Fome para a Feira do Zé, promovida pela Casa José de Alencar

O Instituto Nordeste Cidadania (Inec) estará presente, neste sábado (25), em mais uma edição da Feira do Zé, evento promovido pela Casa José de Alencar, equipamento cultural vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), que integra, na mesma programação, música, literatura, arte, gastronomia e outras diversas manifestações socioculturais. A 9ª edição da Feira do Zé será alusiva ao mês da Consciência Negra e contará com a participação especial  de parte dos expositores da Feira Negra de Fortaleza, coletivo de empreendedores negros que surgiu com o desejo de garantir visibilidade e mais espaços de efetivação do empreendedorismo negro, a valorização e a difusão da produção cultural das populações negras da cidade, propiciando a comercialização e o escoamento da produção desses indivíduos. 

Além dessas e de muitas outras atratividades, o evento também promoverá a solidariedade. O Inec fará uma atividade lúdica para conscientização das crianças presentes sobre segurança alimentar e fará arrecadação de alimentos não perecíveis para a campanha Natal Sem Fome, promovida nacionalmente pela ONG Ação da Cidadania e articulada em todo o Nordeste e nos nortes de Minas Gerais e Espírito Santo pelo Instituto. Qualquer pessoa que for visitar a Feira pode doar e participar da atividade para ganhar brindes. 

A Feira do Zé é gratuita e aberta ao público. Com o evento, a Casa de José de Alencar, busca estreitar trocas entre o equipamento cultural e as comunidades que moram no bairro e adjacências, por meio da mobilização das dimensões cidadã, simbólica e econômica da Cultura.

Sobre a Campanha

Relatório da ONU afirma que Brasil tem 21 milhões de pessoas que não têm o que comer todos os dias e 70,3 milhões em insegurança alimentar. O Natal Sem Fome já levou alimentos para mais de 32 milhões de pessoas por todo o Brasil desde seu lançamento há 30 anos. Na época, a iniciativa de Betinho surgiu como um caminho para combater a fome e a desigualdade socioeconômica em nosso País. A meta de arrecadação da campanha deste ano no Ceará é de 60 toneladas. 

Sobre a Ação da Cidadania

A Ação da Cidadania foi fundada em 1993 pelo sociólogo Herbert de Souza, conhecido como Betinho, com o intuito de combater a fome e a desigualdade socioeconômica em nosso país e ajudar os mais de 32 milhões de brasileiros vivendo abaixo da linha da pobreza naquele ano. Desde sua criação, a ONG deu início a uma série de iniciativas, sendo o Natal Sem Fome a mais célebre delas. Após dez anos sem ser realizada, a campanha voltou em 2017 e, em 2020, ganhou força total para ajudar os agora dezenas de milhões de brasileiros que vivem abaixo da linha da pobreza, segundo dados do Cadastro Único do Governo Federal.

Sobre o Inec

Fundado em 1993, o Instituto Nordeste Cidadania (Inec) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) que tem como foco principal o desenvolvimento sustentável de comunidades na região Nordeste do Brasil. Atua por meio de operacionalização de microcrédito rural e programas socioambientais nas áreas cultural, de tecnologia e desenvolvimento comunitário, atendendo crianças, jovens e adultos. Saiba mais em www.inec.org.br.

Compartilhe nas redes sociais!