Iniciam hoje as inscrições para as bolsas filantrópicas da Fundação Edson Queiroz
O período de inscrições vai até 9 de junho. Os organizadores recomendam não deixar para fazer o cadastro nos últimos dias, para evitar eventuais problemas de instabilidade por sobrecarga do sistema. É hora dos candidatos prepararem a documentação comprobatória exigida na segunda fase do processo seletivo. Confira a lista no edital. Todas as informações e orientações estão disponíveis também no site do programa pelo link http://www.unifor.br/cebas.
A seleção é destinada a pessoas que tenham concluído o ensino médio. A novidade desta edição do programa é a inclusão de pessoas que já tenham feito uma graduação, interessadas em obter uma nova formação universitária.
Quem pode ser beneficiado com as bolsas
O Programa Super Bolsas Filantrópicas é resultado da obtenção do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (Cebas), do Ministério da Educação (MEC), pela Fundação Edson Queiroz. Ele é voltado exclusivamente para pessoas de baixo poder aquisitivo, considerando o critério de renda familiar. O tipo de bolsa é definido a partir desse critério: bolsas integrais são destinadas a candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até um salário-mínimo e meio; e bolsas de 50%, para aqueles com renda familiar bruta mensal per capita de até três salários-mínimos.
Estudantes já matriculados em cursos de graduação presencial ou EAD da própria Unifor ou de outras instituições de ensino superior do Ceará também podem se inscrever. Ficam de fora da seleção: pessoas que não tenham concluído o ensino médio; estrangeiros não naturalizados brasileiros; e quem já é beneficiário de bolsa do programa Cebas, cursando graduações na Unifor ou em outra instituição universitária.
Não deixe a documentação para depois
O programa adota exigências do MEC em relação aos documentos comprobatórios. A documentação precisa estar completa para ser enviada, online, na segunda fase da seleção. As datas de cada fase previstas no edital serão rigorosamente seguidas. Falta de comprovantes e envio de documentos errados levam à eliminação do candidato do processo seletivo.
Acompanhe seu processo com atenção
O processo seletivo do Programa Super Bolsas Filantrópicas é simples, mas requer atenção do candidato aos detalhes. Veja algumas dicas:
– A primeira fase do processo consiste no preenchimento da Ficha Socioeconômica. Esta não pode ser alterada ou corrigida após enviada. Releia os dados que inseriu nela antes de salvar o conteúdo e concluir sua inscrição. A documentação precisa ser enviada por meio eletrônico em uma única remessa, não sendo possível enviá-la por partes. Documentação incompleta ou errada poderá fazer com que a inscrição do candidato seja indeferida.
– Para se inscrever, o candidato precisa informar um e-mail válido. Certifique-se que o endereço informado está correto, que você tenha acesso à senha e que ele ainda está disponível. Informações das próximas fases do processo serão enviadas para essa conta de e-mail e o candidato precisa ter certeza que tem acesso a ela.
– Atenção aos prazos. No Anexo I do edital, consta o calendário detalhado do processo seletivo. Perder o prazo de uma das etapas levará a eliminação do processo seletivo.