Santander Track&Field Run Series realiza a etapa RioMar Fortaleza

Corrida ocorre no próximo domingo, dia 19 de maio, na capital cearense

O maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas, o Santander Track&Field Run Series realiza no próximo domingo, dia 19, a etapa RioMar Fortaleza. A largada ocorre na Rua Des. Lauro Nogueira, nº 1.500, no bairro Papicu, a partir das 5h15, para os corredores de 21km, às 5h30, para os de 10km; às 5h45, para os de 5km. 

“O Santander Track&Field Run Series é uma oportunidade única para que corredores amadores e profissionais tenham o apoio necessário para a prática do esporte em todo o país. Com mais de 70 etapas, o circuito promove a qualidade de vida e a saúde, além de mostrar a riqueza da nossa diversidade cultural e geográfica. É motivo de orgulho para o Santander chegar ao sexto ano dessa parceria”, diz Bibiana Berg, head de Experiência & Cultura do Santander Brasil.

As inscrições podem ser feitas pelo aplicativo TFSports – plataforma que integra os eventos e experiências de bem-estar da Track&Field. Todos os corredores inscritos recebem um kit exclusivo com camiseta Thermodry e Gym Bag. A retirada dos kits será realizada entre os dias 15 a 18/05, das 10h às 22h, na loja Track&Field do RioMar Fortaleza.

Para se inscrever, o participante deve checar se a modalidade se enquadra em sua faixa etária, considerando que em etapas de até 5km a idade mínima é 14 anos; provas de 6km a 10km, 16 anos; de 10 km a 30 km, 18 anos. 

Clientes Santander têm direito a 25% de desconto no valor de até duas inscrições por etapa quando usarem cartões de crédito do banco. O desconto não é acumulativo e é limitado a 20% do total de inscrições disponíveis para cada prova.

Além das etapas tradicionais, o circuito que este ano completa 20 anos, também contará com a já consagrada etapa especial da Praia do Forte, que a cada ano surpreende os participantes seja pelo destino paradisíaco ou pelas atividades esportivas e de bem-estar complementares. 

“Nosso objetivo é conectar as pessoas a um estilo de vida ativo e saudável por meio de uma experiência de prova única, voltada tanto para quem está começando quanto para quem quer melhorar performance. Nossas parcerias com shoppings e patrocinadores são focadas em oferecer serviço e infraestrutura premium, tudo pensado nos mínimos detalhes para trazer conforto e segurança aos mais de 150 mil participantes em todo o Brasil.” destaca Fred Wagner, CEO da TFSports.

Após o término das etapas masculina e feminina, os cinco primeiros na colocação geral de cada categoria subirão ao pódio para receberem as medalhas. Os demais participantes que completarem a prova também serão premiados com medalhas, independente de colocação. 

Serviço Etapa RioMar Fortaleza

Data: 19/05

Horário: largada prevista para as 5h15, na Rua Des. Lauro Nogueira, nº 1.500, no bairro Papicu.

Entrega dos kits: dias 15 a 18/05, das 10h às 22h, na loja Track&Field do RioMar Fortaleza.

Inscrições: App TFSports

Informações: https://www.tfsports.com.br/

Sobre Santander Track&Field Run Series

O Santander Track&Field Run Series é o maior circuito de corrida de rua da América Latina em número de provas. Há 20 anos no calendário dos corredores de todo o Brasil, reúne anualmente mais de 150 mil atletas nas cerca de 75 etapas realizadas pelo País. Desde 2018 o Santander possui os naming rights do circuito que conta também com o patrocínio de Amni, 3 Corações, Minalba e Pura Vida. O projeto é realizado pela TFSports – plataforma que integra eventos e experiências de bem-estar da Track&Field.

Sobre a TFSports

A TFSports é a plataforma de bem-estar da Track&Field que promove eventos e conecta pessoas a profissionais, produtos e serviços ligados a um estilo de vida ativo e saudável. São mais de 2 mil experiências realizadas ao ano. Por meio do aplicativo, a healthtech conecta mais de 540 mil usuários a uma base de 5,7 mil treinadores de 45 modalidades diferentes. 

Sobre a Track&Field

A Track&Field é uma das líderes no segmento de wellness no Brasil, com a missão de conectar pessoas a um estilo de vida ativo e saudável através de seus produtos e serviços. A empresa, atualmente, tem 343 lojas, sendo 45 próprias (incluindo 10 outlets e o e-commerce), e 298 franquias espalhadas por todo o território nacional. Está presente em 154 cidades e 25 Estados, com mais de 1.380 colaboradores diretos, além de aproximadamente 2.000 colaboradores dos franqueados.

Inscrições:  App TFSports (http://www.tfsports.com.br/)

SAC TF Sports

Site: https://trackandfield.zendesk.com/hc/pt-br

Tel.: (11) 4130-8355

Horário atendimento: seg a qui das 9h às 19h e às sex das 9h às 17h.

IA e sustentabilidade: uma combinação estratégica para o futuro das empresas

A adoção da inteligência artificial (IA) no mundo corporativo abre caminho para estratégias mais eficientes e resultados positivos nas práticas ESG

A conscientização sobre a importância da sustentabilidade e responsabilidade social tem crescido significativamente nas empresas e corporações. De acordo com o estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana Union + Webster indica que 87% dos consumidores brasileiros optam por comprar de empresas que tenham ações efetivas rumo à sustentabilidade. Nesse contexto, a inteligência artificial (IA) surge como uma ferramenta relevante capaz de estimular a eficiência e impulsionar o impacto das atividades envolvidas com a sustentabilidade.

“No mundo corporativo, o uso eficiente da IA com projetos ESG (ambiental, social e governança) permite às equipes traçar estratégias, otimizar processos e melhorar os resultados, com impactos positivos para sociedade e meio ambiente”, enfatiza Gustavo Loiola, gerente do PRME/ONU, professor e consultor ESG. O especialista afirma que a IA tem se mostrado um instrumento poderoso para solucionar desafios enfrentados pela sociedade, com a necessidade de preservar o meio ambiente e garantir a sustentabilidade do planeta.

Com a IA, é possível coletar e analisar dados ambientais de forma mais precisa, isso permite identificar padrões e problemas ambientais com mais rapidez, precisão e volume. Gustavo cita como exemplo a área da energia, onde a IA pode otimizar o uso de recursos, como água e eletricidade, reduzindo desperdícios. A ferramenta pode analisar esses dados em tempo real, com resultados sobre o desempenho ambiental e identificando áreas que precisam de melhorias.

Outro ponto é a análise de conformidade com as regulamentações e normas. A IA torna-se fundamental para garantir uma governança corporativa alinhada com melhores práticas. A adoção de tecnologias especializadas pode auxiliar nesse processo, facilitando o monitoramento e o cumprimento dos requisitos legais e normativos. Gustavo Loiola afirma que o monitoramento contínuo das atividades e métricas ESG é fundamental para uma gestão transparente e eficiente.

“Além das empresas identificarem áreas de melhoria, também deve haver um foco na elaboração de relatórios transparentes tanto para o interno quando para a sociedade. As pesquisas indicam que o consumidor cada vez mais quer comprar das empresas que vem avançando na sustentabilidade”, completa Loiola.

Recorrer à recuperação tributária pode ser uma solução para as empresas

Especialista explica e aponta os benefícios do processo e cita possibilidades de uso do “crédito extra”

A recuperação de crédito tributário é um processo complexo, mas fundamental para empresas que buscam otimizar suas finanças. Inicialmente, essa operação é realizada através de um levantamento, comparando as apurações fiscais com o fechamento contábil. É importante destacar que a recuperação de crédito tributário evita a bitributação, que é a cobrança dupla de tributos sobre o mesmo fato gerador, é um direito legal das empresas, permitindo que elas utilizem esses valores para abatimento de dívidas e impostos.

Arthur Bettine, diretor da Organize Contabilidade, explica que: “O crédito tributário pode ser recebido diretamente na conta da empresa, embora tenha um prazo de até cinco anos para realizar esse estorno. Além disso, é possível utilizar esse crédito para compensar outros impostos, permitindo que toda a quantia seja aproveitada no mesmo mês.”

O recurso também pode fortalecer a posição financeira das empresas, gerando estabilidade e crescimento sustentável dos negócios. Ao otimizar o fluxo de caixa, promover a estabilidade financeira e preservar relacionamentos comerciais, a técnica impulsiona o crescimento econômico de maneira mais ampla. As empresas podem reinvestir esse capital em iniciativas de crescimento, como expansão, inovação e desenvolvimento de novos produtos. Isso não só fortalece a posição competitiva das empresas, mas também estimula a criação de empregos e o desenvolvimento econômico local e regional.


A aplicação do regime tributário é relativa ao porte das empresas. No caso do lucro real não cumulativo, por exemplo, as empresas podem aproveitar créditos referentes a diversas operações, como créditos por operação, monofásicos e previdenciários. Já no regime do Simples Nacional, o processo é mais simplificado, porém limitado ao regime cumulativo. Os tipos de créditos tributários estão ligados a impostos como IPI, PIS, COFINS e ICMS – este, diretamente relacionado às operações de circulação de mercadorias, enquanto o crédito de PIS e COFINS pode ser gerado a partir de despesas operacionais e insumos.

Arthur ressalta que “A recuperação de crédito tributário é mais comum no meio empresarial, excluindo pessoas físicas. Setores como indústria, transporte, cosméticos e venda por atacado são alguns dos que mais se beneficiam com o processo, devido à natureza de suas operações e às particularidades dos impostos incidentes sobre essas atividades. Por isso, empresas desses setores têm um forte potencial de recuperação tributária, desde que realizem uma análise minuciosa de suas operações e estejam em conformidade com a legislação vigente.”

Arthur Bettine, Diretor da Organize Contabilidade

Bettine relembra que foi através desse recurso que conseguiu recuperar 1,8 milhões de reais de um cliente que estava em dívidas avaliadas em aproximadamente 2 milhões de reais.

Entenda como a dor lombar afeta a vida pessoal e profissional

A dor lombar é uma preocupação crescente para milhões de brasileiros, um assunto que merece nossa atenção, especialmente no contexto profissional. Segundo dados do Ministério da Previdência Social, em 2023, condições como dores lombares e hérnia de disco foram responsáveis pelo maior número de benefícios concedidos por incapacidade temporária no Brasil. Estas não apenas causam desconforto físico, mas também têm o potencial de impactar negativamente a qualidade de vida e a eficiência no trabalho.

A má postura é frequentemente apontada como uma das principais causas desses transtornos. Horas prolongadas sentado em frente a computadores ou curvado realizando atividades físicas exercem uma sobrecarga prejudicial à coluna, podendo resultar em dores crônicas e outras complicações musculoesqueléticas.

Para evitar ou minimizar tais desconfortos, o Dr. Leonardo Drumond, médico ortopedista e presidente da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), destaca a importância de medidas preventivas. “A lombalgia é quase uma unanimidade. É muito provável que você já tenha sentido ou venha a sentir incômodos lombares, muitas vezes sem entender a razão. Cuidar da postura desde já, seja em casa ou no trabalho, evitar cargas excessivas e nunca negligenciar essas dores são ações essenciais e preventivas”, ressalta o especialista.

É comum que leigos confundam a dor lombar com outras formas de desconforto nas costas. O Dr. Leonardo esclarece: “A lombalgia refere-se especificamente à região inferior da coluna, enquanto ‘dor nas costas’ é um termo mais amplo, abrangendo qualquer desconforto que afete qualquer parte da região, incluindo cervical e torácica”.

Ele enfatiza que qualquer dor precisa ser avaliada e  tratada, pois pode ser causada por uma variedade de condições, desde lesões musculares até hérnias de disco. Ignorar ou tratar de maneira inadequada tais problemas pode levar a situações incapacitantes.

O Dr. Leonardo Drumond oferece orientações práticas para prevenir lesões e melhorar a saúde postural:

  • Postura Correta: Mantenha a coluna ereta e os ombros relaxados para reduzir a pressão sobre os discos intervertebrais;
  • Intervalos Regulares: Faça pausas frequentes para esticar e aliviar a tensão muscular;
  • Exercícios de Fortalecimento: Pratique exercícios para fortalecer os músculos das costas, abdominais e região lombar;
  • Ergonomia no Trabalho: Ajuste a altura da cadeira e a posição do monitor para garantir uma postura ergonômica;
  • Levantamento Seguro: Dobre os joelhos ao levantar objetos pesados e evite torcer o corpo;
  • Peso Saudável: Mantenha uma dieta equilibrada e pratique atividades físicas regulares para manter um peso saudável.

Para aqueles que já sofrem com esses problemas, a busca por ajuda médica é fundamental. Consulte um médico ou fisioterapeuta para um diagnóstico preciso e um plano de tratamento adequado. Lembre-se sempre da importância de cuidar da sua saúde postural para prevenir lesões e desconfortos futuros.

Grupo Wish anuncia Pablo Torres como novo gerente de marketing, comunicação e ESG

Entre os desafios da nova gestão está a implementação do setor de ESG no Grupo vislumbrando uma nova fase com foco em ainda mais inclusão e sustentabilidade

O Grupo Wish, líder em gestão hoteleira no Brasil, segue reforçando seu time de profissionais, anunciando nomes de peso no mercado que assumem os novos desafios propostos pela marca. Entre essas lideranças está Pablo Torres que retorna à organização no cargo de gerente de marketing, comunicação e ESG. Jornalista, pós-graduado em Comunicação Organizacional e com uma experiência que supera 20 anos no mercado de turismo, Pablo acumula passagem pela CVC CORP, pelo próprio Grupo Wish, onde ficou por 9 anos, e implantação de projetos de comunicação pelo FOHB – Fórum de Operadores Hoteleiros do Brasil, entre outros. 

Como menciona o CEO do Grupo Wish, Eduardo Malheiros, o executivo chega com a missão de implementar inovações na área a partir de novos projetos. “Ambientado à cultura organizacional da marca, Pablo tem entre as missões, o compromisso de trazer ao Grupo Wish propostas de valor e alto impacto no que tange a projetos de ESG.  Hoje já atuamos intensamente, mas com ações independentes, e entendemos ser estratégico sistematizar e avançar ainda nesses setores”, diz. 

Pablo, por sua vez, celebra o cenário perfeito para implementar novidades, já que o Grupo Wish atua com empreendimentos consolidados no mercado de turismo, o que agrega ampla percepção de valor por parte de clientes, que reconhecem atributos da tradição da marca. “Estou muito feliz com o novo desafio, temos uma atuação estruturada no B2C e B2B, uma marca forte para o cliente final e também para o mice, de grandes eventos. Vamos integrar agora o marketing, comunicação e ESG, trazendo novos projetos para superar as metas de crescimento e ao mesmo tempo com um olhar sustentável para o negócio ”, conclui. 

Sobre o Grupo Wish

Com 18 anos de operações em hotelaria, o Grupo Wish tem por objetivo ressignificar todas as formas de lazer e oferecer aos hóspedes opções de hospedagem, gastronomia e entretenimento de Norte a Sul do Brasil. O Grupo detém mais de dois mil apartamentos e um portfólio que inclui dez hotéis das bandeiras Wish Hotels & Resorts em Salvador (BA), Foz do Iguaçu (PR), Gramado (RS) e Natal (RN), Prodigy Hotels Gramado (RS) e Rio de Janeiro (RJ), Marupiara Resort Porto de Galinhas (PE), Linx Hotels Aeroporto Galeão (RJ) e Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (MG) e Makaira Beach Resort (Canavieiras (BA).

Eduardo Bismarck diz que novas tecnologias têm papel vital na transformação do ambiente educacional

O deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), também presidente da Frente Parlamentar pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ), destacou a importância das novas tecnologias no ambiente de ensino durante participação no seminário “Novas Tecnologias da Educação”.

“Inserir essas tecnologias nas escolas e no Ensino Superior não é apenas uma escolha, mas uma necessidade. Elas têm um papel vital na transformação do ambiente educacional”, destaca Eduardo Bismarck.

O debate ocorreu na Câmara dos Deputados, paralelamente à exposição homônima, montada no Espaço Mário Covas (Anexo II), e teve como objetivo conscientizar as lideranças políticas sobre a importância dessas inovações para garantir a inclusão dos brasileiros no Ensino Superior de Qualidade.

“Estamos diante de uma era em que a habilidade de adaptar-se e utilizar a tecnologia é essencial para o sucesso acadêmico e profissional dos nossos jovens. Portanto, é dever do poder público e de toda a sociedade garantir o acesso equitativo a essas ferramentas, capacitando nossos estudantes para os desafios do século XXI”, explica Bismarck.

Além do presidente da FPeduQ, participaram da discussão a professora Elizabeth Guedes, presidente da Associação Nacional das Universidades Particulares; e os professores Dr. Ricardo Moraes, da Afya Educacional; Ricardo Tiecher, diretor de Inovação e Produtos Digitais da Yduqs; e Carlos Longo, vice-presidente da Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) e reitor da Universidade Católica de Brasília, além de Janes Tomelin, vice-presidente Acadêmico da Vitru Educação.

Sobre a FPeduQ

A Frente Parlamentar Mista pela Inclusão e Qualidade na Educação Particular (FPeduQ) tem como objetivo discutir no Congresso Nacional melhorias nos programas de acesso à educação, como Fies e Prouni, além da qualidade do ensino, inovação e tecnologia na educação, reforma tributária e outras pautas importantes.

O setor particular de ensino é responsável pela educação de mais de 15 milhões de brasileiros, dos quais 90% são das classes C, D e E. Além disso, é responsável por 77% dos alunos no ensino superior e 20% no ensino básico.

Presidida pelo deputado federal Eduardo Bismarck (PDT-CE), a Frente tem como vice-presidente na Câmara a deputada Socorro Neri (PP-AC). No Senado, Nelsinho Trad (PSD-MS) é o vice.

Sesc inaugura restaurante em Sobral aberto ao público

O município de Sobral vai ganhar, a partir do dia 17 de maio, sua primeira unidade do Restaurante Sesc. Por meio de parceria com a Prefeitura da cidade, o espaço funcionará no bairro do Centro, fornecendo aos trabalhadores do comércio e ao público em geral uma refeição de qualidade com preço acessível.

O Restaurante Sesc Sobral tem capacidade para 1500 pessoas e funcionará com a oferta de almoço self-service, no horário das 11h à 14h30, de segunda a sexta-feira, incluindo venda de bebidas e sobremesas. Para pagamento da refeição, será necessário apresentar a Credencial Sesc, sendo os valores cobrados de acordo com a categoria do cliente e debitados do saldo da Credencial.

O local também contará com espaço para apresentações culturais, como música ao vivo. De acordo com o superintendente de Ações Integradas do Sistema Fecomércio e diretor regional do Sesc Ceará, Henrique Javi, a inauguração de mais um restaurante consolida a missão de estender cada vez mais os serviços do Sistema pelo Estado.

Esse é o 14° Restaurante Sesc no Estado aberto ao público. Além de Fortaleza, os municípios de Itapipoca e Caucaia também contam com o serviço. “Nossa perspectiva é alcançar cada vez mais pessoas. O restaurante vai estar localizado em um bairro central da cidade, atendendo de forma ampla os trabalhadores do comércio e também outros públicos, como estudantes, tendo em vista que Sobral é um dos maiores polos universitários do interior do Ceará”, ponderou.
Credencial Sesc

A Credencial Sesc pode ser feita por meio do site, nas unidades do Sesc em Sobral ou no próprio restaurante.  

Serviço
Restaurante Sesc Sobral

Inauguração
Data: Segunda-feira, 17 de maio
Horário: 10h
Endereço: Travessa Adriano Dias de Carvalho, 135 – Centro (ao lado da Biblioteca Municipal)
Funcionamento

Dias: Segunda a sexta-feira
Horário: 11h30 às 14h30

Estão abertas as inscrições para o 5º Colóquio sobre Depoimento Especial

Começaram, n últimaa segunda-feira, 13, as inscrições para o “5º Colóquio sobre Depoimento Especial: Aspectos Multidisciplinares no Depoimento Especial”, que será realizado no próximo dia 24 de maio, às 10h, no Fórum Clóvis Beviláqua (FCB). Promovido pelo Núcleo de Depoimento Especial (Nudepe) do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), em parceria com a Educação Corporativa, o evento integra as ações da campanha “Maio Laranja”, criada para combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. 

Podem participar magistrados(as), servidores(as), promotores(as) de Justiça, defensores(as) públicos(as) e demais interessados no assunto. Os interessados devem se inscrever através do formulário eletrônico disponível AQUI

O COLÓQUIO
A programação contará com quatro palestrantes: a juíza Giselli Lima De Sousa Tavares, titular da 12ª Vara Criminal da Comarca de Fortaleza, unidade especializada em processos de crimes sexuais cometidos contra crianças e adolescentes; a entrevistadora forense Luciana Milfont de Vasconcelos, que atua 12ª Vara Criminal da Capital; o promotor de Justiça Guilherme de Lima Soares, titular da 91ª Promotoria de Justiça de Fortaleza; e o defensor público Lino Marques dos Santos Carvalho Defensor Público, que está à frente da 12ª Defensoria Criminal. A secretária executiva do Nudepe, Iana Martins Araújo, será a mediadora do debate. 

O público poderá acompanhar presencialmente, no auditório do Sicredi, ou virtualmente, pela plataforma Teams. 

DEPOIMENTO ESPECIAL
Com o Depoimento Especial, crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência, falam somente uma vez sobre os eventos sensíveis que vivenciaram. No Judiciário cearense, há o cuidado para que as salas contem com brinquedos, materiais para colorir e desenhar, bem como disponham de decoração e mobília pensadas para promover um ambiente mais acolhedor. O Nudepe é responsável por selecionar e monitorar o exercício dos profissionais que integram o Cadastro de Entrevistadores Forenses. 

Antes da lei nº 13.431/17, que instituiu o Depoimento Especial, não havia um protocolo específico para a escuta de crianças e adolescentes envolvidos em processos judiciais. O depoimento era colhido na presença de diversos profissionais e até mesmo perante o agressor. A vítima falava sobre a violência sofrida em vários órgãos até chegar ao Judiciário, relembrando o trauma muitas vezes. 

A nova lei definiu critérios, tanto de atendimento quanto de estrutura física, para obter as informações necessárias, causando o mínimo de transtorno possível à vítima, que passou a ser acolhida e assistida pelo entrevistador forense. 

CARTILHA
No início do mês, o TJCE lançou cartilha lúdica voltada para crianças e adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência, explicando o procedimento adotado pela Justiça estadual durante essas audiências, marcando o início da Campanha do Maio Laranja. 

A publicação conta com os personagens Nudepinho e Nudepinha, que explicam quem são os entrevistadores forenses e tudo que acontece no dia da audiência, acompanhada virtualmente por juiz(a), promotor(a) e advogado(a) de defesa. A cartilha poderá ser entregue pelos oficiais de Justiça no ato da intimação e também está disponível AQUI. O projeto do material foi idealizado pelo Nudepe, em parceria com a Assessoria de Comunicação do TJCE.   

SERVIÇO
5º Colóquio sobre Depoimento Especial: Aspectos Multidisciplinares no Depoimento Especial
Data: 24 de maio de 2024
Horário: 10h
Local: Fórum Clóvis Beviláqua (Auditório do Sicredi) 

Declare Amor à Santa Casa: instituição reforça que maio é o último mês para destinação do imposto de renda ao Fundo do Idoso

Maio é o mês final para a declaração do Imposto de Renda 2024. Com isso, a Santa Casa de Fortaleza reforça a campanha ‘Declare Amor à Santa Casa’, aos contribuintes que não sabem da possibilidade de transformar parte do pagamento das tributações em destinação solidária para entidades beneficentes, ou que ainda não declararam seu imposto.

No ato da declaração, a legislação permite que o valor dedutível de até 3% do imposto seja destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Fundo do Idoso), e em seguida repassados diretamente para a Instituição, através da carta de destinação preenchida pelo contribuinte, que pode ser encontrada no site institucional (www.santacasace.org.br). Em suma, ao invés de repassar os encargos de maneira integral aos cofres do governo, o cidadão pode escolher fortalecer ou impulsionar a instituição filantrópica.

Além de ser uma maneira inteligente de utilizar o imposto devido, fazer doações ao hospital é uma forma de exercer a solidariedade e contribuir para causas essenciais, como o atendimento médico de qualidade, a assistência social e o cuidado com os mais necessitados. Cada doação, por menor que seja, faz a diferença e ajuda a transformar vidas.

Mais de 980 mil contribuintes do Ceará devem declarar o Imposto de Renda até 31 de maio de 2024, prazo final para o processo. No ano passado, 939 mil pessoas entregaram a declaração no prazo definido pela Receita Federal. Para Vladimir Spinelli, atual provedor da Santa Casa, a destinação pode ser fundamental para a manutenção dos atendimentos. “A contribuição de cada um pode ajudar a salvar a vida de alguém, então percebemos a dimensão de um ato dessa natureza justamente quando entendemos que cada centavo doado vale muito. É um ato de amor. Fazemos um trabalho filantrópico, precisamos do máximo apoio da sociedade cearense”, detalha.

Como doar?
Primeiramente, o processo de destinação não representa um gasto adicional para o contribuinte, pois o valor doado é deduzido diretamente do imposto a ser pago, proporcionando uma redução no valor final a ser recolhido.

Para efetuar o repasse, o contribuinte deve acessar o portal da Receita Federal, baixar o Programa Gerador de Declaração (PGD) e optar pelo modelo completo de declaração do Imposto de Renda. Em seguida, ao preencher a declaração, é necessário acessar a ficha “Doações Diretamente na Declaração” e selecionar o tipo de fundo que deseja beneficiar. No caso da Santa Casa de Fortaleza, o repasse deve ser destinado ao Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa (Fundo do Idoso).

Uma vez feita a escolha, o contribuinte informa o valor que deseja doar e o sistema automaticamente calcula o abatimento correspondente, limitado a até 3% do imposto devido, e imprime o DARF-FMDPI. De posse deste documento, a orientação é utilizá-lo para fins de regularização e, após isso, enviá-lo, juntamente com a carta de destinação devidamente preenchida e em anexo, para o email captacao@santacasace.org.br.

Para baixar a carta de destinação, basta acessar o seguinte endereço:
https://santacasace.org.br/wp-content/uploads/2024/01/Modelo-Carta-de-Destinacao-2024.pdf.

Explorando sabores: Grupo Turatti realiza collab com cervejaria da Bélgica

Em uma união que transcende fronteiras, a Turatti e a cervejaria belga Fantôme produziram em uma colaboração exclusiva uma cerveja com um toque genuinamente brasileiro: lúpulos 100% nacionais. A produção contou com a orientação habilidosa do mestre-cervejeiro Marcos Guerra, da Turatti e da 5 Elementos, do sommelier de cervejas José Carlos Favaro Júnior e do cervejeiro belga e proprietário da Fantôme, Dany Prignon.

Para o CEO da Turatti, cada gole contará uma história e é uma celebração das culturas. “O resultado final é mais do que uma simples cerveja; é uma celebração de culturas entrelaçadas, de expertise compartilhada e da busca incansável pela excelência. É um convite para os apreciadores de cerveja embarcarem em uma jornada sensorial e que seja mais um símbolo de amizade, criatividade e paixão compartilhada pela arte da cervejaria”, frisa Lissandro Turatti.

Os mestres artesãos decidiram enriquecer a criação com um toque genuinamente brasileiro: lúpulos 100% nacionais, cultivados nas terras férteis do país. E com essa adição, não apenas agregaram um aroma e sabor incomparáveis à cerveja, mas também capturaram a essência da diversidade e exuberância do Brasil.

O coração dessa colaboração pulsava com o desejo de explorar novas nuances, de fundir tradições distintas em uma experiência sensorial única. Cada ingrediente foi escolhido meticulosamente para alcançar uma sinfonia de sabores que cativam paladares ao redor do mundo. Uma experiência incrível produzir essa cerveja, tenho certeza que todos irão gostar”, salienta o mestre-cervejeiro da Turatti e da 5 Elementos, Marcos Guerra.

Fantôme

A cervejaria foi criada em 1988 e o proprietário, Dany Prignon é conhecido como o mestre das saisons, cervejas típicas da região da Valônia, na Bélgica, que tem a adição de especiarias locais e ingredientes secretos tornando o sabor da bebida único.

Grupo Turatti

A Cervejaria Turatti é a maior e mais premiada cervejaria cearense e é referência no ramo de rótulos artesanais e também conta com um cardápio especializado de Pit Smoker, American BBQ e Parrilla. O Grupo possui quatro casas em Fortaleza, localizadas nos bairros Varjota, Cambeba e nos shoppings RioMar Fortaleza e RioMar Kennedy, com funcionamento de segunda a domingo, a partir das 11h.