Lançamento do livro “Pelas Cordas do Coração” acontece nessa quinta-feira no Espaço Unik

O livro infantil “Pelas Cordas do Coração” é uma jornada encantadora, inspirada em experiências reais do autor, Theognis Florentino. Seu lançamento será nesta quinta-feira, dia 09, às 19h, no Espaço Unik, acompanhado de sessão de autógrafos na capital cearense. No conto, sua personagem é Maria Esther, neta escolhida pelo coração, que surge em sua vida durante um período turbulento, trazendo uma nova luz que dissolve a escuridão da depressão. Juntos, eles se tornam companheiros inseparáveis, compartilhando momentos e aventuras únicas.

Nesta narrativa tocante, o amor floresce através da adoção, revelando os intricados caminhos das escolhas e suas consequências. Além disso, o respeito pela natureza e o amor pelos animais servem como pano de fundo para uma história repleta de encanto e ensinamentos duradouros.

“Este livro tem a intenção sincera de despertar sentimentos profundos – amores, sabores, aromas de vidas em constante movimento. Com sensibilidade e ternura, personagens da vida real ganham vida, conduzindo o leitor por uma narrativa simples e cotidiana, onde o amor se revela em sua forma mais pura e genuína”, destaca Theognis.

A obra é da Ensinamento Editora e será lançada também na Cidade Ocidental e Brasília neste mês.

Sobre o autor

Theognis Florentino, conhecido também como Vovô Theo neste livro, é um advogado, professor e palestrante que agora se aventura no universo da literatura infantil. Após o sucesso de “Cecília”, sua estreia literária ilustrada pela talentosa Silvana de Menezes, ele apresenta “Pelas Cordas do Coração”, onde revela seu coração e alma através do personagem Vovô Theo, ao lado de sua amada netinha Maria Esther.

Serviço
Lançamento do Livro “Pelas Cordas do Coração”
Data: 09 de maio de 2024
Horário: 19h
Local: Espaço Unik – Rua Carlos Vasconcelos, 1926, Aldeota.
Estou ajudando na divulgação do livro desse amigo 😉
Me ajude aí😉

Caucaia tem aumento na arrecadação tributária no 1º trimestre deste ano em relação a igual período de 2023

O experiente economista Alexandre Ciladini, que está à frente da Secretaria de Finanças do município de Caucaia, há apenas oito meses, já alcançou um grande feito para a gestão, ou seja, conseguiu ampliar a arrecadação de ISS em 32% no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2023.

A arrecadação da contraparte de ICMS do município também sofreu um incremento de R$ 6,3 milhões nos primeiros três meses deste ano em comparação a igual período do ano passado. “Esse aumento na arrecadação tributária de Caucaia é fruto de um trabalho de monitoramento fiscal junto às empresas, iniciativa desenvolvida pela Secretaria de Finanças do município”, explica.

Cialdini ressalta que, agora na Secretaria de Finanças, vem buscando melhorar o ambiente de negócios e proporcionar o equilíbrio fiscal e financeiro, capaz de suprir a alocação de recursos para o desenvolvimento das políticas públicas municipais.

Centro Dragão do Mar divulga a agenda até domingo

Centro cultural da Rede Pública de Equipamentos da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (CDMAC) segue com atrações em múltiplas linguagens durante toda a semana. Mais sobre essas e outras atrações podem ser acessadas no site www.dragaodomar.org.br


Temporadas teatrais

Nestes próximos dias (9, 10, 12, 16 e 17), o grupo maranhense Grupo Xama Teatro, em circulação com o projeto 15 anos em 15 dias, em celebração a uma década e meia de atuação, chega ao Teatro Dragão do Mar. Na quinta (9), às 19h, o coletivo liderado por mulheres apresenta “As Três Fiandeiras”, peça que gira em torno do desafio de três atrizes, Beatriz, Isadora e Isabel, em transformar um espetáculo que foi um fiasco de bilheteria em uma nova produção. O fazer teatral e a história pessoal das atrizes se juntam às narrativas das rendeiras Das Dores, Chica e Zezé. A história da mãe de Ribamar – Chica, uma rendeira que é mãe de um filho que saiu para pescar em alto mar e não retornou – se entrelaça com o desafio das atrizes: é preciso ir buscar o filho desaparecido assim como é preciso montar um novo espetáculo.

Na sexta-feira, 10, também às 19h, será apresentado o espetáculo “A Vagabunda – Revista de uma mulher só”. A peça é a revista impossível da Gigi. A mulher que volta 100 anos para enfrentar o que vier. Ao sobreviver a um incêndio, ela vai fazer o que for preciso para se manter de pé. Se antes era outra, era apenas uma mulher, ao levantar dos escombros ela desenterra as loucas, as bruxas, deusas, monstras, filhas dos tempos… uma vedete que hiperperforma para permanecer viva. Furando os enquadros, ela se põe em revista e é (des)vista. Uma mulher como qualquer outra: estrela que não cabe em uma mala.

Já no domingo, 12, às 17h, Gisele Vasconcelos, Renata Figuereido, Maria Ethel, Lauande Aires, Cris Campos Sereia e Rosa Ewerton narram histórias que “saem” dos livros, das memórias e ganham vida nos corpos-vozes das contadoras. As apresentações são gratuitas, mas é preciso retirar ingresso na página do grupo pela Sympla Bileto  (https://www.sympla.com.br/produtor/xamateatro).

“Nada de novo sob o sol do sertão”, do Coletivo Rei Leal, também entra em cartaz aos sábados e domingos (11, 12, 18, 19, 25 e 26) no Teatro Dragão do Mar, com apresentações sempre às 20h. Uma adaptação da obra de João Denys, a encenação transita entre o realismo e o surrealismo. Na peça, conduzida entre aboios e violas, a alma humana é exposta de forma rusticamente “bela” e atormentada na tensão entre o tudo e o nada, entre a miséria interior, agonia e solidão última de seu personagem, a miséria econômica, plantada pela fome e pela sede, e o silêncio universal e ensurdecedor de Deus. Os ingressos custam R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, à venda na Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão. 

Planetário

Dando continuidade às atividades comemorativas dos seus 25 anos, o Planetário Rubens de Azevedo realiza uma edição extra do programa Ciclo de Palestras e traz, nesta quarta-feira (8), às 19h, o astrofísico Daniel Brito para conversar sobre “Fantasmas do Universo”. Em conversa com o diretor do Planetário, o professor Dermeval Carneiro, o convidado abordará o que é Matéria Escura e as possibilidades da existência de vida sem ela. A palestra é voltada para físicos, astrônomos amadores, matemáticos, astrofísicos, químicos, biólogos, sendo ofertadas 50 vagas com acesso gratuito e livre mediante inscrição no local. 

O Planetário segue com quatro sessões lúdicas sobre Astronomia e Ciências afins. Às quintas e sextas-feiras são ofertadas as sessões “Viagem no Foguete de Papel” (infantil), às 18h, e “Passaporte para o Universo” (juvenil-adulta), às 19h. No final de semana, são ofertadas quatro sessões, a partir das 17h, com uma sessão a cada hora: “Viagem no Foguete de Papel” (infantil), “A Lenda da Princesa Acorrentada” (sessão infanto-juvenil agora acessível em Libras) às 18h, “Passaporte para o Universo” (sessão juvenil adulta também acessível em Libras) às 19h, e “Explore: Da Astronomia dos povos antigos ao III Milênio” (sessão juvenil adulta) às 20h.  Os ingressos para as sessões custam R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira e podem ser adquiridos no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão.

No sábado,11, o Planetário Rubens de Azevedo segue com o Curso Popular de Astronomia. A aula gratuita acontece às 15h30, sobre “As Origens da Vida”, quando a Profa. Sthephany Ruivo abordará questões como a existência de vida fora da Terra. Limitadas a pessoas com idade mínima de 12 anos, as inscrições serão abertas nesta quarta-feira (8), a partir das 12h, no site do Dragão do Mar (www.dragaodomar.org.br) ou diretamente na página do Planetário (www.planetariorubensdeazevedo.com.br), com limite de 50 vagas por turma.

No domingo, 12, às 16h, tem Música nas Estrelas, atividade que traz sessões especiais que combinam projeções em fulldome com trilhas musicais. Desenvolvidas pela equipe do Planetário Rubens de Azevedo, as sessões conduzem o público a uma viagem imaginária pelo tempo e pelo espaço, entre nebulosas, galáxias, constelações, exoplanetas e muito mais, ao som de encantadoras músicas. O acesso é gratuito, sendo necessário retirar convite uma hora antes, na bilheteria do Planetário, sendo disponibilizados 50 lugares por sessão. 

De terça a sexta, das 9h às 17h, no Espaço Mix, pode ser conferida a exposição científica”Meteoritos Pé na Estrada”, mostra que apresenta os principais tipos de meteoritos, fruto de parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Planetário Rubens de Azevedo segue apresentando a exposição

Cinema

A partir de quinta, 09, o Cinema inicia nova cine semana com as estreias de ‘Vermelho Monet’, de Halder Gomes, e de ‘Diálogos com Ruth de Souza’, dirigido por Juliana Vicente. As sessões regulares custam R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira) e o programa Sessão Vitrine Petrobrás R$ 6,00 (meia) e R$ 12,00 (inteira), de quarta a domingo, à venda na bilheteria física ou na bilheteria virtual (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao). Às terças, todas as sessões custam R$ 5,00 (meia) e R$ 10,00 (inteira). 

Museus

Gratuitas, as visitas aos Museus do Dragão podem ser feitas das 9h às 18h (último acesso 17h30), de quarta a sexta, e das 13h às 18h (com acesso até as 17h30) aos sábados e domingos. 

No Museu da Cultura Cearense (MCC), podem ser conferidas a exposição de longa duração “Vaqueiros”, que apresenta o encantador da cultura sertaneja., e “Museu da Mão”, fruto de parceria com o Museu de Arte Interplanetária (MAI), concebida pelo artista paulistano Rubens Matuck, que reúne mais de 400 itens, entre ferramentas, esculturas em madeira, pinturas, desenhos, gravuras, cadernos de viagens, HQs no formato de livros, peças em geral feitas à mão, fruto de trocas, reciclagens e compras que fez em viagens pelo Brasil e pelo exterior nos últimos 40 anos, muitas delas compartilhadas com o artista visual cearense Aldemir Martins, homenageado na exposição como seu mestre e grande incentivador da arte brasileira. 

O Museu de Arte Contemporânea do Ceará (MAC-CE), por sua vez, traz quatro exposições. “Anas, Simôas e Dragões: Lutas Negras pela Liberdade”, coletiva com curadoria e pesquisa de Ana Aline Furtado e Cícera Barbosa, reúne peças do acervo do Museu do Ceará e trabalhos de Adriana Clemente, Alexia Ferreira, Blecaute, Cecília Calaça, Clébson Francisco e Paula Trojany, em homenagem a lideranças que tiveram papel fundamental na libertação de escravos no Ceará, mas que historicamente foram apagadas pela História.

“Cansanção em Flor”, uma coletiva das artistas Dinha Fonsêca, Andréa Sobolive, Williana Silva, Maria Macêdo e Eliana Amorim, as duas últimas também curadoras; “Escuta Sensível das Plantas”, de Lyz Vedra, e “Trava da Peste: linda quanto sol”, de Isadora Ravena, as duas últimas individuais com curadoria de Lucas Dilacerda, são exposições oriundas de projetos selecionados a partir da convocatória Cena Ocupa e que têm em comum o deslocamento de sertões, chapadas, florestas e urbanidades, lugares de nascimento, passagens e moradas para investigar a natureza dos corpos, das plantas, da terra, do céu.

Diversidade e Inclusão

Na sexta-feira, 10, às 16h, o Auditório do Dragão sedia o encontro TRANSformar, roda de conversa promovida pela Casa de Andaluzia a fim de promover reflexões sobre a importância da arte e cultura dentro do sistema prisional. A programação seguirá com um desfile de moda trans, às 18h30, na Varanda dos Museus, nas proximidades da loja colaborativa Utopia.

Feirinha 

Como todos os sábados, a feirinha Fuxico no Dragão reúne expositores de produtos criativos e artesanais, das 16h às 20h, na Arena Dragão do Mar.

Dragão Encantado

Domingo, 05, além do Brincando e Pintando no Dragão, com programação especial para a criançada e toda a família, com brincadeiras e atividades lúdicas, a partir das 16h, na Praça Verde, tem apresentação de “Um conto lá, que eu canto cá”, de Débora Ingrid e Pedro Java, um mergulho no imaginário popular cearense, onde as cantigas, histórias de avós, de pescador e para boi dormir ganham som e cor nesta contação cantada. O acesso é gratuito e livre.

PROGRAMAÇÃO

Sessões no Cinema do Dragão de terça a domingo, a partir das 13h40

Exposições gratuitas no MCC e no MAC-CE de quarta a sexta, das 9h às 18h (último acesso 17h30), e aos sábados e domingos, das 13h às 18h (com acesso até as 17h30).

8 de maio (quarta-feira)

19h – [Ciclo de Palestras do Planetário] “Fantasmas do Universo”, com Daniel Brito (UFC)
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito mediante inscrição no local, a partir das 18h. 50 vagas.

9 de maio (quinta-feira)

18h – Sessão “Viagem no Foguete de Papel” (infantil)
19h – Sessão “Passaporte para o Universo” (juvenil-adulta)
No Planetário Rubens de Azevedo
Ingressos R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, à venda na Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar), além da bilheteria física no Dragão. 65 lugares.

19h – [Projeto O Teatro te Xama: 15 anos em 15 dias] Espetáculo “As Três Fiandeiras”, do Grupo Xama Teatro
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito mediante a retirada de ingresso na Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/xamateatro). Duração: 60 min. Classificação: 12 anos.

19h20 – Estreia de ‘Vermelho Monet’, de Halder Gomes
Na sala 2 do Cinema do Dragão
Ingressos R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira) na bilheteria física ou na bilheteria virtual (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao)
Duração: 140 min. Classificação: 16 anos

19h50 – Estreia de ‘Diálogos com Ruth de Souza’, dirigido por Juliana Vicente
Na sala 1 do Cinema do Dragão
Ingressos R$ 8,00 (meia) e R$ 16,00 (inteira) na bilheteria física ou na bilheteria virtual (ingresso.com/cinema/cinema-do-dragao)
Duração: 107 min. Classificação: 12 anos


10 de maio (sexta-feira)


16h às e 18h30 – TRANSformar – Evento de Moda Trans e Roda de Conversa sobre Cultura no Presídio
No Auditório e na Varanda dos Museus
Acesso gratuito.

18h – Sessão “Viagem no Foguete de Papel” (infantil)
19h – Sessão “Passaporte para o Universo” (juvenil-adulta)
No Planetário Rubens de Azevedo
Ingressos R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, à venda na Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar), além da bilheteria física no Dragão. 65 lugares.


19h – [Projeto O Teatro te Xama: 15 anos em 15 dias] Espetáculo “A Vagabunda – Revista de uma mulher só”, do Grupo Xama Teatro
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito mediante a retirada de ingresso na Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/xamateatro). Duração: 90 min. Classificação: 14 anos.

11 de maio (sábado)

15h30 – [Curso Popular de Astronomia] “As Origens da Vida”, com a Profa. Sthephany Ruivo
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito mediante inscrição prévia e formulário disponível no site www.planetariorubensdeazevedo.com.br, na quarta-feira (8). Duração: 60 min. 50 lugares. Classificação: 12 anos.


16h – Feira Fuxico no Dragão
Na Arena Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre. Duração: 240 min.


17h – Sessão “Sessão Viagem no Foguete de Papel” (sessão infantil)
18h – Sessão “A Lenda da Princesa Acorrentada” (sessão infanto-juvenil) [Acessível em Libras]
19h – Sessão “Passaporte para o Universo” (sessão juvenil adulta) [Acessível em Libras]
20h – Sessão “Explore: Da Astronomia dos povos antigos ao III Milênio” (sessão juvenil adulta)
No Planetário Rubens de Azevedo
Ingressos R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, à venda na Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar), além da bilheteria física no Dragão. 65 lugares.

20h – “Nada de novo sob o sol do sertão”, do Coletivo Rei Leal
No Teatro Dragão do Mar
Ingressos R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, à venda na Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar), além da bilheteria física no Dragão. Duração: 60 min. Classificação: 14 anos.

12 de maio (domingo)


16h às 19h – [Dragão Encantado] Brincando e Pintando no Dragão + “Um conto lá, que eu canto cá”, de Débora Ingrid e Pedro Java
Na Praça Verde
Acesso gratuito e livre.


16h – Música nas Estrelas
No Planetário Rubens de Azevedo
Acesso gratuito mediante retirada de convite uma hora antes na bilheteria. 50 lugares. Duração: 30 min. Livre.


17h – Sessão “Sessão Viagem no Foguete de Papel” (sessão infantil)
18h – Sessão “A Lenda da Princesa Acorrentada” (sessão infanto-juvenil) [Acessível em Libras]
19h – Sessão “Passaporte para o Universo” (sessão juvenil adulta) [Acessível em Libras]
20h – Sessão “Explore: Da Astronomia dos povos antigos ao III Milênio” (sessão juvenil adulta)
No Planetário Rubens de Azevedo
Ingressos: R$ 10,00 (meia) e R$ 20,00 (inteira) à venda no site da Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar) e na bilheteria física no Dragão. 65 lugares.

17h – [Projeto O Teatro te Xama: 15 anos em 15 dias] Narração de Histórias, com Gisele Vasconcelos, Renata Figuereido, Maria Ethel, Lauande Aires, Cris Campos Sereia e Rosa Ewerton
No Teatro Dragão do Mar
Acesso gratuito e livre mediante a retirada de ingresso na Sympla (https://www.sympla.com.br/produtor/xamateatro). 

20h – “Nada de novo sob o sol do sertão”, do Coletivo Rei Leal
No Teatro Dragão do Mar
Ingressos R$ 10,00 a meia e R$ 20,00 a inteira, à venda na Sympla Bileto (site.bileto.sympla.com.br/dragaodomar), além da bilheteria física no Dragão. Duração: 60 min. Classificação: 14 anos.


Serviço: Programação do Centro Dragão do Mar entre 7 e 12 de maio de 2024
Horários diversos
Local: Espaços diversos do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 – Praia de Iracema)
Mais informações: site www.dragaodomar.org.br e no IG @dragaodomar

JORNALISTA PATRÍCIA COSTA ASSUME A DA EDITORIA JP SUSTENTÁVEL NA JOVEM PAN NEWS

A Jovem Pan News anuncia que Patrícia Costa, jornalista com mais de 16 anos de experiência em grandes emissoras brasileiras, é a mais nova integrante da equipe. Patrícia assumirá o comando da editoria JP Sustentável no site da Jovem Pan e fará participações regulares nos jornais da emissora.

Com vasto conhecimento em jornalismo ambiental, Patrícia chega à Jovem Pan News em um momento crucial, às vésperas da COP 30, que será realizada em Belém, no Pará, em 2025. Ela será responsável por liderar a cobertura e fornecer análises profundas sobre sustentabilidade, impacto ambiental e as conexões entre crescimento econômico e bem-estar social.

“Receber o convite para fazer parte do Grupo Jovem Pan e ainda trabalhar com um tema tão atual e em discussão no mundo inteiro, é a realização de um sonho”, afirma Patrícia. “Estou entusiasmada em contribuir para um projeto multiplataforma que leva informação onde você estiver e no formato que cada um gosta de assistir. Se preparem para conhecer histórias inspiradoras e insights valiosos sobre como podemos construir um futuro mais sustentável juntos.”

Patrícia também expressou seu entusiasmo por estar à frente de um novo programa semanal dedicado exclusivamente à sustentabilidade. “Estar presente nos jornais diários, bem como apresentar um programa semanal para falar de sustentabilidade, é algo que sempre fez parte do meu propósito”, comenta ela. “Discutir meio ambiente é falar da nossa saúde, da qualidade de vida e até do preço de nossos alimentos, das enchentes e secas que matam e prejudicam milhares de pessoas, é aliar crescimento econômico visando o bem-estar da sociedade, das pessoas e do meio ambiente.”

Sobre Patrícia Costa:

Patrícia Costa trabalhou por mais de 16 anos na TV Record, ocupando cargos de apresentadora, repórter, editora de texto e editora-chefe. Ela começou sua carreira na afiliada da emissora em Belo Horizonte, apresentando e sendo editora-chefe do programa “Tudo a Ver” e do “MG Record”. Posteriormente, foi transferida para São Paulo, onde apresentava e editava o quadro da Previsão do Tempo e reportagens relacionadas a meio ambiente e clima no Jornal da Record. Patrícia também foi apresentadora e repórter do programa “Domingo Espetacular”.

Na Record News, atuou como apresentadora do jornal “Direto da Redação”. Na TV Cultura, começou como apresentadora do programa “CINE MAGAZINE” e, após concluir sua formação, assumiu como apresentadora do “Jornal de Esporte” e mais tarde como apresentadora e editora de texto do “Jornal Minas 1° Edição”. Na TV Globo MG, foi parte da equipe de produção dos noticiários “MG1” e “MG2”. No SBT, foi repórter do “Jornal da Alterosa”, realizando entradas ao vivo e reportagens.

SOBRE A JOVEM PAN

Com mais de 80 anos no setor de comunicação, o Grupo Jovem Pan está focado na produção de conteúdo utilizando a tecnologia na distribuição de informação, entretenimento e esportes. O jornalismo Jovem Pan é reconhecido por estar presente na cobertura dos principais fatos do Brasil e do mundo. Historicamente, a Jovem Pan sempre defende a Liberdade de Imprensa, a Liberdade de Expressão e a pluralidade de ideias. Com atuação multiplataforma, a marca Jovem Pan é referência de audiência em todo o Brasil através Rádio Jovem Pan (News e FM) e suas afiliadas, na TV paga, no site Jovem Pan, nos canais Jovem Pan no YouTube, nas redes sociais Jovem Pan e no Panflix.

Green card é realidade possível para profissionais qualificados do Ceará

O sonho americano de viver e trabalhar legalmente nos Estados Unidos, que muitos ainda veem como uma conquista inatingível, é algo cada vez mais possível de ser atingido por profissionais brasileiros qualificados e experientes. São médicos, advogados, engenheiros, dentistas e vários outros especialistas com habilidades excepcionais comprovadas, independente da oferta prévia de uma vaga no mercado de trabalho americano. Os que se encontram nesta condição de ser um profissional com anos de experiência reconhecida e qualificação têm a oportunidade de aplicar para o Visto EB-2 NIW (National Interest Waiver) independente de já terem garantida uma vaga de trabalho no país.  

São aceitos para esta categoria de visto bacharéis com mais de cinco anos na área ou ainda mestres e doutores. Neste caso, ao solicitar a dispensa por interesse nacional, o proponente deve apresentar em detalhes a sua trajetória profissional para mostrar o quanto todo o seu conhecimento obtido ao longo da carreira pode ser um diferencial para os Estados Unidos. 

A isenção em função do interesse nacional atende a critérios subjetivos, o que torna cada caso migratório particular. E esse é apenas mais um dos motivos que justificam a contratação de uma empresa especializada com advogados licenciados em imigração nos Estados Unidos para realizar todo o processo para a obtenção do visto americano.  

 “Algumas exigências precisam ser cumpridas, tais como apresentar o diploma educacional na área, possuir licença profissional e ter acumulado resultados profissionais significativos, além da comprovação de remuneração compatível no Brasil. Cartas de recomendação são ainda bem-vindas, pois são uma prática muito comum nos Estados Unidos no acesso a escolas e universidades, e também possuem um peso importante na aplicação ao visto EB-2. Todo este processo, essas orientações e acompanhamento são oferecidos pelos nossos advogados”, destaca o advogado licenciado nos Estados Unidos, Brasil e Portugal Vinícius Bicalho, CEO da Bicalho Consultoria Legal e membro da Associação Americana de Advogados de Imigração (AILA – American Immigration Lawyers Association). 

Bicalho reforça a importância de contar com um advogado licenciado para definir e elaborar toda a estratégia do processo migratório. “O Visto EB-2 leva em consideração os planos profissionais ou o plano de negócios de acordo com o que o proponente vislumbra para atuar no país. De forma geral, a expectativa é de que todo o processo dure aproximadamente 20 meses, mas este trâmite pode ser acelerado, por exemplo, se for feito o pedido de ‘premium process’. Neste caso, o proponente pode ter aprovada a sua solicitação da petição inicial em até 45 dias, reduzindo significativamente todo o caminho em busca do green card”, completa. 

A aplicação para o Visto EB-2 é realizada ainda no Brasil e uma das etapas é a entrevista final de imigração que o candidato realiza no Consulado do Rio de Janeiro, única cidade do Brasil onde acontecem os processos de visto de imigrante. Quem já estiver nos Estados Unidos, seja com visto de estudante ou outro visto de trabalho, pode requerer um ajuste de status enquanto aguarda o green card pelo EB-2. 

“O cenário de crise econômica e política no Brasil, em contraste com o de oportunidades nos Estados Unidos, costuma contribuir para o aumento do interesse não apenas na economia americana, mas também no desejo de residir legalmente no país, internacionalizando negócios, no caso dos que possuem suas empresas, ou levando a carreira para um outro patamar, quando se trata de profissional experiente”, comenta Renato Oliviera, CEO da Be Internacional, empresa pertencente ao grupo Bicalho.  

A EMPRESA 
A Bicalho Consultoria Legal é uma empresa com ampla experiência em processos migratórios para os Estados Unidos, com escritórios no Brasil, em Portugal e nos Estados Unidos. Oferece soluções para empresas e empreendedores e profissionais liberais, que englobam assessoria jurídica, consultoria nas áreas empresarial, tributária e trabalhista, e planejamento patrimonial, auxiliando a internacionalizar negócios e carreiras. Conta com um corpo experiente e multidisciplinar de profissionais. Mais informações disponíveis no site https://bicalho.com e nas redes sociais: @bicalhoconsultoria (Instagram), @BicalhoConsultoriaLegal (YouTube) e Bicalho Consultoria Legal (Facebook).   

Diamantes apresenta a coleção Entre Laços para celebrar o Dia das Mães

Pesquisa realizada pela plataforma Opinion Box revelou que 77% dos brasileiros planejam comprar presentes para a ocasião. Entre as categorias mais procuradas para presentes do Dia das Mães, moda e acessórios lideram a lista, com 52% das respostas.

O Dia das Mães deste ano, celebrado em 12 de maio, está se aproximando, e uma pesquisa realizada pela plataforma Opinion Box revelou que 77% dos brasileiros planejam comprar presentes para a ocasião. Entre as categorias mais procuradas para presentes do Dia das Mães, moda e acessórios lideram a lista, com 52% das respostas. Beleza e cosméticos vêm logo atrás, com 49%, enquanto casa e decoração ficam em terceiro lugar, com 22%. Apenas 10% dos consumidores optam por viagens.

Em uma homenagem ao dom da maternidade, a Diamantes lança sua mais nova coleção, Entre Laços, especialmente desenvolvida para proporcionar conforto e suporte durante a gestação e no pós-parto.

De acordo com Claudênia Régia, sócia-presidente da Diamantes, a coleção Entre Laços foi criada com o objetivo de celebrar a força e a beleza das mulheres nesse momento tão especial de suas vidas. “Com uma combinação única de tecnologia e sustentação, cada peça foi cuidadosamente projetada para oferecer o máximo de conforto e bem-estar, sem comprometer o estilo e a elegância, claro.”

Características da Coleção

Disponível nas cores Melissa, que representa calmaria e afeto, e Alecrim, que encanta com sua suavidade e charme, proporcionando uma sensação de frescor e leveza.

Entre os diferenciais das peças, estão os tecidos de alta tecnologia: as peças da coleção Entre Laços são confeccionadas com tecidos de alta tecnologia, incluindo microfibra inteligente e liganete, garantindo um toque macio, leveza e secagem rápida, além de frescor e conforto durante todo o dia.

Além disso, suas rendas exclusivas, com design floral e toque macio, acrescentam um toque de elegância e sofisticação a cada peça. Os bojos anatômicos oferecem conforto e encaixe perfeito para os seios, garantindo o suporte necessário durante a gestação e o pós-parto.

Com o design anatômico, a modelagem original da Diamantes é concebida milimetricamente, respeitando a anatomia do corpo e vestindo os diversos biótipos com conforto e funcionalidade. Cada peça da coleção Entre Laços apresenta pingentes exclusivos e antioxidantes, símbolos do preciosismo da marca, adicionando um toque especial de elegância.

Além da qualidade premium, os produtos da Diamantes são reconhecidos por sua qualidade premium e durabilidade garantida, proporcionando conforto e estilo por muito tempo.

Seja para presentear uma mãe especial ou para se mimar durante essa fase única da vida, a Coleção Entre Laços da Diamantes é a escolha perfeita. Disponível agora em todas as lojas físicas e on-line da marca.

Sobre o Grupo Diamantes

Fundada em 2005 na cidade de Frecheirinha, no Ceará, a Diamantes é um dos maiores grupos de moda íntima do Brasil. Com uma rede de 60 mil consultoras, 5 parques industriais e mais de 50 lojas nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, o grupo abrange 6 marcas distintas. Presente em 10 estados e no Distrito Federal, são eles: Alagoas, Bahia, Ceará, Sergipe, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Piauí, Maranhão e Pará. A marca oferece produtos de qualidade, além de estimular a independência financeira de milhares de mulheres, promovendo o empreendedorismo e o protagonismo feminino. Para saber mais, acesse o site: https://diamantesl.com/ ou visite o perfil nas redes sociais: @diamantes.

Defensoria promove atendimento concentrado aos catadores de materiais recicláveis no Jangurussu

Na próxima quarta-feira, 08, a Defensoria Pública do Ceará (DPCE) realiza mais uma edição do Defensoria em Movimento, projeto itinerante da instituição que leva o atendimento aos bairros e localidades de Fortaleza e interior do Ceará. Desta vez, a carreta da Defensoria estaciona no bairro Passaré, em Fortaleza, para atender as demandas por direitos das pessoas que trabalham com materiais recicláveis da Associação de Catadores do Jangurussu. Os atendimentos começam às 8h na rua Estrada do Itaperi, 1665, no bairro Passaré, e será ampliado às pessoas que estão em situação de rua ou em condição de vulnerabilidade social, econômica ou jurídica.

A proposta é abrir o mês de maio, dedicado às pessoas que estão em situação de rua, tema da campanha nacional da Defensoria. A ação integra a campanha “A gente mora dentro da gente”, promovida pela Defensoria Pública do Ceará, que visa chamar a atenção para a rede de garantia de direitos dessa população. Nacionalmente, a Defensoria Pública promove a Campanha “Um novo presente é possível: Defensoria Pública pela superação da situação de rua” e é promovida pelo Conselho Nacional Defensores e Defensoras Gerais (Condege) e Associação Nacional das Defensoras de Defensores Públicos (Anadep).

Estarão presentes na ação do Jangurussu o Núcleo de Direitos Humanos e Ações Coletivas (NDHAC), o Núcleo de Assistência aos Presos Provisórios (Nuapp), o Núcleo de Execuções Penais (Nudep), o setor de Psicossocial, a Assessoria de Relacionamento Institucional (Arins) e a Ouvidoria Geral.

“A gente vai onde a população está. sabemos que muitos têm dificuldade de acesso a várias políticas, inclusive de locomoção, para chegar à Defensoria. É uma ação que potencializa o atendimento e amplia a garantia de direitos. É a Defensoria na rua, ao lado do povo”, enfatiza a supervisora do NDHAC, defensora Mariana Lobo.

A defensora geral, Samia Farias, reitera as palavras do Ministro dos Direitos Humanos, Sílvio de Almeida. “As pessoas em situação de rua existem e elas são valiosas para nós. Por isso, a Defensoria brasileira vai atender e fazer diagnósticos dessas pessoas em situação de rua, de forma a mitigar possíveis riscos de desatenção, exclusão e tratamento inadequado.

População em Situação de Rua – Dados do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) mostram que, no Brasil, há cerca de 281 mil pessoas em situação de rua. O grupo está exposto às violências tem dificuldade de acessar seus direitos mais básicos e é alvo constante de preconceito e discriminação por parte da sociedade.

De acordo com a Política Nacional para a População em Situação de Rua (PNPSR), considera população em situação de rua o grupo populacional heterogêneo que possui em comum a pobreza extrema, os vínculos familiares interrompidos ou fragilizados e a inexistência de moradia convencional regular. Estão em situação de rua de forma temporária ou permanente, podem ocupar as unidades de acolhimento para pernoite temporária ou como moradia provisória.

Este ano, o Governo Federal sancionou a Lei nº 14.821 que Institui a Política Nacional de Trabalho Digno e Cidadania para a População em Situação de Rua (PNTC PopRua) e tem programas de elevação de escolaridade, qualificação profissional e de promoção do acesso amplo, seguro e simplificado ao trabalho e à renda, fortalecimento e estímulo ao associativismo, ao cooperativismo e à autogestão de empreendimentos de economia solidária de pessoas em situação de rua, além de mecanismos para a criação de incentivos à contratação desta população.

Serviço:

Defensoria em Movimento

Atendimento dia 8/05

Associação de Catadores do Jangurussu

Rua Estrada do Itaperi, N° 1665, no bairro Passaré

8h às 12h

Beach Park prorroga promoção “Residentes do Ceará” até domingo

Os residentes cearenses ganharam mais uma semana para adquirir ingressos promocionais para o Aqua Park, considerado o segundo melhor parque aquático do mundo e o melhor das Américas (TripAdvisor/Travellers’ Choice, 2023). A promoção “Residentes do Ceará” foi prorrogada até o dia 12 de maio (domingo) e o ingresso, que pode ser utilizado até 12 de julho, ainda dá direito ao combo do cheeseburger ou a opção que inclui hambúrguer, batata frita e refrigerante.

Os interessados em curtir um dia inteiro de muita diversão no parque aquático podem adquirir as entradas pelo valor de R$ 149 à vista no Pix. O desconto equivale a R$ 120 no preço original do ingresso. O valor também pode ser pago no cartão de crédito por R$ 159, podendo ser parcelado em até 10x de R$15,90.

Para realizar a compra, os clientes devem portar RG e comprovante de residência no estado.

Para mais informações, é possível acessar o site oficial www.beachpark.com.br ou entrar em contato pela Central de Vendas: (85) 4012-3030.

Sobre o Beach Park

Com 38 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia de Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza/Ceará, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro.

O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park e o Beach Park Studios – estúdio de animação próprio.

Empresa distribui quase R$ 2 milhões para funcionários

Já imaginou chegar no trabalho e descobrir que ganhou um bônus de R$ 7 mil, e que este valor representa até 4 vezes o seu salário? Parece bastante irreal, principalmente se você ocupa um cargo que está fora do topo da organização, onde ficam gerentes, diretores e CEOs.

Mas aconteceu, e em uma empresa familiar de médio porte no ramo de tintas, em Cambé, no interior do Paraná. A ação inédita é da Hydronorth, que distribuiu igualmente entre os seus 192 funcionários, um resultado de R$ 1,7 milhões. E ainda é um valor extra dos bônus já entregues durante o ano, o chamado resultado extraordinário.

Não é exatamente um oásis financeiro, mas um planejamento de 5 anos, que foi colocado em prática e deu excelentes resultados. Impulsionados por um momento desafiador do mercado, e um trajeto de mais de 40 anos com políticas que focam na valorização de pessoas, Matheus Góis, dono da empresa, decidiu aproveitar a vocação e impulsionar o clima organizacional e os negócios.

Bonificar por resultados é um método comum nas maiores empresas do mundo, especialmente as de mercado aberto como Google e IFood. Mas o projeto, que ganhou o nome UAU, tem uma relação muito próxima ao propósito da organização que é “Promover vida onde estivermos”, e envolver todos como parte do negócio.

“Sempre tivemos programas internos para valorização profissional, inclusão, com políticas para as pessoas, compliance, governança. Porque acreditamos que é importante mexer com o propósito de quem está com a gente. Nosso foco foi envolver todos, não somente para fazer bem o trabalho, mas que eles entendessem que também devem fazer parte do resultado” – disse Matheus.

Cálculo

Para chegar à fórmula e expandir o bônus da gestão até o chão de fábrica, a empresa partiu de uma base crescente de bônus. Já existia há muitos anos uma meta do EBITDA, que é um dos principais indicadores utilizados na análise de empresa para medir o êxito da operação, é resultado de toda a gestão da organização, como comprar matéria prima, ter boas equipes, produtividade eficiente, vender preço adequado. A partir desse índice é feito o planejamento para o ano subsequente.

“Toda construção do orçamento tem que gerar uma meta de EBITDA, e essa é uma meta que as empresas buscam, ano após ano, sempre crescendo, sempre tentando performar. Foi quando decidimos que este seria também um balizador para compartilhas riqueza, o que é o programa UAU. Então tínhamos uma meta de venda em 2023, superamos, apresentamos um novo desafio com mais bônus, foi também superado, e colocamos então a superação da meta do desafio, onde 50% desse lucro não voltaria para empresa, mas seria dividido entre todos igualmente” – explica Góis.

O resultado desses 50%, foi de R$ 1,7 mi, o que deu, por exemplo, para os 70 trabalhadores da fábrica uma média de R$ 7.300, o equivalente a 2,6 salários de premiação. Colocar o UAU no bolso provocou uma revolução na organização, teve funcionário que comprou pacote de viagem, sapatos e roupas, marcou jantares onde nunca tinha ido, mas também os que pagaram dívidas e guardaram. Foi a oportunidade de tirar sonhos da gaveta.

“Vou comprar à vista, sem precisar de financiamento. Agradar minha mulher com um jogo de quarto novo e ainda vou conseguir guardar a outra parte do dinheiro para ir para praia” – comenta Olivio Santana. Há 8 anos como conferente de produtos, não imaginava que o esforço que a equipe fez para chegar as metas batidas, levaria a um bônus assim. “Achava que era menos, deu muito mais” – comemora.

Há mais de 20 anos Maria da Conceição Magri é operadora de máquinas, e a única mulher neste setor da fábrica, ela passou por vários momentos da organização e quando viu a oportunidade do bônus não teve dúvidas. “Conforme saia as ordens de produção, a gente trabalhava pra dar conta de entregar, um esforço pra chegar aos números, entrava mais cedo, trabalhava aos sábados, nem imaginei que ia render tanto” – disse ela

Para o departamento de recursos humanos, ações como esta transformam o clima organizacional.

“Tivemos picos de produção, o comercial acelerou e a fábrica e o administrativo responderam muito rápido, era tanto envolvimento da operação que se criou um jargão, e que mesmo agora, após o pagamento do bônus, entrou em nova fase, a do “vamos colocar o UAU no bolso em 2024”. Abrir os números para todos, mostrar as metas, mas também o que se vendia, os resultados financeiros da empresa que iam sendo alcançados mês a mês, fez com que todos se sentissem realmente parte do negócio” – lembra a coordenadora de RH, Natália Rodrigues

Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza promove o Feirão do Imposto durante o mês de maio

Durante todo o mês de maio, a Associação dos Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) estará à frente de uma iniciativa essencial para o debate e a compreensão dos impostos no Brasil: o Feirão do Imposto. Em parceria com a Confederação Nacional dos Jovens Empresários (Conaje), a AJE estará realizando uma série de eventos com o intuito de capacitar, conscientizar e engajar a comunidade empresarial e a sociedade em geral sobre a temática tributária.

O Feirão do Imposto, um evento anual consolidado, terá como objetivo levar informação para mais de 600 mil pessoas, em uma parceria junto com a Urb Mídia, levará conteúdo educacional para diversos meios de comunicação. A iniciativa acontecerá em três etapas fundamentais: 

Ação de Capacitação, Ação de Conscientização e o Dia D. Cada etapa foi cuidadosamente planejada para abordar diferentes aspectos relacionados aos impostos e sua relevância para a economia e a sociedade.

Na Ação de Capacitação, os participantes terão a oportunidade de entender a evolução histórica dos tributos, desde sua origem até suas projeções futuras, incluindo tópicos contemporâneos como o modelo IVA e blockchain. Esse momento de aprendizado será crucial para embasar as discussões e reflexões posteriores.

Já na Ação de Conscientização, a AJE, em colaboração com o Tribunal de Contas do Estado do Ceará (TCE-CE), levará iniciativas educativas, visando sensibilizar os jovens sobre a importância dos impostos e como eles influenciam diversas esferas da sociedade.

E encerrando o ciclo de atividades, o Dia D promete ser um momento de impacto, com a participação de empresas de diversos setores oferecendo produtos sem impostos. O primeiro estabelecimento confirmado foi a  Cervejaria Turatti, que oferecerá cerveja sem imposto, no dia 28 de maio. 

“O cumprimento das obrigações tributárias, principalmente no que se refere aos impostos, é um compromisso essencial de todo indivíduo. É por meio desse pagamento que cada um contribui ativamente para o financiamento das demandas coletivas, assegurando o pleno funcionamento dos serviços públicos vitais que beneficiam a comunidade como um todo. É nossa responsabilidade como cidadãos estar cientes do destino desses recursos e avaliar sua eficácia”, destaca Lucas Melo, coordenador geral da AJE.

Tiago Guimarães, coordenador de estudo e pesquisa da AJE, destaca a importância do Feirão do Imposto: “A proposta do Feirão do Imposto é educar e sensibilizar a população sobre a estrutura e o impacto dos impostos na economia e na sociedade. Através desta iniciativa, buscamos proporcionar um entendimento claro sobre como as questões fiscais e monetárias operam, fortalecendo a capacidade dos cidadãos de navegarem eficientemente neste complexo sistema. Reconhecemos a importância dos impostos, mas, alinhados com nossa política de responsabilidade social, estamos comprometidos em promover uma maior transparência e compreensão sobre a importância e o funcionamento dos nossos tributos.”

O Feirão do Imposto é uma oportunidade única para empresários, estudantes, profissionais e a comunidade em geral se envolverem em discussões construtivas e iniciativas práticas relacionadas à tributação no Brasil. A AJE convida a todos a participarem e contribuírem para uma maior compreensão e conscientização sobre esse tema tão relevante para o desenvolvimento do país.

Sobre a AJE

Fundada em 1989, a Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE)  foi a primeira associação desse tipo no País. É uma instituição apartidária e sem fins lucrativos, que trabalha pelo desenvolvimento socioeconômico do Estado do Ceará. Entre os objetivos da entidade estão disseminar a cultura empreendedora, a capacitação dos empresários e estimular o exercício da cidadania. 

A instituição realiza ações de capacitação, inovação e tecnologia, voltadas para seus associados. Também participa de projetos socioambientais, como o Projeto Pivetes em Ação, em parceria com o Instituto Favelar, e realiza ações ambientais, como o Dia de Limpeza de Praias e o Feirão do Imposto de Renda, que a entidade participa anualmente.