85% da população do Nordeste percebe aumento no preço dos alimentos, aponta pesquisa

Levantamento realizado no mês de julho mostra que a alta é sentida principalmente por mulheres, jovens e população com maior nível de escolaridade

Brasil, setembro de 2025 – Uma pesquisa realizada pela Alfa Inteligência, que acaba de ter seus dados divulgados, revelou que a grande maioria da população nordestina percebeu o aumento no preço dos alimentos consumidos no dia a dia. Segundo o levantamento, realizado durante o mês de julho, 85% dos entrevistados afirmaram sentir alta nos últimos meses, sendo que 67% acreditam que os preços aumentaram muito e 18% que aumentaram um pouco. Apenas 5% disseram que os preços diminuíram.

O estudo foi conduzido de forma presencial em 130 cidades da região Nordeste. Foram entrevistadas 2.404 pessoas com 16 anos ou mais. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%.

A pesquisa mostrou variações significativas na percepção da inflação dos alimentos:

·                  Mulheres são mais sensíveis ao aumento (74%) do que os homens (60%);

·                  Entre os jovens de 16 a 24 anos, 73% relataram sentir a alta, enquanto no grupo de 60 a 69 anos esse percentual caiu para 56%;

·                  Pessoas sem instrução formal apresentaram menor percepção (58%), enquanto aqueles com ensino médio e superior atingiram índices de até 72%;

·                  Do ponto de vista religioso, a percepção foi de 78% entre evangélicos e 63% entre católicos.

Para o CEO da Alfa Inteligência, Emanoelton Borges, os dados refletem o peso da desigualdade social na percepção do aumento do custo de vida. “Quando 85% da população afirma sentir a alta dos alimentos, isso não é apenas uma estatística — é um retrato da realidade dura das famílias brasileiras, especialmente das mais pobres. A comida, que deveria ser um direito básico, está se tornando cada vez mais cara e inacessível”, avalia.

Para Borges, a pesquisa mostra é que a percepção da alta dos preços não é apenas um dado econômico, mas uma questão social. “Quando a maioria da população, sobretudo mulheres e jovens, afirma sentir o peso da inflação dos alimentos, estamos falando de impacto direto na mesa das famílias. Isso reforça a urgência de políticas públicas que priorizem o poder de compra da população e a valorização da renda, para que o acesso à comida de qualidade não dependa apenas da condição econômica de cada um”, destaca.

Metodologia

A coleta de dados foi feita por meio de entrevistas presenciais com questionários estruturados, conduzidas por uma equipe treinada da Alfa Inteligência. As respostas foram enviadas em tempo real via 3G para a base da empresa e tratadas com softwares estatísticos adequados. Para garantir a qualidade dos dados, houve checagem de no mínimo 20% das entrevistas e supervisão virtual, que registrou o tempo de duração, horário da aplicação e análise de áudios quanto à fidelidade do questionário e abordagem do pesquisador.

Para mais informações, acesse: www.alfainteligencia.com.br.

Matercol investe R$ 20 milhões e fortalece atuação nacional no mercado de EPIs

Com mais de 45 anos de trajetória empresarial, a Matercol inicia uma nova fase marcada por modernização, ampliação de serviços e reposicionamento estratégico. Reconhecida no mercado pela tradição e credibilidade, a companhia cearense decidiu concentrar sua atuação no segmento de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), área em franca expansão no Brasil.

O reposicionamento contou com um investimento de R$ 20 milhões, destinado à ampliação da estrutura física, modernização de processos e implementação de soluções tecnológicas próprias. Localizada em um ponto estratégico da Rodovia BR-116, em Fortaleza, a nova sede garante fácil acesso a clientes e fornecedores, favorecendo uma logística ágil e eficiente, capaz de atender demandas de diferentes portes em todo o território nacional.

Entre os diferenciais competitivos da Matercol está o software exclusivo de gestão de entrega e registro de EPIs, que possibilita rastreabilidade completa, controle de estoque em tempo real e conformidade com as normas de segurança do trabalho. A ferramenta digital representa um salto em inovação no setor, oferecendo às empresas maior transparência e segurança no gerenciamento de equipamentos.

Além da tecnologia, a companhia aposta em um portfólio diversificado de produtos e em uma estrutura de armazenagem moderna, capaz de responder rapidamente a pedidos em grandes volumes. A combinação entre localização privilegiada, logística estruturada e inovação tecnológica fortalece o posicionamento da Matercol como referência em soluções para empresas que buscam qualidade, agilidade e confiabilidade em segurança do trabalho.

“A Matercol vive um momento de renovação e crescimento. Nosso propósito é ir além da venda de produtos, entregando soluções completas que unem tecnologia, qualidade e eficiência. O mercado de EPIs exige agilidade e responsabilidade, e estamos preparados para ampliar nossa presença nacional com serviços que realmente fazem diferença no dia a dia das empresas”, afirma Gustavo Torres, CEO da Matercol.

A nova fase reforça o compromisso da Matercol com o desenvolvimento do setor de segurança do trabalho no Ceará e no Brasil, consolidando a marca como parceira estratégica para companhias que valorizam a proteção e o cuidado com a vida.

Serviço

Matercol – Sede

Endereço: Rodovia BR-116, n. 1883 – Fortaleza/CE

Instituição celebra legado jurídico com entrega da Medalha Agerson Tabosa

Solenidade reúne autoridades do Direito, da gestão público e do meio acadêmico em homenagem a personalidades

O UNI7 – Centro Universitário 7 de Setembro realiza, no dia 11 de setembro, às 19h, a outorga da Medalha Agerson Tabosa. A homenagem é concedida a personalidades que se destacam na área jurídica e em serviços relevantes à sociedade. A solenidade acontece no auditório da Instituição de Ensino Superior (IES) e reúne autoridades do Judiciário, da advocacia, da gestão pública, dos direitos humanos e do meio acadêmico.

Entre os homenageados estão o desembargador Heráclito Vieira, presidente do Tribunal de Justiça do Ceará; e a advogada Christiani Leitão, presidente da OAB Ceará. Também recebem a honraria a conselheira do Tribunal de Contas do Estado, Onélia Santana; a defensora pública geral do Estado, Sâmia Costa Farias; e o diretor-geral do Detran Ceará, Waldemir Catanho.

A lista de personalidades ainda contempla a secretária de Direitos Humanos do Estado e membro do Ministério Público, Maria do Perpétuo Socorro; o secretário de Justiça e Cidadania, junto ao Governo do Estado do Ceará, Hélio das Chagas; o professor da UnB e egresso da UNI7, Edvaldo Moita; a reitora da UNAMA, Betânia Fidalgo Arroyo; e o coordenador do Mestrado em Direito da UNI7 e juiz federal, João Luís Nogueira Matias.

“A homenagem reforça o nosso compromisso com o reconhecimento de trajetórias que contribuem para a excelência do Direito e a defesa dos valores democráticos. Ao valorizar nomes de destaque, a UNI7 estimula o diálogo entre diferentes gerações de profissionais e o fortalecimento das instituições públicas. O ato também simboliza a valorização do papel social da Justiça e da educação jurídica no desenvolvimento da sociedade”, afirma Vânia Lopes, reitora da IES.

A programação inclui a formação da mesa diretiva, a entrega das medalhas e a palestra do professor Marcelo Neves, com o tema “Autoperiferização da Teoria do Direito: o caso brasileiro”. O evento é uma oportunidade de reencontro entre ex-alunos, professores e profissionais que tiveram trajetórias marcadas pela convivência acadêmica com o professor Agerson Tabosa.

SOBRE AGERSON TABOSA

Doutor em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (1979) e mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1973), Agerson Tabosa Pinto foi professor-titular da Universidade Federal do Ceará (onde foi diretor) e da Faculdade 7 de Setembro (onde lecionou até sua morte, em 2011). Na UNI7, lecionou as disciplinas de Direito Romano e Sociologia, com livros e artigos publicados na área.

IDM é finalista do Prêmio FGV de Responsabilidade Social

Instituto Dragão do Mar concorre na categoria Cultura da Paz com o projeto Travessias Culturais

O Instituto Dragão do Mar (IDM) está entre os finalistas do Prêmio FGV de Responsabilidade Social, na categoria Cultura da Paz, com o projeto Travessias Culturais. A premiação é um dos destaques da 4ª edição do Seminário de Responsabilidade Social, promovido pelo Fórum de Responsabilidade Social da FGV Conhecimento, com apoio da Aegea, da Globo e do Instituto Iter. O evento será realizado nos dias 29 e 30 de setembro, na sede da Fundação Getulio Vargas (FGV), no Rio de Janeiro.

Considerada uma das principais iniciativas do país na área, o prêmio reconhece práticas exemplares voltadas à melhoria da qualidade de vida de populações vulneráveis, em seis eixos: educação; arte e cultura; esporte comunitário; saúde; meio ambiente e saneamento; e cultura da paz. “Estar entre os finalistas do Prêmio FGV de Responsabilidade Social com o projeto Travessias Culturais é um reconhecimento nacional da força transformadora da cultura no Ceará e da participação do IDM no amplo papel da cultura em nossa sociedade. Estamos trabalhando para fazer a nossa parte. Travessias mostra que é possível enfrentar desigualdades e prevenir a violência a partir da arte e da cidadania, colocando o Estado e instituições comprometidas como referência em inovação social no país”, disse Rachel Gadelha, diretora-presidente do IDM.

O projeto Travessias Culturais é uma iniciativa do IDM em parceria com o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI), do Ministério da Justiça e Segurança Pública. O projeto oferece acompanhamento sociocultural de até um ano a adolescentes e jovens que passaram por medidas socioeducativas ou que estão em situação de risco. Realizado em Fortaleza e Crato, no Ceará, a ação se divide em três etapas: mapeamento e cadastramento de 60 jovens vulneráveis; fortalecimento de trajetórias por meio de oficinas de direitos humanos, cursos de arte e cultura, visitas mediadas e encaminhamentos para redes de proteção; e iniciação profissional, com uma mostra cultural que é apresentada à comunidade.
“O Travessias Culturais reafirma a cultura como direito e como ferramenta de proteção social. Ao acompanhar jovens de pós-medidas socioeducativas e em situação de vulnerabilidade, o projeto cria caminhos para o acesso à arte, ao pertencimento e as políticas públicas visando a construção de um futuro mais digno e seguro para todos”, ressalta Vita Saraiva, coordenadora de Cidadania Cultural do IDM.
Sobre o Instituto Dragão do Mar

O Instituto Dragão do Mar é uma organização social (OS) de sociedade civil, sem fins lucrativos, com 27 anos de atuação no campo cultural do Ceará e atua em parceria com o Governo do Estado, especialmente com a Secretaria de Cultura, maior e mais antiga parceira da instituição.

A OS é especialista na gestão de experiências de formação e fruição cultural em artes, patrimônio e memória, gastronomia social, esporte e meio ambiente e, atualmente, faz a gestão de 17 espaços e equipamentos públicos, em parceria com o Governo do Ceará, sendo cinco no interior do estado.

Leoni é anunciado como show principal do Festival Fenacce 2025

Cantor e compositor apresenta o show “Baladas Sortidas”, com sucessos da carreira e releituras de Cazuza, Raul Seixas, Djavan e outros grandes nomes da música brasileira

A 7ª edição do Festival Fenacce, que será realizada de 9 a 14 de setembro, no Centro de Eventos do Ceará, anuncia Leoni como atração principal da programação musical. O show está marcado para o sábado, 13, às 19h, quando o cantor e compositor sobe ao palco principal do festival com o espetáculo Baladas Sortidas. No repertório, o artista apresenta sucessos da carreira solo, releituras de clássicos da música brasileira e canções eternizadas nas vozes de parceiros como Paula Toller, Cazuza e Raul Seixas. A entrada para o Festival Fenacce será mediante a doação de 2 kg de alimentos não perecíveis.

No palco, Leoni promete surpreender com um repertório que vai além dos grandes hits que marcaram sua trajetória – como “Garotos II”, “Só pro meu prazer”, “Por que não eu?” e “Os outros”. O artista também traz releituras de composições emblemáticas de nomes como Djavan “Lilás”, Herbert Vianna “Tendo a Lua” e Marina Lima e Antonio Cicero “Charme do Mundo”. 

Durante os seis dias de evento, Fortaleza receberá uma programação diversificada que reunirá palestras, workshops, oficinas, gastronomia, artesanato de todo o país e muita música. Além do show de Leoni, o público poderá conferir apresentações de oito artistas selecionados para o palco principal e pocket shows de talentos locais. 

Sobre o Artista

Com mais de 40 anos de carreira, sete discos de ouro e cerca de 200 canções gravadas, Leoni é um dos grandes nomes da música brasileira. Fundador do Kid Abelha e dos Abóboras Selvagens em 1983, destacou-se como compositor de sucessos que marcaram gerações. Após deixar a banda em 1986, fundou os Heróis da Resistência e, desde 1993, trilha uma sólida carreira solo. Além da música, Leoni é escritor, com quatro livros publicados.

O espetáculo Baladas Sortidas reforça essa trajetória marcada pela versatilidade e reinvenção. O show é uma celebração da música pop brasileira e da sensibilidade artística do cantor. O repertório mescla músicas do EP homônimo, que inclui parcerias com Frejat, Cazuza, George Israel e Zélia Duncan, a sucessos consagrados de sua carreira.

Acompanhado pela banda Outro Futuro, formada por Antonio Leoni (violão, guitarra e voz), Carol Mathias (baixo, teclado e voz), Gustavo Corsi (guitarra) e Lourenço Monteiro (bateria e voz), o artista retorna também às origens, assumindo novamente o baixo em várias canções. A concepção do espetáculo traz ainda a marca feminina, com direção de Luciana Fregolente e projeto de iluminação assinado por Olívia Munhoz.

Com sua presença carismática e arranjos envolventes, Leoni promete transformar o palco do Festival Fenacce em um mosaico vibrante de emoções, fazendo da edição 2025 um marco na memória musical de Fortaleza. 

Festival Fenacce

O Festival Fenacce é realizado pela A&M Promoções e Eventos e promovido pelo Instituto Ideias e Sindiventos Ceará. O evento é patrocinado pela Companhia de Gás do Ceará (Cegás), Sebrae Nacional, Sistema Fecomércio Ceará, por meio do Sesc e do Senac, Banco do Nordeste e pelo Governo Federal, por meio do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços. O festival conta com o apoio do Governo do Estado do Ceará, por meio das Secretarias de Cultura, de Proteção Social, CeArt e Mecenas no Ceará; além da Prefeitura Municipal de Fortaleza, do  Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte e também do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB), do Governo Federal.

Serviço:

Festival Fenacce

Local: Centro de Eventos do Ceará – Av. Washington Soares, 999 – Edson Queiroz

Data: 09 e 14 de setembro 

Entrada Solidária: doação de 2 kg de alimentos 

Redes sociais:  www.fenacce.com.br e @fenacce. 

Inscrições para a 15ª edição do Mestrado em Economia e Ciência do Café Ernesto Illy vão até o dia 15

Criado pela illycaffè e pela Fundação Ernesto Illy, o Mestrado em Economia e Ciência do Café Ernesto Illy, que combina conhecimentos de diversas áreas relacionadas ao café – do cultivo à xícara, está com inscrições abertas até 15 de setembro.

Voltado para jovens com diploma de bacharel ou equivalente nas áreas científico-tecnológica e humanística-social, o programa conta com treinamento abrangente sobre a cultura do café, o valor social do consumo de café e sobre a cultura de países produtores de café, como o Brasil. E tem como objetivo oferecer uma formação acadêmico-profissional específica, abordando os aspectos biológicos, agronômicos, tecnológicos e econômicos do café, com foco em qualidade, sustentabilidade e ética, seguindo o legado de Ernesto Illy.

O curso, que soma mais de 430 horas de aulas ministradas por 60 instrutores em formato híbrido, inicia em janeiro de 2026, com aulas online e, a partir de maio, as atividades presenciais passam a ocorrer na Itália. O programa finaliza com o desenvolvimento de um projeto que aborda um dos temas estudados ao longo do curso.

Desde sua criação, o Mestrado Ernesto Illy já formou mais de 270 pessoas de mais de 30 países, fortalecendo o conhecimento técnico e ético ao longo da cadeia de valor do café. Os graduados tornam-se agentes de transformação, promovendo a qualidade sustentável do café e os princípios que definem a atuação da illycaffè.

Para inscrições e mais informações, envie um e-mail para: master@illy.com

***

Aillycaffè é uma empresa familiar italiana, fundada em Trieste em 1933, que sempre teve como missão oferecer o melhor café ao mundo. Produz exclusivo blend de café 100% Arábica, composto por 9 das melhores seleções de Arábica do mundo, com um olhar constante para a inovação. A empresa seleciona apenas 1% dos melhores grãos de café Arábica. Todos os dias, mais de 10 milhões de xícaras de café illy são servidas em cafés, restaurantes e hotéis, em lojas próprias, em casa e no escritório, em mais de 140 países ao redor do mundo, nos quais a empresa está presente através de subsidiárias e distribuidores.

Desde sua fundação, a illycaffè orientou as suas estratégias para um modelo de negócio sustentável, compromisso que reforçou em 2019 ao adotar o estatuto de Benefit Company e em 2021, tornando-se a primeira empresa italiana de café a obter a certificação internacional B Corp. Tudo o que é “made in illy” tem a ver com beleza e arte, os princípios fundamentais da marca, desde seu logotipo, desenhado pelo artista James Rosenquist, até as xícaras illy Art Collection decoradas por mais de 135 artistas internacionais, ou máquinas de café desenhadas por designers de renome internacional.

Com o objetivo de difundir a cultura da qualidade junto a produtores, baristas e amantes do café, a empresa desenvolveu a sua Università del Caffè, que hoje em dia organiza cursos em 24 países de todo o mundo. Em 2024, a empresa registrou um volume de negócios de 630 milhões de euros. A rede de marca única illy tem 157 pontos de venda em 28 países.

FONDAZIONE ERNESTO ILLY

Fundada em 30 de outubro de 2008, a Fondazione Ernesto Illy é uma fundação corporativa criada para honrar, promover e preservar o legado de seu homônimo. Presidida por Anna Illy, a Fundação reflete os valores e a visão de Ernesto Illy, tendo a ética como princípio fundamental – orientando as atividades humanas e promovendo um senso de responsabilidade para com a natureza e a humanidade.

A Fundação cumpre sua missão promovendo a filosofia de Ernesto Illy por meio de iniciativas em pesquisa científica e inovação, educação e divulgação, e desenvolvimento de projetos de sustentabilidade e filantropia focados na cadeia de abastecimento do café. Suas atividades se concentram principalmente na exploração científica, cultura do café e treinamento para produtores e partes interessadas da cadeia de abastecimento.

Um foco significativo é dado à pesquisa agronômica por meio de iniciativas como os projetos Agricultura Virtuosa e Colóquios Ernesto Illy. Esses esforços visam apoiar os países produtores de café e os agricultores, melhorar as condições de vida e explorar soluções inovadoras para as culturas de café do futuro. Além disso, a Fundação enfatiza a educação por meio de programas como o Mestrado em Economia e Ciência do Café, capacitando indivíduos a contribuir de forma significativa para o setor cafeeiro global.

Entrevista de emprego sem mistério: comunicação que abre portas

Especialista revela dicas práticas para se sair bem e transmitir confiança em processos seletivos.

A entrevista de emprego permanece como um dos momentos mais estratégicos de qualquer processo seletivo. Para além da análise técnica do currículo, a forma como o candidato se comunica e se posiciona é frequentemente determinante para o resultado da seleção.

De acordo com Jorge Andrade, escritor e fundador da ALL IN – escola de comunicação, a comunicação consciente é um diferencial competitivo. “O candidato precisa compreender que o recrutador avalia muito mais do que as respostas objetivas. Clareza, empatia e segurança são fatores que transmitem maturidade profissional e credibilidade”, afirma.

O especialista ressalta ainda a importância do preparo prévio. “Pesquisar sobre a empresa, conhecer seus valores e alinhar o discurso ao perfil da vaga demonstra interesse e aumenta a confiança transmitida ao entrevistador”, explica Andrade.

A postura corporal também deve ser considerada. “Gestos moderados, contato visual adequado e uma postura firme reforçam a imagem de profissionalismo. A comunicação não verbal tem impacto direto na percepção de competência”, pontua.

Outro aspecto fundamental, segundo Jorge Andrade, é a escuta ativa. “A entrevista é um espaço de diálogo. Saber ouvir, evitar interrupções e responder de maneira objetiva evidencia respeito e inteligência emocional, atributos valorizados pelas organizações”, destaca.

Por fim, Andrade enfatiza a relevância da autenticidade. “Não há necessidade de construir uma imagem artificial. O equilíbrio entre preparo, assertividade e naturalidade é a chave para conquistar boas oportunidades”, conclui.

Sobre a ALL IN

Fundada pelo casal de empreendedores Jorge e Patrícia Andrade, a ALL IN nasceu em Camaçari, na Região Metropolitana de Salvador, com o objetivo de preencher uma lacuna no mercado. A escola de comunicação oferece treinamentos que vão além da oratória, com foco na conscientização, no propósito e no desenvolvimento integral de cada pessoa. A instituição atende empresas e profissionais que buscam aprimorar sua performance, fortalecer a liderança e construir conexões de qualidade no ambiente corporativo.

Serviço

ALL IN Oratória Campeã

Mais informações: https://www.oratoriacampea.com.br/

Instagram: @oratoriacampea

WhatsApp: (71) 99914-0333

Uso da Inteligência Artificial se consolida em startups e chega com força ao ambiente corporativo

Levantamento do Sebrae Startups em parceria com a ACE Ventures revela que 78% das startups nacionais já utilizam algum tipo de solução baseada em IA em sua rotina. O estudo, que ouviu cerca de 900 empreendedores com faturamento entre R$360 mil e R$300 milhões anuais, mostrou ainda que 65% dessas empresas alcançaram ganhos de crescimento e eficiência operacional após adotarem a tecnologia.

Dentre as aplicações, a análise de dados aparece como a principal frente (27,4%), seguida pela automação de processos (24,8%), otimização do marketing (18,5%) e personalização da experiência do usuário (16,4%). Ao mesmo tempo, obstáculos permanecem no caminho. A carência de profissionais capacitados foi apontada por 25,55% das startups, enquanto 22,43% citaram o alto custo de implementação.

No entanto, a tecnologia pode ser uma saída para os percalços enfrentados. Em palestra realizada no Innovation Horizon, evento realizado no NINNA Hub, Raphael Albino, professor e consultor ex-Nubank, ressaltou que a presença das IAs durante a jornada do colaborador pode tornar processos mais ágeis e assertivos, inclusive na admissão e desligamento. 

“Uma jornada é composta por diferentes etapas, indo da atração e seleção até o processo de saída. Durante essa trajetória, algoritmos e softwares podem ser aliados do gestor, trazendo eficiência para os processos. Por exemplo, se um líder está em dúvida sobre como gerar ou levar um feedback para um liderado, o uso e diálogo com a IA generativa sobre aquela situação, pode ser um ótimo instrumento para balizar suas ações e ter uma conversa mais assertiva com o colaborador”, explica. 

Para Gabriella Purcaru, COO do Ninna, o papel do hub é contribuir para que empresas tornem a inovação mais estratégica e prática. “Nosso trabalho também consiste em apoiar organizações a estruturarem ou potencializarem seus núcleos de inovação, conectando-as a tecnologias emergentes e a startups que já aplicam soluções como a inteligência artificial. Além disso, o Ninna contribui ao proporcionar um ambiente de discussão e troca sobre o uso dessas tecnologias, como aconteceu no Innovation Horizon. Esse tipo de encontro acelera a curva de aprendizado e amplia as chances de gerar impacto e resultados mais consistentes dentro das corporações”, afirma.

Sobre o NINNA Hub

O Núcleo de Inovação e Novos Negócios Aplicados, NINNA Hub, é um dos principais hubs de inovação do Ceará, gerando conexões e negócios entre os quatro atores do ecossistema de inovação: grandes empresas, startups, investidores e academia.

A atratividade para investidores também se intensificou. Seis em cada dez empreendedores afirmam que o uso de IA aumentou o interesse de fundos e aceleradoras em seus negócios. O movimento é puxado por setores como educação, serviços financeiros, tecnologias verdes e agronegócio, que estão entre os mais avançados no uso das ferramentas.

Nesse cenário, iniciativas institucionais também ganham relevância. O governo federal anunciou o Plano Brasileiro de IA, prevendo investimentos de R$23 bilhões nos próximos quatro anos, um indicativo de que o tema deve se consolidar como pauta estratégica para todo o setor produtivo.

Salmo Ribeiro assume a direção da Band Ceará e reforça compromisso da emissora com inovação e relevância regional

Executivo traz mais de 30 anos de experiência em comunicação e gestão para fortalecer a emissora no estado
Com mais de três décadas de experiência em comunicação, vendas e gestão estratégica, Salmo Ribeiro é o novo diretor da Band Ceará. Sua chegada marca uma etapa importante no processo de evolução da emissora no estado, fortalecendo o compromisso do Grupo Bandeirantes com a inovação, a valorização do mercado regional e a proximidade com o público cearense.

Formado em Jornalismo pelo UniCEUB (DF) e com pós-graduação em Administração e Marketing pela ESAD, Salmo construiu uma trajetória sólida em grandes veículos de comunicação do Brasil e do exterior. Atuou como gerente comercial do Correio Braziliense, da TV Bandeirantes Brasília, da Rádio Band News FM Brasília e da TV SBT Brasília. Internacionalmente, teve passagem de destaque como diretor comercial da TV Zimbo, em Angola, onde implantou a política comercial da emissora e participou ativamente da criação e produção de programas.

Nos últimos anos, esteve à frente da área comercial da Rádio Jovem Pan Brasília, além de atuar como consultor credenciado do Sebrae Nacional, contribuindo com o desenvolvimento de planos estratégicos de comunicação e marketing em diversos setores. Também se consolidou como palestrante e consultor de equipes comerciais em todo o Brasil, levando sua expertise em vendas e gestão de mídia a diferentes empresas.

“Recebi com muito orgulho o convite do Grupo Bandeirantes, uma emissora reconhecida nacional e internacionalmente. Estou entusiasmado em somar forças com a equipe da Band Ceará e contribuir para que possamos mostrar, cada vez mais, a relevância da TV Bandeirantes. Nosso maior objetivo é fazer com que o público cearense se reconheça na nossa tela”, destacou.

Com sua vasta experiência e perfil estratégico, o novo diretor chega com a missão de ampliar a presença da Band no mercado publicitário, fortalecer os conteúdos locais e consolidar a emissora como referência de credibilidade, audiência e conteúdo no estado. Segundo Salmo Ribeiro, os próximos passos serão focados em construir essa relevância em parceria com o time da emissora:

“Queremos que as pessoas assistam à Band e digam: ‘eu me vejo aqui’. Esse é o maior desafio, mas também a maior motivação: levar uma programação que expanda a credibilidade, que amplie a audiência e que se conecte com a vida real dos cearenses”.

A chegada de Ribeiro foi celebrada e acompanhada pelo Diretor de Rede e Expansão da TV Band Norte & Nordeste, Diego Trajano, que reforçou o protagonismo do Ceará dentro da estratégia nacional do Grupo Bandeirantes: “A Band tem especial atenção em como fazer o Norte e o Nordeste brilharem na grade nacional. O Ceará possui grande protagonismo nesse movimento. Um trabalho consistente já foi iniciado, e agora o Salmo chega para elevar ainda mais esse patamar” , afirmou.

Jeep apresenta o Novo Commander ao lado de Selton Mello

Campanha traça um paralelo entre a versatilidade do Novo Jeep Commander e a trajetória multifacetada do renomado ator e diretor brasileiro

O Jeep® Commander sempre foi sinônimo de versatilidade. Agora, essa essência ganha uma nova história com a chegada da campanha estrelada por Selton Mello, um dos artistas mais completos do país.

Com humor afiado e autenticidade pulsante, Selton traça um paralelo entre sua própria trajetória e a do novo Commander: múltiplos, adaptáveis e prontos para qualquer cenário. Nos palcos, nas telas ou nas trilhas, cada versão carrega um novo enredo. A campanha foi criada pela Fbiz.

“O Novo Jeep Commander conquistou os clientes por sua versatilidade a todos os tipos de usos, seja na cidade, nas estradas ou no off-road, sendo um veículo presente no dia a dia dos brasileiros. Quando associamos o modelo ao ator Selton Mello, um artista reconhecidamente versátil e capaz de interpretar múltiplos personagens e executar múltiplas atividades – como produtor, escritor e etc – entendemos que a conexão seria imediata”, pontua Alessandra Souza, Vice-Presidente de Marketing & Comunicação de Marca da Stellantis para a América do Sul. “O Novo Jeep Commander, da mesma forma que o Selton Mello, representa o brasileiro e sua capacidade de se adaptar e se destacar em vários momentos”, completa Alessandra.

Produzido no Brasil, o Jeep Commander mostra no filme todos os atributos que conquistaram o país. O SUV é o mais versátil da categoria, único com três motorizações que atendem aos desejos de cada consumidor. O Hurricane 2.0T, entrega 272 CV de potência, enquanto o Multijet 2.2 turbodiesel possui 200 CV e o consagrado motor T270 turboflex oferece 176 CV.

Com direção de Barbara Sassen e Nate Rabelo (o duo We Are Magnolias) e produção da Mercuria, o filme aposta em uma linguagem cinematográfica para destacar a versatilidade do modelo. Enquanto Selton dirige o novo Commander por diferentes cenários, revisitamos algumas de suas facetas mais marcantes: ator, músico, diretor e até mesmo “vilão”, em cenas que transitam entre o real e o fantástico.

A assinatura reforça a essência da campanha: “Novo Jeep Commander. O Jeep que aguenta todas as suas versões.”

Assista aqui: https://youtu.be/QbceG93M4N4

“Queríamos um filme que misturasse humor, sofisticação e um olhar de cinema. O carro acompanha as pessoas em diferentes versões do dia a dia, do trabalho à aventura. E ninguém traduz melhor essa ideia que o Selton: um artista completo, que o Brasil viu trilhar caminhos múltiplos com profundidade e autenticidade. A combinação perfeita para contar essa história.”, comenta Filipe Matiazi, VP de Criação da Fbiz.

A campanha tem desdobramentos em TV, redes sociais, mídia impressa, OOH nos principais aeroportos do país, além de shoppings, outlets, assim como edifícios comerciais e residenciais. O conteúdo também estará disponível em bancas e abrigos de ônibus. 

Há ainda o destaque para uma série de filmes digitais sobre os features do Novo Jeep Commander, cocriados por Selton Mello, inspirados na cobertura espontânea que ele mesmo fez em suas redes sociais dos bastidores da jornada de “Ainda Estou Aqui” no Oscar e no Globo de Ouro.

Ficha Técnica

Cliente: Jeep
Produto: Commander

Agência: Fbiz
Título: Selton Mello em todas as suas versões.

CEO: Fernanda Tedde

Vice-Presidentes de Criação: Filipe Matiazi e Carla Cancellara
Direção de Criação: Rodrigo Guimarães
Criação: Filipe Matiazi, Rodrigo Guimarães e Carla Cancellara

Direção de Conteúdo: Vanessa Vieira

Conteúdo: Camila Alves, Lara Lages 

Atendimento: Janaina Luna, Ygor Attie, Renan Rios e Rafaela Bueno. 

Mídia Fbiz:  Larissa Ribeiro, Danilo Pizardi, Débora Barbosa, Aline Damasceno, Giovanni Oliveira, Tammy Nassar, Luana Oliveira, Millena Silva, Emely Anjos.

Mídia Essence Mediacom: Laressa Beringer, Caroline Andrade, Paulo Garcia, Igor Januário, Gabrielly Cardoso, Matheus Kolarik, Aline Costa, Maria Andrade, Marina Kempenich e Marina Nunes

Planejamento: Eduardo Cabral, Thiago Neves, Ive Dionísio

Projetos: Patricia Rogoski e Alaide Caires
Aprovação Cliente: Sebas Gimenez, Alessandra Souza, Ana Brant, Cely Cordeiro Commanducci e Gisele Neumann
RTVC: Fabiano Beraldo, Patricia Mota, Luana Trentin

PR: Otávio Almeida

Produtora: Mercuria

Direção: We are Magnolias

Direção Executiva: Marcella Féo

Produção Executiva: Caroline Pivato

Assistente de Produção Executiva: Bárbara Matsuda

Coordenação de Produção: Juliana Salviano

Assistente de Coordenação: Ana Ocampos

Assistência Criativa: Victória Zolli 

Direção de Fotografia: Diego Martin Robaldo

Direção de Arte: Jaqueline Ramieli 

1ª Assistente de Direção: Marina Conde

2ª  Assistente de Direção: Kenia Anjo

Direção de Produção: Felipe Rayol

Produção de Objetos: Marystela Baiôco

Figurino: Carolina Lobato 

Direção de Elenco: Gabi Guimarães

Maquiagem: Gabi Castro

Chefe de Maquinária: Vítor César Ferreira Réis (Vitão)

Chefe de Elétrica: Fabio Roberto da Conceição

Staff Selton

Maquiagem: Marcos Padilha

Figurino: Patricia Zuffa

Pós-Produção: Mosh Post 

Coordenação de Pós-Produção: Troop Post

Montador: Victor Cohen

Color: Acauan Pastore

Produtora de áudio: Jamute

Produção executiva de som: James Feeler

Produção musical: James Feeler e Charly Coombes

Engenharia de som: Otávio Bertolo, Fernanda Galetti, Marcelo Filho e Eduardo Barbosa

Coordenação: Julianna Zuppo, Ana Cordeiro e João Piccoli

Atendimento: Hingrit Nitsche e Carol Oliveira