Pacientes bariátricos arrecadam quase 2 toneladas de alimentos e beneficiam instituições em Fortaleza

Quase duas toneladas de alimentos foram arrecadados e doados a famílias e projetos sociais de Fortaleza graças à corrente solidária de pacientes bariátricos que participaram da 5ª edição do evento esportivo  BariMov, que aconteceu em julho, na pista de atletismo da Universidade de Fortaleza (Unifor). Idealizado pelo cirurgião bariátrico Paulo Campelo, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM) – Capítulo Ceará, o evento reforça que saúde e impacto social podem caminhar juntos.

A doação é resultado direto da proposta do evento: cada quilo perdido pelos pacientes desde a cirurgia bariátrica é convertido em um quilo de alimento. “Tivemos nesta edição uma marca histórica de arrecadação e isso nos deixa muito satisfeitos e orgulhosos de ver nossos pacientes se empenharem não só em perder peso, mas em também praticar a solidariedade”, pontua Dr. Paulo Campelo. 

Os alimentos arrecadados começaram a ser distribuídos ao Lar de Clara, Casa de Nazaré, Associação Voar, Projeto Tô de Olho, Força Falcão de Atletismo e Projeto Agente Varejista, instituições que desenvolvem trabalhos essenciais na capital. 

Obesidade em pauta

O BariMov reforça a necessidade de enfrentar a obesidade, que atinge mais de 25% da população adulta brasileira, segundo o Ministério da Saúde. Em Fortaleza, o cenário é ainda mais preocupante: 31% das mulheres são obesas, o que coloca a capital como a cidade com maior índice entre o público feminino no país.

Para o Dr. Paulo Campelo, é fundamental reforçar o papel da cirurgia bariátrica como parte de um processo mais amplo. “É importante compreender que a cirurgia não é um atalho, mas uma ferramenta dentro de um plano maior, que exige reeducação, acompanhamento e apoio contínuo. O BariMov reforça exatamente isso: ninguém está sozinho nessa caminhada”, conclui.

Curso de Palhaçarias e Comicidades é destaque em formação na Vila das Artes

Programação também inclui oficinas, cursos formativos e eventos gratuitos de 4 a 10 de agosto

A Vila das Artes, equipamento da Prefeitura de Fortaleza, vinculado à Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor) e gerido em parceria com o Instituto Cultural Iracema (ICI), divulga sua programação gratuita da semana de 4 a 10 de agosto, com oficinas, eventos e inscrições abertas para cursos e editais nas áreas de artes visuais, música, circo e teatro.

Uma das novidades da semana é o lançamento do edital para a 4° turma do Curso de Palhaçarias e Comicidades, da Escola Pública de Circo. Com inscrições abertas até 15 de agosto, a formação tem foco nas dimensões técnica, artística e teórica da comicidade e das artes da palhaçaria.

A programação inclui a oficina Corpo em Foco, com Lila Almeida, promovida pela Escola Pública de Artes Visuais, além de dois eventos do ciclo Culturas do Barroco. Seguem abertas, ainda, as inscrições para formações em música e artes visuais, bem como para a VI Jornada de Teatro e Educação.

As atividades são gratuitas, com inscrições online, vagas limitadas e prazos específicos conforme cada ação. Confira os destaques da semana:

ARTES VISUAIS

Oficina Corpo em Foco: Desconstruindo Imagens, com Lila Almeida
11 a 15 de agosto. 14h às 18h
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
15 vagas. Faixa etária: 18+
A oficina discute e experimenta novas possibilidades da imagem em movimento, aliando a linguagem audiovisual ao corpo performático em cena. A partir de referências teóricas e exercícios práticos, os participantes exploram os limites entre vídeo, performance e criação artística.
Inscrições on-line até as 18h de 7 de agosto

Evento Culturas do Barroco: Maravilhas Entre Imagens e Palavras
04 e 06 de agosto. 14h às 16h
Faixa etária: 16+
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
30 vagas por palestra. Classificação indicativa: 16+
Inscrições por ordem de chegada
O evento reúne duas palestras que propõem reflexões sobre o barroco a partir das relações entre imagem, literatura, direito e cultura visual, com pesquisadores convidados.
Confira a programação completa

Edital do curso Poéticas Contemporâneas: Formação Continuada em Artes Visuais
Formação de um ano com foco em criação, pesquisa e reflexão crítica no campo da arte contemporânea. Os módulos se configuram como laboratórios práticos e teóricos voltados à História da Arte no Brasil e na América Latina.
20 vagas | Faixa etária: 18+
Inscrições até as 18h de 15 de agosto

MÚSICA

Edital – Curso de Formação Prática em Instrumento Musical e Canto + Formação Básica em Música
Formação Prática (iniciantes de 12 a 14 anos): 105 vagas
Formação Básica (a partir de 14 anos, com conhecimento prévio): 136 vagas (vagas remanescentes)
Inscrições até 10 de agosto

CIRCO

Edital – Curso de Palhaçarias e Comicidades (4ª turma)
Formação técnica, artística e teórica com foco na comicidade e no aprofundamento nas artes da palhaçaria.
16 vagas |Faixa etária: 18+
Inscrições: de 1º a 15 de agosto, até às 18h

TEATRO

Evento – VI Jornada de Teatro e Educação
18 a 23 de agosto
Faixa etária: 18+
Local: Vila das Artes (Rua 24 de Maio, 1221 – Centro)
Com o tema “Corpos em presença, afetos em criação: pedagogias do desejo no ensino de teatro”, a jornada propõe reflexões sobre novas possibilidades de ensino-aprendizagem em teatro.
Inscrições até 14 de agosto

Shopping Parangaba realiza ação gratuita de vacinação pet em parceria com a SMPA

Neste sábado, 2 de agosto, o Shopping Parangaba, administrado pela Allos, uma das maiores operadoras de shoppings do Brasil, promove uma ação gratuita de vacinação pet em parceria com a Secretaria Municipal da Proteção Animal (SMPA). O evento acontece neste sábado, 02/08, a partir das 10h, no piso L1, próximo à At Home Store, e tem como objetivo contribuir com a saúde animal e conscientizar a população sobre guarda responsável. 

Serão oferecidos gratuitamente serviços como vacinação antirrábica para cães e gatos, orientações veterinárias básicas e distribuição de material informativo sobre cuidados com os pets, prevenção a maus-tratos e os serviços disponibilizados pela SMPA. 

“Quem ama um pet sabe a importância de manter a saúde deles em dia. Essa ação é uma forma de oferecer cuidado e carinho aos animais que são parte da família. Como shopping pet friendly, temos muito orgulho de apoiar iniciativas que promovem a prevenção e o bem-estar desses companheiros tão especiais”, destaca Cristina Oliveira, gerente de Marketing do Shopping Parangaba.

Mais sobre Shopping Parangaba 

Terceiro shopping mais lembrado pelos cearenses, segundo a pesquisa Anuário Datafolha Top of Mind 2024-2025, realizada pela Fundação Demócrito Rocha e pelo Grupo O Povo, o Shopping Parangaba se destaca pela localização estratégica e pelo projeto arquitetônico assinado pelo renomado escritório Botti Rubin. Único do Ceará com acesso direto a ônibus, metrô e VLT, é fruto da parceria entre Allos, Grupo Marquise e CEI Shopping Centers.

Conta com cerca de 230 lojas, 8 âncoras, 6 salas de cinema (3 em 3D), 1.300 vagas de estacionamento e uma ampla praça de alimentação com 29 operações. Abriga marcas como C&A, Renner, Riachuelo, Magazine Luiza, Natura, McDonald’s, Vivara Life e a academia Selfit.

Comodidade, segurança e variedade fazem do Parangaba um centro completo para compras e lazer.

Sobre a ALLOS  

Uma das maiores administradoras de shoppings do Brasil, a companhia conta com um portfólio de 58 shoppings próprios e administrados, distribuídos por várias regiões do país. Atuando como hubs de serviços, entretenimento, lifestyle e comércio, os empreendimentos funcionam como espaços de convivência e experiência física e digital. A empresa também é reconhecida como uma importante plataforma para empreendedores do varejo e de serviços. Recentemente, integrou o Novo Mercado da B3, segmento que exige o mais alto nível de governança corporativa no país.

Serviço 

Data: 2 de agosto 

Horário: 10h

Local: Piso L1, próximo a At Home Store 

Mais informações: https://shoppingparangaba.com.br

Marketing para a geração Z: Entenda as mudanças de estratégias para o novo público das redes

Na era da hiperconectividade, se adaptar às transformações do comportamento do consumidor deixou de ser uma vantagem competitiva e se tornou uma questão de sobrevivência.

A prova disso é o impacto da Geração Z (formada por jovens nascidos entre o fim dos anos 1990 e o início dos anos 2010) nas estratégias de marketing. Esse público cresceu com o celular na mão, consome conteúdo em alta velocidade e espera das marcas muito mais do que preço ou qualidade: Eles exigem identificação, verdade e presença digital em tempo real.

“É uma geração que nasceu online, vive em múltiplas plataformas e tem senso crítico aguçado. Para se conectar com ela, não basta vender, é preciso conversar, escutar e refletir valores”, afirma a especialista em marketing e diretora da IMF Press Global, Jennifer de Paula.

A lógica do funil virou do avesso
Uma das principais mudanças trazidas por essa geração está na forma como ela decide comprar. A tradicional sequência de atenção–interesse–desejo–ação, conhecida como funil de marketing, não se aplica mais de forma linear.

Um estudo da plataforma Gente, da Globo, mostrou que a jornada de compra da Geração Z é fragmentada. Ela pode começar por um vídeo de 15 segundos, um comentário num post viral ou uma recomendação de influenciador digital.

“Eles têm um comportamento não-linear. Às vezes a primeira interação com a marca já é uma decisão de compra, outras vezes, eles acompanham por semanas antes de se engajar. As estratégias precisam ser responsivas e múltiplas”, explica Jennifer.

Mobile first e conteúdo nativo
Essa geração consome tudo pela tela do celular. Segundo pesquisa da Camphouse, 75% dos jovens da Geração Z preferem consumir conteúdo via smartphone. Isso exige campanhas pensadas para o mobile desde a concepção: vídeos curtos, interface intuitiva e comunicação rápida.

“Não é à toa que o TikTok e os Reels do Instagram se tornaram vitrines de vendas e não apenas entretenimento. As redes sociais não são mais só espaços de divulgação, elas são o ponto de venda. Você vê, se encanta, clica e compra em segundos”, destaca Jennifer.

Um consumidor exigente e em ascensão
Estima-se que, até o fim da década, a Geração Z represente 30% da população mundial. E seu poder de compra está em rápido crescimento. As marcas que conseguirem dialogar com esse público desde já sairão na frente.

“Não estamos lidando com consumidores passivos, eles produzem conteúdo, influenciam os outros e sabem o que querem. Marcas que não entenderem isso estão fadadas à irrelevância”, conclui Jennifer de Paula.

Sobre Jennifer de Paula

Jennifer de Paula é uma Premiada Estrategista de Marketing, Pós-Graduada com MBA em Marketing e Negócios Interativos. Diretora de marketing e gestão da MF Press Global, agência de comunicação internacional, atua na construção de autoridade, posicionamento estratégico e gestão de imagem de grandes marcas e personalidades. Com um portfólio que inclui profissionais que somam milhões de seguidores, Jennifer é referência no universo digital, combinando estratégia, inovação e alta performance para transformar presença online em influência real.

Iguatemi Bosque anuncia inauguração da Boss e celebra sucesso do primeiro semestre de 2025

Fortaleza acaba de ganhar um novo marco no varejo de luxo. O Iguatemi Bosque anunciou na nesta sexta-feira, 01, a inauguração da Boss, marca alemã de moda masculina reconhecida internacionalmente por seu estilo sofisticado e alfaiataria de excelência. A chegada da grife ao mall consolida a posição do shopping como um dos principais destinos de compras e experiências premium do Nordeste.

A abertura da loja é reflexo do desempenho expressivo que o shopping vem registrando em 2025. Somente no primeiro semestre, o Iguatemi Bosque alcançou um crescimento de 10% no fluxo de visitantes e 14% em vendas em relação ao mesmo período do ano anterior. No total, já foram realizadas mais de 80 ações de marketing e 32 ativações comerciais, como feiras, exposições e stands interativos, movimentando o empreendimento e contribuindo para esse cenário positivo.

“Temos investido em um mix de lojas cada vez mais diversificado e qualificado, com marcas que conversam com os desejos dos nossos consumidores. A chegada da Boss fortalece nosso compromisso em oferecer experiências únicas de consumo e reafirma o Iguatemi Bosque como referência de sofisticação e inovação em Fortaleza”, afirma Wellington Oliveira, superintendente do Iguatemi Bosque.


Além da Boss, outras grifes internacionais e nacionais também passaram a integrar o portfólio do shopping neste ano, como Dolce & Gabbana e VIX Paula Hermanny. No total, são mais de 25 novas operações inauguradas em 2025, reforçando o posicionamento do empreendimento e sua conexão com tendências globais de varejo.

Com uma localização estratégica na Avenida Washington Soares, uma das mais importantes vias da cidade, o Iguatemi se destaca como um polo de consumo, lazer e serviços, atraindo um público qualificado e de diferentes regiões da capital cearense. O shopping também tem investido constantemente em ações de relacionamento e marketing de experiência, consolidando-se como um hub dinâmico que impulsiona o setor varejista local.


“A performance do primeiro semestre mostra que estamos no caminho certo ao valorizar tanto o mix quanto as experiências que oferecemos. Seguiremos atentos às oportunidades do mercado e aos desejos dos nossos clientes para continuar crescendo de forma sustentável”, conclui Wellington.

Serviço:

Inauguração Boss no Iguatemi Bosque

Data: 01/08

Local: Próximo a loja Oficina Reserva, Piso 2

Curso para síndicos moradores chega a capitais brasileiras com foco em gestão condominial eficiente

A verticalização das cidades brasileiras tem ampliado a importância da boa gestão condominial e evidenciado o papel estratégico dos síndicos moradores. Atento a essa tendência, o Cerus, em parceria com o projeto Síndico de Valor, promove um curso de formação voltado especificamente para esse perfil de liderança, com edições previstas no Ceará, Distrito Federal, Manaus, Salvador e na região de Pernambuco/João Pessoa.

Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o número de domicílios em prédios no Brasil cresceu mais de 150% entre os anos 2000 e 2022, passando de cerca de 3 milhões para mais de 7,8 milhões. Em capitais como Fortaleza, São Paulo, Brasília e Recife, mais da metade dos lançamentos imobiliários nos últimos anos já seguem o modelo verticalizado, refletindo um novo estilo de vida urbano e uma complexidade maior na administração dos espaços compartilhados.

A iniciativa do curso tem como objetivo preparar moradores que assumem a gestão dos condomínios, oferecendo capacitação técnica, conhecimento jurídico e ferramentas práticas para um desempenho mais eficaz e profissional. O conteúdo do curso é voltado para os principais desafios enfrentados no dia a dia dos condomínios residenciais, como prestação de contas, convivência entre vizinhos, contratações de serviços terceirizados, manutenção preventiva, segurança e uso racional de recursos.

“Nossa proposta é contribuir com a qualificação dos síndicos moradores, que hoje representam uma parte significativa da gestão condominial no país, mas muitas vezes assumem essa responsabilidade sem apoio técnico. Ao lado do projeto Síndico de Valor, queremos construir soluções práticas e duradouras que fortaleçam a governança, promovam a transparência e tragam mais equilíbrio para a vida em condomínio”, destaca Luciano Magalhães Macedo, CEO do Cerus.

Nos últimos anos, o Cerus tem se consolidado como referência nacional no setor condominial, oferecendo soluções financeiras, ferramentas de gestão e inteligência de mercado que impulsionam a sustentabilidade e a eficiência da administração condominial. A formação de síndicos moradores representa mais um passo nesse compromisso com a profissionalização e o desenvolvimento do setor.

Além do conteúdo técnico, a formação também será uma oportunidade de conexão entre os participantes e profissionais experientes do segmento, ampliando a rede de apoio dos síndicos moradores e contribuindo para uma gestão mais colaborativa e eficiente.

“Queremos transformar o papel do síndico morador em algo mais estruturado, com acesso à informação de qualidade e orientação profissional. Não se trata apenas de cuidar da rotina do prédio, mas de assumir uma função de liderança com responsabilidade social, transparência e visão de futuro”, ressalta Fábio Quintanilha, idealizador do projeto Síndico de Valor.

Com presença nacional, o projeto já impactou diretamente mais de 9.000 síndicos em todo o Brasil, promovendo capacitação, troca de experiências e boas práticas na gestão condominial.

A agenda completa com datas, cidades e formas de inscrição será divulgada em breve nas plataformas oficiais do Cerus e do Síndico de Valor.

Sobre o Sindico de Valor

Criado com o propósito de fortalecer o papel do síndico como gestor, líder e agente de transformação nos condomínios brasileiros, o projeto Síndico de Valor já impactou diretamente mais de 9 mil síndicos em diversas regiões do país. A iniciativa aposta em capacitação prática, acessível e de alto impacto para transformar a rotina da gestão condominial e promover ambientes mais seguros, sustentáveis e colaborativos. Em 2024, o projeto deu um passo importante com o lançamento do Curso de Formação Profissional Síndico Diamante, voltado para quem busca se destacar no setor com conteúdo aplicado e orientação técnica. Outro diferencial foi a criação de uma rede nacional de mentores, que conecta experiências, fortalece trajetórias e mostra que o crescimento do síndico acontece em comunidade. Para o Síndico de Valor, condomínio bem cuidado começa com síndico bem preparado.

Sobre o Cerus 

Fundado em 2020, o Cerus se destaca por fornecer soluções financeiras que garantem tranquilidade aos condomínios em todo o Brasil, promovendo a valorização de seus patrimônios. A instituição é respaldada por um fundo de investimento que garante mais de R$ 720 milhões em recorrência em todo o Brasil, acumulando em todo periodo mais 1,2 bilhões em taxas garantidas. Entre os diferenciais estão transparência nas condições contratuais, setor dedicado de Sucesso do Cliente e tecnologia própria de operação.

Em seu breve histórico, a instituição movimenta mais de R$ 500 milhões em transações anuais, emitindo mais de 120 mil títulos mensais e alcançando mais de 250 mil pessoas atendidas. Em 2023, a Cerus registrou um crescimento de 30% no faturamento.

Iluminação pública com LED já beneficia mais de 60 milhões de brasileiros e avança em todo o país 

Com 812 projetos em andamento com participação da iniciativa privada, municípios investem em PPPs e consórcios para melhorar os serviços urbanos, aponta o advogado Leonardo Dalla Costa 

  

Os novos modelos de concessão e a busca por maior eficiência energética na iluminação pública e outros serviços estão se multiplicando no país. Em 2024, foram realizadas 40 licitações que se reverteram em 146 concessões de iluminação pública em 173 municípios. Ao todo, cerca de 27% da população brasileira foi beneficiada por esses serviços – o equivalente a aproximadamente 60 milhões de pessoas –, conforme dados da Associação Brasileira das Concessionárias de Iluminação Pública (“ABCIP”). 

  

O cenário deve se expandir nos próximos anos. A ABCIP estima que existem 812 projetos em curso, que podem ampliar a iluminação pública para mais de 61 milhões de pessoas. Muitas dessas iniciativas visam à aproximação dos municípios ao status de smart cities, ao englobarem soluções de gestão de energia em diversas frentes e um aporte em tecnologias como lâmpadas de LED, que confere maior controle às concessionárias e administrações municipais. 

  

“O que percebemos, nos últimos anos, é um movimento de busca por soluções especializadas para a iluminação pública e outros serviços urbanos de maneira ampla. Ao contrário do que se imagina, não são apenas os grandes centros urbanos que buscam tais soluções. As cidades menores estão se organizando no formato de consórcios para lançarem projetos mais atrativos à iniciativa privada, em formato de Participação Público-Privada, as PPPs”, explica Leonardo Dalla Costa, advogado do escritório Razuk Barreto Valiati. 

  

Cidades mais integradas e inteligentes 

 

Em todo o país, apenas 20% da iluminação pública é composta de luminárias LED. Por outro lado, mais da metade das operações em PPPs somam 100% dos dispositivos com essa tecnologia, conforme pesquisa realizada pelo Instituto Vox Populi. De acordo com Leonardo, as lâmpadas de LED são apenas a “ponta do iceberg” para se atingir o status de cidade inteligente e integrar diversas outras tecnologias à infraestrutura urbana planejada para o futuro, com vistas à eficiência energética, sustentabilidade e qualidade de vida. 

  

“Muitos desses contratos podem prever receitas acessórias que trazem benefícios diretos à população. Estamos falando de agregar câmeras de monitoramento, por exemplo, ao planejamento e à estrutura desenvolvida para a iluminação pública. Na prática, isso gera benefícios tanto à população quanto aos investidores privados. Contudo, fica a ressalva da necessidade de que os contratos sejam devidamente elaborados, em atenção ao ordenamento jurídico vigente e garantindo segurança jurídica às partes. Isso, pois o tema gera bastantes debates acerca do que é permitido e pode ser feito em termos de receitas acessórias em tais contratos”, afirma o advogado. 

  

O novo papel da Cosip 

 

Uma das novidades da Reforma Tributária é a possibilidade de que Contribuição para Custeio da Iluminação Pública dos Municípios (Cosip) seja direcionada tanto para os investimentos em iluminação pública quanto em áreas associadas, como “sistemas de monitoramento para segurança e preservação de logradouros públicos”, conforme prevê o art. 149-A da Constituição Federal.  

  

Dessa forma, a contribuição pode auxiliar na evolução da gestão das cidades em direção às smart cities. As possibilidades são inúmeras, visto que os gestores podem aproximar sua gestão de uma abordagem mais inteligente e estratégica, utilizando tecnologias de análise de dados e inteligência artificial para aprimorar a administração e a tomada de decisão.  

  

“Ainda é necessário pacificar alguns entendimentos em relação à Cosip, mas é possível que, superada essa tapa, haja ainda mais segurança jurídica para ampliar a participação privada em iluminação pública e outras frentes que gerem benefícios palpáveis à população”, completa Leonardo Dalla Costa. 

Retomada escolar: especialista explica como o planejamento pode impactar o desempenho no segundo semestre

Com a retomada das atividades escolares no segundo semestre do ano letivo, famílias, estudantes e escolas iniciam um novo ciclo que exige organização, readequação de rotinas e alinhamento de expectativas. Este momento é estratégico para revisar metas acadêmicas, fortalecer hábitos de estudo e estabelecer práticas que promovam tanto o bom desempenho quanto a saúde emocional dos alunos.

De acordo com Guilherme Marques, head pedagógico da Rede Multiverso, o planejamento adequado da rotina diária é um fator determinante para um semestre mais equilibrado e produtivo. “Estabelecer horários fixos para estudo, descanso e lazer contribui para a manutenção do foco e ajuda os estudantes a lidarem melhor com a ansiedade e as demandas escolares”, afirma.

A participação da família nesse processo também é fundamental. O diálogo frequente entre pais e filhos contribui para a identificação precoce de dificuldades e para o fortalecimento dos vínculos afetivos. “Conversar abertamente sobre os desafios enfrentados, as conquistas alcançadas e os objetivos a serem atingidos permite que os estudantes se sintam acolhidos e apoiados, o que tem impacto direto em seu rendimento escolar”, explica.

Além da rotina estruturada e do suporte familiar, aspectos como alimentação balanceada e sono de qualidade também devem ser observados. “São elementos essenciais para manter a energia e a concentração ao longo do semestre, especialmente em períodos de maior carga de estudos”, complementa.

As escolas, por sua vez, têm papel ativo na orientação dos estudantes, promovendo ações que favoreçam a ambientação e o engajamento dos alunos. Como forma de apoiar esse processo de transição pós-férias, a Rede Multiverso desenvolveu o programa “De volta ao nosso mundo”, iniciativa que tem como objetivo promover a reintegração ao ambiente escolar, fortalecer vínculos e auxiliar na adaptação à rotina. A proposta busca criar um espaço seguro e acolhedor para que os estudantes retomem suas atividades com mais tranquilidade e motivação.

“Com planejamento, acompanhamento familiar e o suporte da escola, o segundo semestre representa uma oportunidade importante para consolidar aprendizados, superar eventuais dificuldades e avançar no desenvolvimento acadêmico e pessoal dos alunos”, conclui.

Sobre a Rede Multiverso

A Rede Multiverso é uma instituição educacional com sete unidades escolares, que oferece ensino integral desde a Educação Infantil até o Ensino Médio. Seu projeto pedagógico valoriza a formação integral dos estudantes, unindo inovação, vínculo e protagonismo. Por meio de metodologias contemporâneas, a rede incentiva o pensamento crítico, a criatividade e a autonomia, mantendo uma relação próxima com as famílias e promovendo um ambiente colaborativo e acolhedor. A Rede Multiverso acredita que a parceria entre escola e família é fundamental para o desenvolvimento pleno dos alunos.

CPSI: Nova licitação para incentivar soluções inovadoras no setor público

O governo lançou o Contrato Público de Solução Inovadora (CPSI), uma modalidade especial de licitação criada pelo Marco Legal das Startups e do Empreendedorismo Inovador — Lei Complementar nº 182/2021 — que permite ao setor público testar soluções tecnológicas inovadoras em desenvolvimento. A novidade visa acelerar a modernização de serviços públicos por meio da colaboração com empresas privadas, atuando como pontes entre desafios governamentais e soluções inovadoras.

Instituições públicas enfrentam diariamente problemas complexos que exigem soluções tecnológicas específicas, nem sempre disponíveis no mercado. O CPSI surgiu como mecanismo legal para superar essa lacuna, permitindo a contratação experimental de produtos ou serviços ainda em fase de prototipação ou desenvolvimento avançado (TRL elevado). A lei estabelece parâmetros claros, como metas de validação, cronogramas, relatórios periódicos, gestão de risco e direitos de propriedade intelectual, além da possibilidade de prorrogação do contrato por até 12 meses.

“O CPSI representa uma virada significativa na forma como o setor público encara a inovação: ao permitir que órgãos governamentais contratem e testem soluções ainda em prototipagem, abre-se espaço para uma verdadeira cultura de aprendizagem e modernização”, comenta Dra Karinne Lima, advogada do escritório de advocacia Lessa & Lima.

Uso excessivo de telas compromete postura e a saúde das crianças no futuro, alerta especialista

O hábito do uso dos aparelhos eletrônicos no dia a dia dos jovens favoreceu a criação de uma rotina sedentária que reduziu o fortalecimento muscular natural e intensificou os impactos da má postura.

O uso constante de celulares, tablets e computadores por crianças e adolescentes é uma preocupação constante para a sociedade médica em vários aspectos. Na ortopedia,  o tempo de exposição às telas aliado a uma má postura e a falta de pausas para alongamentos, pode resultar em problemas que vão desde dores musculoesqueléticas a alterações na coluna que podem ser sentidas na fase adulta.

Seja para estudar ou se entreter, as crianças e adolescentes passam, em média, mais de cinco horas diárias diante de telas. Nas férias, esse tempo de uso aumenta consideravelmente, destaca o ortopedista infantil da Cooperativa dos Médicos Traumatologistas e Ortopedistas do Estado do Ceará (Coomtoce), Jansen Vasconcelos.

“A inclinação excessiva da cabeça para frente, conhecida popularmente como ‘text neck’, pode sobrecarregar os músculos do pescoço e a coluna cervical. Com o passar do tempo, isso não só gera dor como pode levar a alterações estruturais na postura, aumentando as chances de escoliose, cifose ou lombalgias precoces”, explica o médico, destacando que nos consultórios as queixas mais comuns são de dores no pescoço, ombros e costas, além de rigidez muscular.

O especialista destaca, ainda, que o hábito do uso dos aparelhos eletrônicos no dia a dia dos jovens favoreceu a criação de uma rotina sedentária para eles, que reduziu o fortalecimento muscular natural e intensificou os impactos da má postura. “Muitos pais associam as queixas de dores musculares dos filhos ao crescimento, mas elas podem ser sinais claros de sobrecarga postural”, alerta o ortopedista.

Como prevenir

Para prevenir, o ortopedista recomenda limitar o tempo de uso de telas e incentivar pausas frequentes para alongamento e movimentação. A orientação da Sociedade Brasileira de Pediatria é que crianças de 2 a 5 anos tenham no máximo uma hora diária de exposição às telas, enquanto para adolescentes o tempo não deve ultrapassar duas horas de lazer digital por dia, sem contar o uso para estudos.

Além de reduzir o tempo, Dr. Jansen Vasconcelos destaca que é essencial que seja oferecido um ambiente adequado para essas crianças e adolescentes utilizarem os eletrônicos. “Cadeiras com apoio e telas na altura dos olhos.. Esportes e brincadeiras ao ar livre também ajudam a fortalecer a musculatura e corrigir eventuais desequilíbrios posturais”, sugere. Porém, caso as dores persistam, o indicado é uma consulta com especialista em ortopedia para uma avaliação mais aprofundada.