O Shopping Iguatemi realizou, neste último final de semana, a 6ª edição do Estilinho, evento de moda infantil que movimenta a capital cearense. Em um palco instalado na Praça de Convivência da Expansão do Shopping, diversas crianças de 6 meses a 14 anos desfilaram com figurinos de seis lojas de moda infantil.
As marcas foram divididas em dois dias. No sábado, desfilaram Puket, Laliló, Coisas Di Maria e Crocs. Já no domingo, Bibi e Milon. O evento aconteceu a partir das 14h no sábado e às 16h no domingo, na Praça de Convivência da Expansão.
De acordo com o superintendente do Iguatemi Bosque, Wellington Oliveira, a moda, principalmente a infantil, ganha cada vez mais notoriedade na indústria têxtil e, consequentemente, a atenção dos consumidores. “Percebemos a necessidade de estimular anualmente as marcas a participarem de ações como o Estilinho. A 6ª edição prova que estamos no caminho certo, utilizando as estratégias corretas para estimular a relação e aproximação entre clientes e lojistas”, ressalta.
Comumente produzido em zonas rurais, a apicultura (criação de abelhas) começa também a ganhar espaços nas zonas urbanas, criadas principalmente dentro de casa, seja em quintal ou até em apartamentos. Para isso existem algumas regras estabelecidas por lei, como a necessidade da abelha ser de uma espécie que não possua ferrão.
Segundo a médica veterinária, Louise Santos, o primeiro passo é saber se no município que o interessado reside, a legislação municipal permite a prática da apicultura. Uma vez que para a autorização ser concedida, precisa-se escolher as espécies.
“As mais indicadas são as abelhas da espécie Melipona, porque elas não possuem ferrão. Já as abelhas do gênero Apis, que são as abelhas que produzem ferrão, até produzem uma quantidade maior de mel, mas podem machucar a pessoa que deseja criar e gerar um desconforto entre os vizinhos”, explica Louise Santos.
A especialista informa que a produção de mel não necessita de investimento elevado. “As abelhas são autossuficientes, o que significa que elas são muito bem desenvolvidas no sentido de execução de tarefas, cada uma sabe exatamente qual tarefa deve ser executada. É esse instinto social que as tornam muito eficientes nas práticas das tarefas a serem executadas dentro da colmeia. O trabalho do apicultor é proteger a colmeia e realizar a extração do mel quando ele estiver pronto”, destaca Louise Santos, que também é professora da Faculdade UniFTC Itabuna.
Entre o gênero de abelhas Melipona, as mais recomendadas para criação dentro de casa são: uruçu (Melipona scutellaris), tiúba (Melipona fasciculata), jandaíra (Melipona subnitida), uruçu-cinzenta (Melipona manaosensis), mandaçaia (Melipona quadrifasciata anthidioides) jataí (Tetragonisca angustula).
Dia Mundial da Abelha – O Dia Mundial das Abelhas foi estabelecido pela Organização das Nações Unidas (ONU) durante a Assembleia Geral das Nações Unidas em dezembro de 2017 e é comemorado todo dia 20 de maio desde 2018. O dia escolhido foi uma homenagem ao esloveno Anton Janša, nascido em 1734 e considerado o pioneiro da apicultura moderna.
Desde o último domingo,15, que pré-candidatos às eleições deste ano podem fazer campanhas de financiamento coletivo pela internet, visando arrecadar recursos para a campanha, as chamadas vaquinhas on-line ou crowdfunding. A regra vale para pré-candidatos a todos os cargos em disputa em 2022: presidente da República, governador, senador, deputado federal, estadual ou distrital.
É a terceira vez que esse tipo de arrecadação é permitido em eleições, sendo regulado por uma resolução do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de 2019. A norma proíbe o uso de moedas virtuais para o recebimento de doações financeiras.
O texto prevê que as doações de pessoas físicas e de recursos próprios somente poderão ser realizadas, inclusive pela internet, por intermédio de “instituições que promovam técnicas e serviços de financiamento coletivo por meio de sítios da internet, aplicativos eletrônicos e outros recursos similares”.
Assim, as vaquinhas virtuais podem ser feitas na internet ou em aplicativos, desde que sejam controladas por empresas especializadas no tipo de serviço e que estejam credenciadas pelo TSE. Segundo o tribunal, até o momento 12 empresas estão credenciadas para isso, 11 com cadastro incompleto e duas com a documentação em análise. Conforme resolução, cada doador precisa ser identificado, com o nome completo e o número de CPF, e as empresas também devem registrar o valor das quantias doadas individualmente, a forma de pagamento e as datas das respectivas doações. Elas têm de manter no site uma lista de atualização com a identificação de todos os doadores, e também precisam identificar os pré-candidatos beneficiários, com indicação de CNPJ ou CPF, e a eleição a que se refere.
Os recursos que não tiverem a origem identificada não poderão ser usados por partidos políticos e candidatas ou candidatos, e serão transferidos ao Tesouro Nacional por meio de GRU (Guia de Recolhimento da União). Se o pré-candidato não efetivar a candidatura, a verba recolhida será devolvida a cada doador pela empresa que fez a arrecadação.
Segundo a resolução, “as doações financeiras de valor igual ou superior a R$ 1.064,10 só poderão ser realizadas mediante transferência eletrônica entre as contas bancárias da doadora ou do doador e da beneficiária ou do beneficiário da doação ou cheque cruzado e nominal”.
A Companhia Brasileira de Governança é a mais nova empresa que chega ao mercado cearense. Comprometida com o desenvolvimento das organizações brasileiras, a partir do acesso a soluções inovadoras, simples e que geram resultados satisfatórios, a companhia ainda é pautada nas práticas de sustentabilidade ambiental, social e de governança. Seu evento de lançamento será no próximo dia 24, às 18h no BS Design, com uma calorosa recepção para convidados.
Esse novo modelo empresarial que chega à capital cearense, permite que as organizações atinjam seus objetivos, tomem decisões formais, controlem os riscos e garantam a conformidade. “Acreditamos e trabalhamos para promover um mundo melhor, por isso integramos em nossas soluções práticas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentáveis – ODS”, afirma o Diretor de Relações Institucionais e Expansão de Negócios, Renato Monteiro. Serviço: Companhia Brasileira de Governança Av. Desembargador Moreira, 1300, sala 711, torre norte – BS DESIGN
Criar espaço e oportunidade para a divulgar a produção ceramista do estado. Este é o objetivo da Associação de Ceramistas do Ceará (ACC), que marca seu lançamento com uma exposição na Galeria BenficArte, no Shopping Benfica. Intitulada “Quem Somos no Ceará”, a mostra será aberta no dia 17 de maio, às 19 horas, e poderá ser visitada até o dia 5 de junho. A visitação é gratuita.
Em exposição, cerca de 40 peças de cerâmica utilitária, decorativa, artesanal e artística, produzidas por 20 ceramistas do Ceará. As técnicas utilizadas nas peças vão das tradicionais às mais modernas formas de trabalhar a cerâmica.
A iniciativa da associação nasceu da ousadia de um pequeno grupo de ceramistas de Fortaleza que entendeu ter chegado a hora de fortalecer o segmento no Estado. O grupo vem se reunindo desde 2021 e, através da ACC, pretende realizar congressos, oficinas e exposições para fomentar o desenvolvimento da cerâmica artística local, incentivar a produção e a profissionalização de artistas e ateliês. A ideia é também melhor posicionar a cerâmica cearense no mercado nacional.
“A exposição é o primeiro passo dos muitos movimentos que serão empreendidos de modo a aumentar a representatividade dos associados”, diz o artista Jeová Siebra, presidente da ACC.
Galeria BenficArte
A Galeria BenficArte foi criada no Shopping para ser um espaço dedicado à promoção da arte. Desde a fundação, em 1999, o empreendimento dá ao público a oportunidade de conhecer e ficar cada vez mais próximo da arte. Mensalmente, pessoas de todas as idades são convidadas a visitar e prestigiar as exposições em cartaz na galeria de artes do Shopping Benfica. São exposições de fotografias, pinturas, xilogravuras, esculturas, apresentando artistas renomados ou ainda pouco conhecidos, sempre com acesso gratuito.
SERVIÇO: Exposição Quem Somos no Ceará – De17 de maio a 05 de junho na Galeria BenficArte – Shopping Benfica (Av. Carapinima, 2200 – Benfica – Fortaleza/CE). Abertura no dia 17 às 19 horas. A visitação tem acesso gratuito
Com a proximidade do prazo final para a entrega da declaração de Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2022, a Receita Federal alerta os contribuintes sobre a prática de um novo golpe contra as pessoas em processo de declaração do imposto. Na mais nova tentativa de golpe, os criminosos estão se passando pelo órgão para lesar as pessoas que estão prestando contas ao Fisco.
O órgão lembra que é preciso ter cuidado com e-mails, usados para a prática do golpe. Os criminosos enviam e-mails tentando convencer os contribuintes a confirmar um falso cadastro para recebimento da restituição do IRPF. Para dar mais credibilidade, são utilizadas imagens fraudulentas com a logomarca comemorativa da Receita Federal para os 100 anos do Imposto de Renda, além da conta gov.br.
Na mensagem, que contém um link malicioso para visualização de um falso comprovante de recebimento da restituição, os criminosos informam os dados para recebimento da restituição via Pix. Não há dados sobre o número de pessoas que receberam e-mail falso e sobre quem foi lesado.
A Receita lembra que não envia e-mails ou alerta para os contribuintes com mensagens que possuam algum tipo de link e que os contribuintes devem confirmar as informações nos canais oficiais.
“Os alertas enviados pela Receita Federal por e-mail ou mensagem não possuem links de acesso. Todas as informações recebidas devem ser confirmadas diretamente no Portal e-CAC, com acesso seguro por meio da conta gov.br”, afirmou o órgão.
O prazo para enviar a declaração do IR 2022 termina no 31 de maio. Pelo calendário de restituição, os pagamentos começam a ser feitos, em cinco lotes, começando também no próximo dia 31.
Quem não declarar o imposto até o fim do prazo fica sujeito ao recebimento de multa, cujo valor é de 1% ao mês, sobre o valor do imposto de renda devido, limitado a 20% do valor do imposto de renda. O valor mínimo da multa é de R$ 165,74.
Até a última quinta-feira, a Receita Federal informou que já foram entregues 20.889.198 declarações do IRPF 2022, ano-calendário 2021. A expectativa é que 34.100.000 de declarações sejam enviadas até o final do prazo.
A campanha europeia “Prazeres da Europa | Queijos da França” marcará presença no APAS Show 2022. Com o intuito de divulgar os sabores, texturas e histórias dos queijos europeus, sobretudo os da França, e, assim, torná-los mais acessíveis e conhecidos do consumidor brasileiro, a campanha terá seu próprio stand no Pavilhão da França.
Após dois anos de hiato, o maior evento de alimentos e bebidas das Américas, que reúne profissionais do setor com as principais empresas de alimentos e bebidas do Brasil, será aberto hoje, 16, prosseguindo até o dia 19, quinta-feira, no Expo Center Norte, em São Paulo, e promete ser a maior edição da história da feira.
Sobre a Campanha Prazeres da Europa | Queijos da França
A campanha tem como objetivo divulgar e promover os queijos da União Europeia e, sobretudo, da França. Mercadorias da mais alta qualidade, produzidas de forma tradicional, que utilizam o savoir-faire e técnicas ancestrais, a partir das melhores matérias-primas.
Método precisa antes de tudo ser comprovado por um comitê científico, ou ser apresentado por um pesquisador que tenha defendido uma tese sobre esse modelo, dessa forma esse profissional poderá comprovar o que diz, caso contrário, não.
Atualmente é comum ver pessoas apresentando métodos, afirmando que a metodologia funciona e atribuindo várias vantagens para quem seguir o modelo. Mas nesse caso é importante uma reflexão: como afirmar que esse método funciona, simplesmente porque alguém disse isso? Esse modelo foi testado? Comprovado por especialistas, doutores na área? Para que alguém possa vender ou divulgar um método, ele precisa antes de tudo ser comprovado por um comitê científico, ou ser apresentado por um pesquisador que tenha defendido uma tese sobre esse modelo, dessa forma esse profissional poderá comprovar o que diz caso contrário não.
Quando alguém divulga informações como verídicas, simplesmente pelo ‘achismo’, todos que consomem esse conteúdo são prejudicados, pois isso abala o intelectual, já que por vezes ‘compramos’ o assunto como verdade absoluta e saímos inconscientemente disseminando métodos não comprovados.
Para minimizar essa prática, o pesquisador e neurocientista Dr. Fabiano de Abreu Agrela, fundou uma empresa de assessoria acadêmica. Fabiano tem vasta experiência no assunto, ele é membro de oito comitês científicos, docente de cinco universidades em países diferentes, é o diretor chefe de departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International, UniLogos, onde também exerce a função de professor de cursos de doutorado e assessoria de imprensa.
“Eu tive duas ideias direcionadas. Uma sobre os profissionais de saúde, que se formam, fazem especialização e param os estudos, e a outra sobre os Coaching motivacionais, que estavam sendo atacados, pois muitos fazem cursos rápidos e acabam usurpando o lugar de quem passou anos estudando”, explicou Dr. Fabiano.
A assessoria surgiu com a missão de ajudar as duas pontas, pois ser um palestrante com títulos no currículo dá maior credibilidade para o profissional. “Quando estudamos nos mostramos atuais sobre os temas abordados. Os meios de comunicação estão percebendo isso, eles querem entrevistas, conteúdos de pessoas que tenham métodos interessantes comprovados por comitê científico”, afirmou Dr. Fabiano.
Para dar suporte a esses profissionais, o neurocientista fundou a empresa MF Press Global assessoria acadêmica, com o objetivo de ajudar esses profissionais a continuarem estudando, os tornando pesquisadores. “Acredito que os meios de comunicação merecem esse respeito, recebendo conteúdos que tenham sido comprovados e publicados cientificamente, pois se o profissional tem um conteúdo que passou por um comitê científico e foi publicado em uma revista científica, é claro que o veículo fará essa divulgação”, afirmou.
Esse trabalho, além de dar visibilidade a especialistas para falar sobre métodos comprovados, também melhora a credibilidade do meio de comunicação, e o leitor cognitivamente, passa a perceber que o profissional que está no palco palestrando, dando entrevista, é capaz, tem autoridade no assunto, é atualizado, pode ser fonte e todos passam a acreditar na teoria e falar sobre ele.
“A maioria dos membros que procuram essa assessoria são pessoas bem-sucedidas, que já tem um histórico profissional, mas não tem tempo para organizar a carreira, ou para os estudos. É nessa parte que consiste o nosso trabalho”, afirmou.
Para facilitar a qualificação desses profissionais, que querem se aprofundar nos estudos, mas não tem tempo suficiente, a assessoria oferece cursos on line, com plataformas que ficam abertas 24 horas com professores disponíveis, para que o aluno possa adequar os horários. A universidade também utiliza estratégias para aproveitamentos, para que algumas matérias já cursadas em outros cursos sejam eliminadas da grade, assim como o tempo de estudo possa ser encurtado de acordo com as exigências dos órgãos reguladores em seus respectivos países.
“Em relação à produção de trabalhos durante o período do curso, esse profissional precisa apresentar temas com conceitos originais. Ele contará com o apoio de uma equipe acadêmica que poderá ajudar no estudo. O trabalho será feito em grupo e no final todos que participaram da pesquisa entram como autores da publicação”, explicou.
Sobre o Dr. Fabiano de Abreu Agrela
Ele é PhD, neurocientista, mestre em psicanálise, biólogo, historiador e antropólogo, além de possuir outras formações. Além disso, é membro da Society for Neuroscience nos EUA e da Redilat, rede de cientistas latino-americanos, também é professor e cientista na Universidad Santander e Chefe do Departamento de Ciências e Tecnologia da Logos University International.
Segundo estudo divulgado pela Mckinsey, cerca de 80% das decisões relacionadas à saúde da família são feitas pelas mulheres. Pensando nisso, a startup cearense iDun oferece uma plataforma capaz de integrar todo o histórico de exames e consultas de seus usuários e dependentes, facilitando, assim, a vida de muitas mães. “Com a iDun, as mães podem armazenar todos os exames, vacinas e consultas de seus filhos, sem se preocupar em achar os exames em papel quando precisar marcar uma nova consulta”, diz o médico Diogo Rolim, CEO da iDun.
Além da comodidade de não precisar se preocupar com os exames físicos, em papel, o fato de concentrar todo o histórico médico da família em um só lugar facilita também o trabalho dos médico, por meio da plataforma, poderá chegar a diagnósticos mais precisos, já que terá acesso a todas as informações de cada um.
OBoticário acaba de lançar novos itens para Make B. Hyaluronic, a linha mais vendida de Make B., sua marca de maquiagem responsável por trazer tecnologia de ponta em seus produtos. Seguindo a tendência mundial de união de make com skincare, os lançamentos promovem cobertura e tratamento – afinal, são dermomake: maquiagem que trata a pele de verdade! Com fórmula ultrafina e acabamento semi mate, o Pó Compacto Make B. Hyaluronic deixa a pele mais lisa e uniforme imediatamente, disfarçando as linhas de expressão e poros. Além de deixar a pele com toque seco ao longo do dia e acabamento natural, possui escudo protetor com FPS 20, proteção contra UVA++ e luz azul. Já o Primer Líquido Facial Make B. Hyaluronic traz o melhor do universo do primer somado ao tratamento que o sérum entrega nos produtos de skincare. Com textura leve e de rápida absorção, entrega ação preenchedora que reduz linhas e rugas, prolonga e potencializa a duração da maquiagem. As novidades possuem tecnologia que, somadas, repõem 100% do ácido hialurônico perdido pela pele em 1 dia*, resultando em uma pele mais firme e preenchida a partir de 7 dias**.
A linha Make B. Hyaluronic jáestá disponível em todas as lojas físicas e no e-commerce da marca, no link www.boticario.com.br, além do app do Boticário, disponível para as versões Android e iOS. Também é possível fazer pedidos pelo WhatsApp pelo número 0800 744 0010 – número oficial e seguro – diretamente na plataforma do dispositivo. Basta o cliente contatar a marca por esse número para verificar a disponibilidade na sua região. Há ainda a opção de contatar um revendedor da marca pelo endereço boticario.com.br/encontre.
Sobre O Boticário
O Boticário é uma empresa brasileira de cosméticos, unidade de negócios do Grupo Boticário. A marca de beleza mais amada e preferida dos brasileiros* foi inaugurada em 1977, em Curitiba (Paraná), e tem hoje a maior rede franqueada de cosméticos do país; com mais de 3.700 pontos de venda, em 1.750 cidades brasileiras, e mais de 900 franqueados. Presente em 15 países, há mais de 45 anos desenvolve produtos com tecnologia, qualidade e sofisticação – seu portfólio tem mais de 850 itens de perfumaria, maquiagem, skincare e cuidados pessoais. Eleita a marca mais lembrada em Diversidade e Inclusão** e comprometida com a beleza das pessoas e do planeta, O Boticário não realiza testes em animais e investe na melhoria contínua de produtos e processos, para torná-los cada vez mais sustentáveis.