IA e Turismo: Como a Inteligência Artificial está Redefinindo a Experiência dos Viajantes
A integração entre Inteligência Artificial (IA) e turismo está promovendo uma revolução silenciosa na forma como viajamos. Dos bastidores dos aeroportos aos roteiros personalizados em tempo real, a IA tem se consolidado como um diferencial estratégico na experiência do consumidor, especialmente no setor de hospitalidade e mobilidade aérea.
Segundo relatório da World Travel & Tourism Council (WTTC), 73% dos viajantes esperam experiências personalizadas durante suas jornadas. Além disso, um estudo recente publicado na revista científica Journal of Destination Marketing & Management apontou que soluções baseadas em IA aumentam em até 35% a satisfação do cliente ao oferecer recomendações mais precisas e serviços proativos.
No ecossistema aeroportuário, plataformas como a Dragonpass estão na vanguarda dessa transformação. A empresa, que conecta viajantes a serviços premium em aeroportos do mundo todo, tem investido em soluções de IA que vão desde o atendimento por concierge digital até sugestões personalizadas de experiências gastronômicas e acesso a salas VIP, com base nos hábitos de consumo e preferências dos usuários.
“O viajante moderno quer mais do que praticidade: ele quer controle, personalização e conveniência. Nossa solução com IA aprende com cada interação, permitindo que o cliente tenha recomendações em tempo real de restaurantes, lounges, traslados e até promoções ativas. Tudo na palma da mão”, explica Fabio Lacerda, Head de Desenvolvimento de Negócios (Latam) na Dragonpass.
Ainda de acordo com a empresa, 65% dos seus usuários ativos demonstraram maior engajamento com os serviços sugeridos por IA em comparação aos métodos tradicionais de busca. A tendência reflete um novo comportamento de consumo no setor de viagens, em que o planejamento tradicional dá lugar a experiências inteligentes, dinâmicas e hiperpersonalizadas.
IA como pilar estratégico
Empresas do setor já incorporam IA como pilar estratégico não apenas para melhorar o atendimento, mas também para aumentar a eficiência operacional. Isso inclui desde o monitoramento inteligente de filas nos aeroportos, passando por assistentes de voz para check-ins automáticos, até a detecção preditiva de problemas em itinerários — uma tendência que já está em aplicação em hubs internacionais como Changi (Singapura) e Schiphol (Holanda).
Com base nas projeções da consultoria McKinsey & Company, a adoção de IA no setor de viagens pode representar uma economia de até US$ 1,2 trilhão ao ano globalmente até 2030, somando ganhos em produtividade, automação e experiência do usuário.
Sobre a Dragonpass
Dragonpass é uma fornecedora premium de serviços de viagem. Fundada em 2005, a empresa cresceu e passou a oferecer acesso a mais de 2.150 experiências selecionadas em aeroportos, incluindo mais de 1.400 salas VIP ao redor do mundo, proporcionando conforto, conveniência e um toque de luxo onde quer que você vá.
Além do acesso às salas VIP, Dragonpass oferece uma ampla gama de benefícios de viagem, incluindo reservas de motoristas em cidades selecionadas e serviços personalizados de recepção (Meet and Greet) pensados para tornar a experiência no aeroporto mais fluida. Os membros também aproveitam privilégios exclusivos em restaurantes renomados, acesso rápido às filas de segurança, tratamentos de spa dentro dos aeroportos e acesso a mais de 1.000 locais de bem-estar e academias em 50 grandes cidades de mais de 25 países.
Sobre a Interamerican Network
Fundada em São Paulo em 1984 e com bases na Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Peru e México, a Interamerican Network é a agência de comunicação líder na América Latina dedicada a clientes da indústria do turismo. Especialista em marketing de destinos, aviação, hotéis & resorts e produtos turísticos em geral, a Interamerican oferece soluções estratégicas, criativas e integradas em Relações Públicas, Marketing e Digital alinhados com planejamento estratégico, inteligência de mercado e atuação local ou regional. A Interamerican faz parte de alianças globais, sendo o braço da MMGY Global na América do Sul, da APG Airlines e do Grupo GEA no Brasil.