Moradia estudantil de “cara nova”: empresas apostam em tecnologia e integração para conquistar jovens moradores
O Brasil tem aproximadamente 10 milhões de universitários, de acordo com o Censo da Educação Superior. Deste total, quase 80% das vagas são de faculdades privadas e o restante nas instituições públicas. Há, inclusive, um perfil de cidades que se destaca pelo grande número de instituições de ensino, resultando em um aumento da oferta de residências voltadas a este público, que cada vez mais busca comodidade, tranquilidade e um senso de comunidade em suas moradias.
O fotógrafo Halyson Cardoso, de 29 anos, deixou sua cidade natal em Santa Catarina para morar em um residencial estudantil em São Paulo. Ele já está neste condomínio gerenciado pela Share Student Living há dois anos e não tem pretensão de se mudar devido às facilidades e tecnologia. “Vim morar em São Paulo e sabia das dificuldades que enfrentaria. Então escolhi a Share pela estrutura convidativa. No edifício tem tudo, serviços, áreas de lazer e de estudos”, conta.
A soma da oferta de um clima condominial agradável, da construção de um senso de pertencimento e facilidades se tornam diferenciais para a escolha de residências para universitários. “Essa geração que está ingressando na universidade demanda conectividade e boas experiências. É por isso que agregar o conforto e o sentimento de pertencimento a uma camada planejada de serviços aumenta a atratividade de residências voltadas aos universitários”, explica Juliana Onias, gerente regional de Operações da Share Student Living.
Muitas das comodidades dos estudantes que vivem nos empreendimentos da Share estão ao alcance da mão, um deles é um aplicativo voltado aos moradores, desenvolvido pela Apepê. “Nosso objetivo é oferecer esta tecnologia para facilitar o dia a dia das pessoas a e gestão dos empreendimentos. Para o condomínio, resulta em aumento de produtividade; para o morador, é muito mais praticidade em suas atividades de rotina”, analisa Juliana.
Essas vantagens se somam a localização estratégica – próxima das principais universidades e com fácil acesso ao transporte público – das moradias da Share, que conta com 5 empreendimentos em São Paulo e no Rio Grande do Sul.
Benefícios integrados aos estudantes
Eventos: os empreendimentos da Share Student Living se destacam pela realização de eventos e ações que geram integração entre os moradores e promovem experiências de convívio. “Há uma centralização no app com as regras e a disponibilidade de reserva das áreas comuns do condomínio, garantindo a automatização e o cuidado”, afirma Juliana.
Encomendas: em um mundo que realiza cada vez mais compras online, é natural que a integração da portaria seja determinante para os universitários. Cada morador recebe notificações e agendamento para a retirada de itens.
Mercadinhos: cada empreendimento conta com um mercadinho próprio, voltado a saciar as necessidades mais comuns dos universitários, com produtos de qualidade a preços justos. “O foco está em garantir a conveniência e a segurança dos estudantes, visto que ele não precisará sair do condomínio para realizar suas compras e o pagamento é centralizado no próprio aplicativo”, diz.
Serviços: os estudantes têm a possibilidade de contratar serviços diversos, como limpeza, cuidados para pet, delivery de alimentos, entre outros, direto no aplicativo disponibilizado aos moradores. “Nós realizamos uma curadoria dos serviços da região para que o morador não precise se preocupar em buscar referências e possa ser direcionado de forma prática a um profissional de confiança”, complementa Juliana Onias.