O novo marketing para médicos: As técnicas antigas não funcionam mais para destacar um bom profissional
Cada vez mais médicos estão na internet, por isso para se destacar é preciso ter muita estratégia, explica Jennifer de Paula, MBA em Marketing e Negócios Interativos e diretora da IMF Press Global
Nos últimos anos, o número de médicos e profissionais da saúde que passaram a investir em presença digital cresceu muito e o surgimento de novas leis e ferramentas tornou a comunicação digital ainda mais complexa.
Mas a popularização das redes sociais também trouxe o desafio de se destacar de forma ética, estratégica e eficiente em meio a tantos perfis e inovações tecnológicas?
De acordo com Jennifer de Paula, especialista em marketing médico e diretora da IMF Press Global, o primeiro passo é entender que a autoridade digital é construída com estratégia, não com improviso.
“Cada vez mais médicos estão na internet, mas para se destacar é preciso muito mais do que postar com frequência. É necessário alinhar posicionamento, linguagem e propósito de comunicação, sempre dentro dos limites éticos da profissão”, explica.
Busca por IA: Isso mudou o jogo
Com os buscadores atualizando suas bases de dado para plataformas de IA a indexação do nome do profissional em matérias positivas na imprensa nunca foi tão importante para destacá-la na internet e para isso as publicações em veículos tradicionais de imprensa ainda são a base da estratégia.
“Uma enorme fatia dos usuários hoje em dia utiliza a IA para fazer buscas na internet e as bases de dados que elas usam para definir respostas são as matérias publicadas na imprensa, por isso, é importante ter seu nome circulando de forma positiva e direcionada estrategicamente nestes canais”.
“Se você publica apenas seus próprios posts na sua própria rede social sem ser citado ou mencionado em collabs em canais tradicionais da imprensa a IA entende que é apenas você falando de si mesmo e não lhe recomenda, o que não acontece quando você tem referências positivas na imprensa”, explica.
Atenção à legislação
Ter uma estratégia genérica não é o caminho para uma profissão tão específica como a medicina, por isso, é fundamental que os profissionais que cerca a elaboração da sua estratégia entendam da legislação atual e desenvolvam a estratégia com fortes bases nessas normas.
“As normas para o marketing médico, como o CFM, proíbem alguns comportamentos que são comuns em outros campos, então a solução é ser bem direcionado e bem estratégico quando se trata da comunicação digital assertiva para um médico, ter uma produção genérica pode gerar problemas judiciais inclusive, por isso quanto mais especializada for a sua equipe de marketing, melhor”, alerta Jennifer de Paula.
Estratégia é mais importante que popularidade
Ter muitos seguidores não é sinônimo de sucesso digital. Jennifer de Paula reforça que o foco deve ser atrair o público certo e gerar conexões reais.
“Um médico pode ter milhares de seguidores, mas se eles não forem o público-alvo, o resultado é apenas vaidade digital. O objetivo do marketing é posicionamento e autoridade, não fama”, comenta.–
Sobre Jennifer de Paula
Jennifer de Paula é uma Premiada Estrategista de Marketing, Pós-Graduada com MBA em Marketing e Negócios Interativos. Diretora de marketing e gestão da MF Press Global, agência de comunicação internacional, atua na construção de autoridade, posicionamento estratégico e gestão de imagem de grandes marcas e personalidades. Com um portfólio que inclui profissionais que somam milhões de seguidores, Jennifer é referência no universo digital, combinando estratégia, inovação e alta performance para transformar presença online em influência real.
