‘Outubro Rosa’ tem capacitação e rodas de conversa com agentes de saúde para o combate ao câncer de mama
Os estudantes de medicina da Liga Acadêmica de Saúde da Mulher (Liasam) do Instituto de Educação Médica (Idomed) da cidade de Quixadá (CE) realizaram capacitação com os agentes Comunitários de Saúde (ACS) da região sobre o câncer de mama em alusão ao Outubro Rosa. “A ideia foi a de repassar informações atualizadas sobre métodos de identificação da doença para que estes repliquem na comunidade e incentivem as mulheres a realizarem a autopalpação da mama, também conhecido por autoexame, e a detecção precoce”, explica a orientadora e professora da disciplina de Saúde da Família Cleoneide Paulo Oliveira.
A capacitação incluiu rodas de conversa, oficina de autopalpação da mama, palestras, distribuição de panfletos e folders. Além disso, outras ações paralelas aconteceram envolvendo a comunidade feminina, como encontro com as gestantes e puérperas do município para esclarecer sobre mitos e verdades da amamentação, cuidados com o bebê e o autocuidado da mulher. “Destacamos que a amamentação e a paridade estão inseridos como fatores protetivos para o câncer de mama, mas nem toda mulher tem esse conhecimento”, destaca Cleoneide.
A professora, que também é coordenadora do Liasam, explica que a necessidade da capacitação surgiu devido ao alto número de casos de câncer de mama no município de Quixadá. “Infelizmente, o câncer de mama tem sido considerado o segundo tipo de câncer com mais ocorrências de casos a nível mundial, nacional e local. Por isso, é importante partirmos para a ação e os agentes de saúde são os profissionais ideais para esse trabalho, pois quando bem instruídos e qualificados impactam diretamente na prevenção das doenças, na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida de todos”.
Este é o segundo ano que os estudantes de medicina realizam o trabalho de sensibilização e conscientização das mulheres sobre câncer de mama através dos agentes comunitários de saúde. “Durante as aulas fazemos a capacitação dos alunos para adquirirem habilidades e domínio do conteúdo para replicarem as informações de forma completa e baseada na literatura. É um momento importante pois eles reconhecem a importância da realização desse trabalho em prol da saúde pública”, finaliza Cleoneide Paulo.