Prefeitura emite 44 certificações ambientais e reforça compromisso com a sustentabilidade
A Prefeitura de Fortaleza emitiu, desde 2021, 44 certificações ambientais a empresas que utilizam metodologias, produtos ou sistemas construtivos sustentáveis, além de ações ambientais destinadas à redução do impacto socioambiental. A iniciativa, promovida pela Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma), reforça o compromisso da gestão com a sustentabilidade, contribuindo para incentivar práticas que contribuam para a mitigação dos efeitos da crise climática no mundo. Das 44 certificações emitidas, 30 são Selos Empresa Amiga do Meio Ambiente, 8 Pré-Certificações Fator Verde e 6 Certificações Fator Verde Finais.
A Certificação Fator Verde se baseia no cumprimento de critérios estruturados nas dimensões de Cidade Sustentável, Ambiente Saudável, Hídrico, Energético, Social, Materiais e Resíduos. Pode ter o nível bronze, prata, ouro ou diamante, de acordo com os itens que a empresa consegue atingir.
O Selo Empresa Amiga do Meio Ambiente é concedido às empresas que realizam ações integradas de preservação ambiental e redução do impacto socioambiental, que incluem reciclagem de resíduos, compensação de carbono, educação ambiental para funcionários e distribuição de material educativo sobre preservação ambiental.
“A sustentabilidade não é apenas uma opção, mas uma responsabilidade que traz benefícios não só para o meio ambiente, mas também para a imagem e percepção da empresa pela comunidade e seus clientes”, ressalta Luciana Lobo, titular da Seuma.
Empresa Exemplo
O salão Casa Linda Flor tem se destacado como um exemplo de sustentabilidade no setor de beleza. Desde 2018, adota práticas comprometidas com o meio ambiente, alcançando certificações como o selo Empresa Amiga do Meio Ambiente, e o certificado Fator Verde, fornecidas pela Prefeitura de Fortaleza, através da Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente (Seuma). Entre suas iniciativas, destacam-se a utilização de energia limpa através de uma usina solar, que resultou em uma economia total de 15% no consumo de energia até o momento.
Com isso, a Casa Linda Flor tem contribuído significativamente para a reciclagem na comunidade. Em 2020, doou 3.078 kg de materiais recicláveis, número que aumentou para 3.637 kg em 2021, 4.177 kg em 2022 e 4.588 kg em 2023. Até março de 2024, já foram doados mais 1.300 kg de recicláveis. A coleta e encaminhamento desses materiais são feitos em parceria com associações de catadores locais, fortalecendo o compromisso ambiental da empresa.
“A empresa iniciou sua jornada sustentável em 2018 e desde então tem realizado diversas ações e assumido compromissos em prol da sustentabilidade. A sustentabilidade e a responsabilidade ambiental sempre foram prioridades em nossa empresa, contando com uma equipe qualificada de Engenheiras Ambientais que foram fundamentais para este sucesso”, destaca Surama Geleilate, uma das proprietárias do salão.
Dentre as ações citadas por Surama, que permitiram que o espaço recebesse as certificações, pode-se citar o aproveitamento de luz solar com utilização placas solares para aquecimento de água, o investimento em eletrodomésticos com selo A de energia, torneiras com temporizadores, permitindo uma melhor gestão dos gastos de energia e água, a instalação de um bicicletário para uso corporativo e de lixeiras de coleta seletiva para uso comunitário, enviando materiais para reciclagem, a redução no uso de materiais descartáveis (e não recicláveis), a adoção de um canteiro verde, entre outros.
“As certificações objetivam reconhecer e estimular atividades que ajudem a alcançar índices de sustentabilidade nas atividades, gerando melhora na qualidade de vida urbana”, destaca Luciana Lobo.