Prefeitura lança edital de seleção de 500 alunos da Rede Municipal para o Programa Bolsa Nota Dez
A Prefeitura de Fortaleza divulga a seleção dos alunos que atuarão como monitores do programa Bolsa Nota 10 – Juventude Digital, por meio da Secretaria Municipal da Educação (SME). Nesta etapa, serão selecionados 500 alunos, matriculados do 9º ano do Ensino Fundamental.
Os alunos interessados devem preencher a ficha de inscrição e entregar na sua unidade escolar entre os dias 19 e 21 de setembro. A seleção será organizada por uma comissão formada com representantes da comunidade escolar (representação de professores, funcionários, pais). O resultado com os alunos selecionados será divulgado no próximo dia 26 de setembro.
Para a seleção dos alunos serão observados aspectos como frequência escolar e as notas obtidas nas avaliações diagnósticas e internas. Cada aluno selecionado receberá uma bolsa de R$ 200.
Bolsa Nota Dez
O Programa Bolsa Nota Dez tem o objetivo de potencializar o conhecimento dos alunos, por meio da monitoria de atividades desenvolvidas, voltadas para o fortalecimento das ações pedagógicas e de projetos das unidades escolares.
A monitoria será realizada por meio de atividades de ensino e aprendizagem, que contribuem para a formação integral do estudante e despertam o interesse por uma maior absorção de conhecimento, além de contribuir no desempenho estudantil do aluno monitor e do aluno monitorado, visando ao compartilhamento de conhecimento e colaboração mútua e, ainda, criando um networking entre os próprios alunos.
As atividades de monitoria do Programa Bolsa Nota Dez acontecerão durante as atividades do Programa Juventude Digital.
Juventude Digital
O programa tem como foco a inclusão digital e a geração de emprego e renda. O programa é dividido em três eixos: JD 9º ano e Educação de Jovens e Adultos (EJA), voltado para alunos da rede municipal; JD Mercado, com cursos de programação e design; e JD Games, com cursos específicos na área de jogos digitais, em parceria com o Sebrae-CE. Todos são gratuitos e realizados nos formatos on-line, presencial e híbrido.
No caso do JD 9º ano e EJA, o atendimento alcança 12 mil alunos. Os conteúdos voltados à tecnologia digital serão aplicados nas próprias escolas, onde já funcionam as Salas de Inovação Educação, em parceria com a Google. O conteúdo digital entra como componente curricular para iniciar antecipadamente a preparação do jovem para o mercado digital.