Santa Casa de Sobral já está atendendo pacientes do SUS com cirurgias de alta complexidade gratuitas
O programa Agora Tem Especialistas está levando pacientes do SUS para dentro de hospitais privados, onde são atendidos gratuitamente. Em Sobral, no Ceará, a Santa Casa do município, o primeiro hospital privado sem fins lucrativos a aderir a iniciativa no estado, já abriu as portas para a rede pública de saúde e realizou, entre novembro e dezembro de 2025, mais de 70 cirurgias para o SUS. Por ano, serão realizadas quase 500 cirurgias, que totalizam mais de R$ 2,2 milhões.
No hospital, os usuários do SUS estão sendo submetidos a diversas cirurgias, inclusive de especialidades prioritárias do programa, como procedimentos ortopédicos, como retirada de fio ou pino intra-ósseo; oncológicos, a exemplo da mastectomia simples e da prostatectomia (cirurgia de retirada da próstata); e ginecológicos, tais como remoção do útero e ovários. Cirurgias de alta complexidade também virarão rotina para pacientes do SUS atendidos no local.
Um desses pacientes foi o atendente de loja de veículos, Lucas Barbosa, 20 anos, residente do município de Sobral. No dia 17 de dezembro, ele foi submetido a uma cirurgia de fechamento de colostomia, procedimento necessário para reconectar o intestino, revertendo a abertura na barriga e permitindo que as fezes voltem a passar normalmente pelo ânus. “Foi tudo bem na cirurgia, fui muito bem tratado na Santa Casa”.
A bolsa de colostomia foi colocada após cirurgia realizada em julho, também na Santa Casa, em decorrência de um tiro no abdômen que atingiu o intestino. Em agosto, ele recebeu alta do hospital, mas precisando fazer uso da bolsa. A indicação médica era que ele precisaria usá-la por três meses, além do tempo de espera para ser chamado para a cirurgia, mas, pelo acordo da Santa Casa com o Agora Tem Especialistas, Lucas não precisou esperar muito tempo para retirá-la.
Apenas um mês após o prazo recomendado pelo médico, Lucas foi submetido ao procedimento e recuperou a qualidade de vida. “Esse programa do governo federal é muito bom, pois agiliza os atendimentos. No meu caso, foi muito bom eu não ter passado muito tempo para fazer a cirurgia, pois é muito complicado e desconfortável ficar com a bolsa. A gente fica muito limitado e foi bom poder tirar logo”, comentou.
Como contrapartida aos atendimentos prestados, a Santa Casa de Sobral e todos que já estão atendendo pelo programa receberão créditos financeiros para pagamento de tributos federais vencidos ou a vencer. Essa é uma das iniciativas do Agora Tem Especialistas, que mobiliza toda a estrutura de saúde do país, a pública e a privada, para aumentar a oferta de atendimentos no SUS. O objetivo é reduzir o tempo de espera por consultas, exames e cirurgias.
Dívidas federais convertidas em mais atendimentos para o SUS
Iniciativa inédita do Agora Tem Especialistas, a troca de dívidas federais (vencidas ou a vencer) por mais atendimentos para os pacientes da rede pública é um mecanismo inovador do programa. Para participarem, os hospitais privados e filantrópicos devem manifestar interesse e informar os serviços que têm a oferecer. Em seguida, além de avaliar a capacidade técnica e operacional desses estabelecimentos, o Ministério da Saúde verifica se a oferta de serviços disponibilizada atende as necessidades do SUS nos estados e municípios.
Com o pedido de adesão aprovado, os estabelecimentos de saúde são credenciados e passam a fazer parte de uma espécie de prateleira de serviços, que poderá ser consultada pelos gestores de saúde municipais e estaduais. Esses serviços serão usados para suprir as necessidades locais e regionais em sete áreas prioritárias: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia, otorrinolaringologia e nefrologia.
Em todo o país, mais de 150 propostas de instituições privadas, com ou sem fins lucrativos, já foram aprovadas. No total, o governo federal encerra o ano de 2025 com R$ 150 milhões em contratos com instituições privadas que serão revertidos em serviços especializados para a população.
Atualmente, nove hospitais privados e filantrópicos já estão atendendo os pacientes do SUS pelo Agora Tem Especialistas: o Hospital das Clínicas em Alagoinhas (BA); a Fundação Lucas Machado/Feluma, em Belo Horizonte (MG); o Centro Especializado em Olhos Cynthia Charone, em Belém (PA); o Hospital e Maternidade São Francisco, em Niterói (RJ); o Hospital Santa Terezinha, em Sousa (PB); a Santa Casa de Sobral, no município do mesmo nome (CE); e os hospitais Santa Maria e Med Imagem, ambos em Teresina (PI); e o Hospital Maranhense, em São Luís (MA).
