Selo de verificação de perfis deixou de ser atestado para credibilidade de veículos de comunicação
Há algum tempo, obter o tão desejado ‘selo azul’ ao lado do nome do perfil era sinônimo de credibilidade. Os veículos de comunicação que conquistassem a verificação do perfil nas redes sociais eram considerados fontes confiáveis pelos leitores. No entanto, essa realidade tem mudado. De acordo com a especialista em marketing digital Jennifer de Paula, com a implantação da máfia digital, essa verificação tem servido apenas para atestar que o perfil realmente é de quem diz ser.
“O fato das pessoas começarem a pagar pela ‘conquista do selo’, provocou essa mudança. Hoje em dia o selo serve mais para provar que o perfil é realmente de quem diz ser e para que outras pessoas, outros perfis não propaguem matérias que não foram desenvolvidas por eles, do que para qualquer outra finalizada, da qual foi criado inicialmente”, explicou a especialista.
Jennifer afirma que ao longo dos anos tem percebido a organização interna de distribuição de selo de verificação, ficando cada vez mais difícil e injusta. Exemplo disso são grandes e antigos sites de notícias que não tem o selo de verificação, ou possui apenas no Facebook e não no Instagram.
“Por outro lado, há sites de notícias recentes, que divulgam fofocas, já foram acusados de plágio, fake news e fazem máfia digital, esses são verificados e recebem o selo azul, simplesmente pelo tipo de conteúdo que movimentam. Diante disso, eu levanto um questionamento: até que ponto o site de notícia verificado realmente tem credibilidade?”, alertou.
Para Jennifer, há algum tempo o selo de verificação já deixou de ser sinônimo de audiência, credibilidade e atestado de celebridade. “Ele foi criado com uma intenção e a própria burla da máfia digital fez com que se tornasse outra coisa, justamente por isso que essa organização de distribuição está tentando reformular a forma de distribuição, tornando mais voltado para questões de marketing e venda”, explicou.
Para os sites que querem passar essa sensação de credibilidade e não possuem a verificação do perfil, Jennifer sugere a utilização do Google News Showcase, que é uma atualização do Google News e serve para os veículos de comunicação postarem notícias. Ele contribui com a propagação do jornalismo de qualidade, compartilha informações com menos risco de fake news, aumenta a audiência e conecta ainda mais pessoas.