Super Treino MovimenTO, exclusivo para médicos, promove saúde e bem-estar
“Fazer exercícios físicos previne doenças e traz saúde.” Essa é uma das recomendações clássicas dos médicos para os pacientes. Desta vez, eles tiveram a chance de comprovar a eficácia do que receitam, com a realização da primeira edição do Super Treino MovimenTO, neste sábado (dia 1º), na Avenida Beira-Mar, em Fortaleza. A prova teve a participação de médicos presentes no 24º Congresso de Ortopedia e Traumatologia do Ceará (Cotece), promovido pela Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia – Seção Ceará (SBOT-CE).
Com percursos em distâncias de 3km – vencidos por Felipe Veras – e 6km – por João Pedro Carvalho – o Super Treino MovimenTO foi realizado pela SBOT-CE com o propósito de promover a prática de atividades físicas para o bem-estar e saúde de todos – inclusive da classe médica.
“É o primeiro evento nesse formato que realizamos, junto com o Cotece. A ideia é fazer com que nós, médicos, também possamos servir de exemplo para essa questão da qualidade de vida e dos hábitos saudáveis”, observou o médico Tiago Gomes, presidente do Cotece.
“O que faz nosso Congresso diferenciado são momentos especiais como este, de convivência e confraternização. Nosso propósito é que essa marca, MovimenTO, esteja presente em todos os Coteces, e para o ano que vem o pensamento é ampliar essa parte esportiva do Congresso, promovendo a prática de exercícios”, comentou Leonardo Drumond, presidente da SBOT-CE.
Disposição
Os médicos participantes deram o exemplo e mostraram disposição para acordar cedo e praticar exercícios físicos. Todos receberam medalhas e os primeiros colocados, troféus, mas o maior objetivo era mesmo promover os cuidados com a saúde. “A prática de atividades físicas é altamente benéfica para a parte ortopédica. Para o ser humano, o movimento é muito importante, para manter as articulações e os músculos saudáveis. Obviamente isso deve ser feito com cuidado, sob orientação e supervisão profissional, porque alguns quadros de saúde exigem certas restrições. Mas de forma geral, a atividade física deve sempre ser estimulada”, concluiu Tiago Gomes, presidente do Cotece.