Unimed Fortaleza amplia debate sobre saúde mental com programação especial no Janeiro Branco
Iniciativas incluem workshops, blitzes nas unidades e ações educativas voltadas ao bem-estar emocional e à saúde mental no trabalho
A Unimed Fortaleza reforça, durante o mês de janeiro, seu compromisso com a promoção da saúde mental ao integrar a campanha Janeiro Branco, por meio de uma programação especial voltada à conscientização e ao cuidado emocional. As ações contemplam atividades presenciais, momentos de acolhimento e iniciativas educativas que estimulam o diálogo e a prevenção.
Entre os destaques, estão os workshops presenciais e práticos conduzidos por uma equipe multiprofissional, realizados das 18h às 19h30, no Auditório da Medicina Preventiva, (BS Tower, no 9º andar). Os encontros abordam temas como o controle da ansiedade por meio de metas de bem-estar, o estabelecimento de limites em relações familiares, o desenvolvimento de rotinas que fortalecem a saúde mental e o uso da respiração e do mindfulness como ferramentas para promover a calma e o equilíbrio emocional.
Além dos workshops, a Unimed Fortaleza realiza blitzes de conscientização e sessões de massoterapia em suas unidades não hospitalares, entre os dias 19 e 30 de janeiro. As ações acontecem na sede da cooperativa, no dia 20; no Hospital Unimed, nos dias 21 e 22; e no Hospital Unimed Sul, nos dias 27 e 28, ampliando o alcance da campanha junto aos colaboradores.
“Falar sobre saúde mental é essencial para promover qualidade de vida e ambientes mais saudáveis. As ações do Janeiro Branco reforçam nosso compromisso com a prevenção, o acolhimento e o cuidado contínuo com as pessoas, dentro e fora do ambiente de trabalho”, diz Carola Riffel, psicóloga hospitalar da Unimed Fortaleza.
NR-1: Estratégias integradas para um ambiente de trabalho saudável
Como exemplo de boas práticas institucionais, a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) marca um novo momento para as organizações brasileiras, ao colocar a gestão dos riscos psicossociais e a saúde mental no centro das estratégias de Segurança e Saúde no Trabalho. Na Unimed Fortaleza, o assunto já é debatido e priorizado há algum tempo e foi tema de um webinar feito para profissionais de Recursos Humanos e gestores de pequenas e médias empresas, em junho de 2025, para debater o cenário atual da saúde mental no ambiente corporativo.
A abordagem adotada parte do entendimento de que cuidar da saúde mental vai além do cumprimento de uma exigência legal. Envolve reconhecer, mapear e monitorar fatores como sobrecarga, assédio, clima organizacional e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, transformando essas informações em ações concretas e mensuráveis. Programas de apoio psicológico, políticas de prevenção e capacitação de lideranças fazem parte desse olhar estratégico, que busca impactos reais na produtividade, no engajamento e na retenção de talentos.
Ao tratar a NR-1 como uma oportunidade de evolução, e não apenas como uma obrigação normativa, a Unimed Fortaleza se posiciona de forma antecipada e responsável diante das mudanças. A iniciativa reforça que investir em saúde mental é investir na sustentabilidade do negócio e na construção de ambientes de trabalho mais saudáveis, humanos e preparados para os desafios atuais e futuros.
Mais sobre a Unimed Fortaleza
Fundada em 9 de janeiro de 1978 por 23 médicos que se uniram por meio do cooperativismo, a Unimed Fortaleza integra o Sistema Nacional Unimed. Atualmente, é a 11ª maior singular, em relação às outras Unimeds, em número de beneficiários, com mais de 370 mil clientes e mais de 4 mil médicos cooperados, incluindo pessoas físicas e jurídicas.
A Unimed dispõe de ampla rede credenciada e uma rede própria que conta com o Hospital Unimed, que tem nível máximo de Acreditação Hospitalar na metodologia Qmentum, concedida pela Quality Global Alliance (QGA), sendo o maior hospital do Ceará em número de leitos (330) e o maior do sistema Unimed no Brasil; e com o Hospital Unimed Sul, que possui serviços de emergência pediátrica e obstétrica, internação obstétrica, adulta e pediátrica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oncologia pediátrica, além de um centro cirúrgico moderno, com atendimento a cirurgias eletivas. A rede própria conta também com 11 laboratórios, cinco Clínicas Unimed, oito Clínicas de Saúde Integral, além de programas como a Medicina Preventiva.
Em 2025, a Unimed Fortaleza tornou-se a primeira rede de saúde privada do mundo acreditada com nível Diamante no padrão internacional Qmentum 360º, concedido pela Quality Global Alliance (QGA), representante da Health Standards Organization (HSO), do Canadá.
