Unimed Fortaleza amplia debate sobre saúde mental com programação especial no Janeiro Branco

Iniciativas incluem workshops, blitzes nas unidades e ações educativas voltadas ao bem-estar emocional e à saúde mental no trabalho

A Unimed Fortaleza reforça, durante o mês de janeiro, seu compromisso com a promoção da saúde mental ao integrar a campanha Janeiro Branco, por meio de uma programação especial voltada à conscientização e ao cuidado emocional. As ações contemplam atividades presenciais, momentos de acolhimento e iniciativas educativas que estimulam o diálogo e a prevenção.

Entre os destaques, estão os workshops presenciais e práticos conduzidos por uma equipe multiprofissional, realizados das 18h às 19h30, no Auditório da Medicina Preventiva, (BS Tower, no 9º andar). Os encontros abordam temas como o controle da ansiedade por meio de metas de bem-estar, o estabelecimento de limites em relações familiares, o desenvolvimento de rotinas que fortalecem a saúde mental e o uso da respiração e do mindfulness como ferramentas para promover a calma e o equilíbrio emocional.

Além dos workshops, a Unimed Fortaleza realiza blitzes de conscientização e sessões de massoterapia em suas unidades não hospitalares, entre os dias 19 e 30 de janeiro. As ações acontecem na sede da cooperativa, no dia 20; no Hospital Unimed, nos dias 21 e 22; e no Hospital Unimed Sul, nos dias 27 e 28, ampliando o alcance da campanha junto aos colaboradores.

“Falar sobre saúde mental é essencial para promover qualidade de vida e ambientes mais saudáveis. As ações do Janeiro Branco reforçam nosso compromisso com a prevenção, o acolhimento e o cuidado contínuo com as pessoas, dentro e fora do ambiente de trabalho”, diz Carola Riffel, psicóloga hospitalar da Unimed Fortaleza. 

NR-1: Estratégias integradas para um ambiente de trabalho saudável

Como exemplo de boas práticas institucionais, a atualização da Norma Regulamentadora nº 1 (NR-1) marca um novo momento para as organizações brasileiras, ao colocar a gestão dos riscos psicossociais e a saúde mental no centro das estratégias de Segurança e Saúde no Trabalho. Na Unimed Fortaleza, o assunto já é debatido e priorizado há algum tempo e foi tema de um webinar feito para profissionais de Recursos Humanos e gestores de pequenas e médias empresas, em junho de 2025, para debater o cenário atual da saúde mental no ambiente corporativo.

A abordagem adotada parte do entendimento de que cuidar da saúde mental vai além do cumprimento de uma exigência legal. Envolve reconhecer, mapear e monitorar fatores como sobrecarga, assédio, clima organizacional e equilíbrio entre vida pessoal e profissional, transformando essas informações em ações concretas e mensuráveis. Programas de apoio psicológico, políticas de prevenção e capacitação de lideranças fazem parte desse olhar estratégico, que busca impactos reais na produtividade, no engajamento e na retenção de talentos.

Ao tratar a NR-1 como uma oportunidade de evolução, e não apenas como uma obrigação normativa, a Unimed Fortaleza se posiciona de forma antecipada e responsável diante das mudanças. A iniciativa reforça que investir em saúde mental é investir na sustentabilidade do negócio e na construção de ambientes de trabalho mais saudáveis, humanos e preparados para os desafios atuais e futuros.

Mais sobre a Unimed Fortaleza

Fundada em 9 de janeiro de 1978 por 23 médicos que se uniram por meio do cooperativismo, a Unimed Fortaleza integra o Sistema Nacional Unimed. Atualmente, é a 11ª maior singular, em relação às outras Unimeds, em número de beneficiários, com mais de 370 mil clientes e mais de 4 mil médicos cooperados, incluindo pessoas físicas e jurídicas.

A Unimed dispõe de ampla rede credenciada e uma rede própria que conta com o Hospital Unimed, que tem nível máximo de Acreditação Hospitalar na metodologia Qmentum, concedida pela Quality Global Alliance (QGA), sendo o maior hospital do Ceará em número de leitos (330) e o maior do sistema Unimed no Brasil; e com o Hospital Unimed Sul, que possui serviços de emergência pediátrica e obstétrica, internação obstétrica, adulta e pediátrica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e oncologia pediátrica, além de um centro cirúrgico moderno, com atendimento a cirurgias eletivas. A rede própria conta também com 11 laboratórios, cinco Clínicas Unimed, oito Clínicas de Saúde Integral, além de programas como a Medicina Preventiva.

Em 2025, a Unimed Fortaleza tornou-se a primeira rede de saúde privada do mundo acreditada com nível Diamante no padrão internacional Qmentum 360º, concedido pela Quality Global Alliance (QGA), representante da Health Standards Organization (HSO), do Canadá.

Compartilhe nas redes sociais!