Estatuto da Pessoa Idosa: OAB-CE tira dúvidas sobre o tema

O Estatuto do Idoso ganha nova denominação: Estatuto da Pessoa Idosa. A mudança foi aprovada por deputados e senadores e foi sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro no último dia 25 de julho e publicada no Diário Oficial da União.

A nova norma (Lei 14.423) tem origem no Projeto de Lei do Senado (PLS) 72/2018, do senador Paulo Paim (PT-RS), que é também autor da proposta que originou o marco legal que garantiu direitos e proteção às pessoas com 60 anos ou mais.

A Comissão de Direito da Pessoa Idosa da OAB-CE (CDPI), em 2017 promoveu uma ampla discussão junto ao Conselho Seccional e foi adequado à época o nome da Comissão, que até então era denominada Comissão do Idoso. “Nacionalmente, nós buscamos que outras Comissões da OAB de outros estados do Brasil, também fizessem a adequação e desde então ficou padronizada. Inclusive a Comissão Nacional é chamada de Comissão Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa”, explica a presidente da CDPI da OAB-CE, Patrícia Viana.

A advogada esclarece abaixo alguns aspectos dessa mudança.

Como a mudança no Estatuto da Pessoa Idosa pode contribuir para combater a desumanização no envelhecimento?
O emprego do termo “pessoa” no estatuto, não se trata, apenas de questão semântica, mas de escrever construtivamente, numa perspectiva inclusiva, a terminologia correta para abordagem de assuntos historicamente caracterizados por preconceitos e estigmas, como os relacionados ao envelhecimento.
Com isso, evidencia a necessidade em humanizar o envelhecimento, fortalecendo a luta das pessoas idosas, de todos os gêneros, na busca constante pelos direitos fundamentais de igualdade, dignidade e autonomia.

O que o Estatuto da Pessoa Idosa assegura?
A legislação brasileira assegura que é considerada pessoa idosa quem apresenta idade igual ou superior a 60 (sessenta) anos.
O direito à inclusão de mulheres e homens e estabelecer igualdade de direitos para ambos.
Dentre os direitos garantidos, destacamos o direito de envelhecer, o direito à vida, à saúde, à liberdade, à cultura, ao lazer, ao transporte, ao acesso à justiça, à previdência, ao atendimento preferencial, à cidadania, à liberdade, à dignidade, ao respeito, entre outros.

Quais foram as alterações no Estatuto?
A norma substituiu, em toda a Lei, as expressões “idoso” e “idosos” pelas expressões “pessoa idosa” e “pessoas idosas”, respectivamente.
As substituições foram feitas em todo o corpo dos arts. 2º, 3º, 4º, 7º, 10, 11, 12, 14, 15, 16, 17, 18, 19, 20, 21, 22, 23, 24, 25, 26, 27, 28, 33, 34, 35, 36, 37, 38, 39, 40, 41, 42, 43, 44, 45, 46, 47, 48, 49, 50, 51, 52, 55, 56, 57, 58, 60, 62, 65, 66, 70, 71, 74, 79, 80, 84, 87, 90, 97, 98, 99, 101, 102, 103, 104, 105, 107 e 115, bem como no Título IV e em seus Capítulos II e V, todos da Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, com as adequações gramaticais decorrentes.

Quais os avanços alcançados com a alteração do Estatuto da Pessoa Idosa?
A norma colabora para a inclusão e a importância do combate ao preconceito que existe contra o envelhecimento na sociedade e trazer dignidade e respeito a essa parcela da população.
O termo “idoso” apresentava-se como excludente, por ser de gênero masculino, e se referir a homens e mulheres, com a substituição do termo, também acompanha o avanço demográfico do nosso país, pois as mulheres idosas são a maioria da população com mais de 60 anos, além disso, contribui para a necessidade de maior atenção para potencial dupla vulnerabilidade associada ao envelhecimento feminino.

 Fonte: Patrícia Viana, presidente da Comissão de Direitos da Pessoa Idosa da OAB Ceará.

Em Icapuí: XV Festival da Lagosta terá entre as atrações Sandra de Sá, Donaleda e Dorgival Dantas

Uma das festas gastronômicas mais esperadas do Litoral Leste do Ceará está chegando! O XV Festival da Lagosta será nos dias 12 e 13 de agosto, na Praia de Barreiras, e no dia 14 de agosto, na Praia de Redonda, em Icapuí. Depois de dois anos sendo realizado em formato de circuito gastronômico por conta da pandemia da Covid-19, o festival retoma o formato original, com Arena Gastronômica, shows de grandes atrações, oficinas de gastronomia e a tradicional Regata de Jangadas. O acesso é gratuito!

A abertura oficial será no dia 11, às 19h, no Hotel Casa do Mar, na Praia de Tremembé , com a presença de parceiros, autoridades locais e representantes dos restaurantes participantes da Arena Gastronômica. O XV Festival da Lagosta é uma realização do Grupo de Desenvolvimento do Turismo de Icapuí – GDTur. Apoio institucional: Banco do Nordeste e Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult), por meio da Lei Estadual Nº 13.811 – Mecenato Estadual. Patrocínio: Prefeitura Municipal de Icapuí. Parceria: Sebrae. Agradecimento: Coca-Cola Sem Açúcar + Eisenbahn.

OFICINAS DE GASTRONOMIA

Dois dias antes do festival, dias 09 e 10 de agosto, às 9h, os associados do GDTuR vão participar de duas Oficinas de Gastronomia, com foco na preparação de pratos à base de lagosta. São elas: “Oficina de Gastronomia, Sabores e Saberes do Mar” e “Oficina Terra e Mar do Icapuí”. Ambas serão ministradas na pousada Amor a Mar, pelas chefs Van Régia, do restaurante Culinária da Van, de Fortaleza, e Zenaide Santos, da Barraca do João Velho, de Icapuí, e dona das receitas de moquecas mais famosas da praia de Requenguela, também no município.

ARENA GASTRONÔMICA

Nos dias 12 e 13 de agosto (sexta-feira e sábado), a Arena Gastronômica estará das 19h às 22h, com 18 expositores de restaurantes associados ao GDTur. Para proporcionar ao público a possibilidade de saborear diferentes receitas com a lagosta, cada estabelecimento disponibilizará em seu cardápio um prato degustação da iguaria. A compra desse prato dará direito a uma Coca-Cola sem açúcar (KS 290ml ou lata 350ml).

O GDTur apoia a pesca legal da lagosta. Para esta edição, os realizadores estimam que sejam consumidos no evento cerca de 500 kg de lagosta, adquiridos junto à comunidade pesqueira de Icapuí, fomentando a economia local.

Além da degustação do principal atrativo do evento, os visitantes vão ter a chance de conferir apresentações de música ao vivo. No dia 12, o espaço será embalado pelo som do músico Geová Costa. E no dia 13, a cantora Koka Mil e o Grupo Arte Brasil vão animar a noite.

ATRAÇÕES

A partir das 22h, na sexta e no sábado, dias 12 e 13, o público vai conferir grandes shows à beira-mar, em palco próximo à Arena Gastronômica, na Praia de Barreiras. A programação abre na sexta com uma das maiores representantes do reggae no Ceará, a banda Donaleda. Na sequência, a cantora Sandra de Sá sobe ao palco com um show de grandes sucessos de sua carreira como “Retratos e Canções”, “Vale Tudo”, “Joga Fora”, “Bye bye tristeza” e “Olhos Coloridos”, recheado de ritmos como MPB, Soul, Samba e Funk. 

No sábado, dia 13, o guitarrista, arranjador e compositor Mimi Rocha faz um show com o melhor da música popular brasileira. Ele estará acompanhado de dois convidados, a cantora Munique Mendes e o músico Rafael Rodrigues. A programação encerra com um dos mestres do forró, Dorgival Dantas.

REGATA DE JANGADAS

Na manhã do domingo, dia 14, a programação acontece na Praia de Redonda. Às 11h começa a tradicional Regata de Jangadas. Cerca de 20 embarcações guiadas por pescadores de várias comunidades da região vão participar da competição, que é dividida em duas categorias: Jangadas de Pequeno Porte, com até 3 metros de comprimento, e Jangadas de Grande Porte, que possuem comprimento superior a 3,40 metros. 

Os navegantes vão percorrer 8 km mar adentro, fazendo balizas pelo percurso até o ponto demarcado pela organização. As três embarcações mais velozes ganham a regata e recebem premiação em dinheiro e um troféu em formato de jangada. “A regata é um momento de manifestação, de confraternização e de mostrar a cultura dos pescadores artesanais”, conta o presidente da GDTur, Eliabe Crispim. 

À tarde, a partir das 13h, acontecem as apresentações musicais. A banda de reggae de Icapuí, Maresia, abre a programação e, logo depois, a festa é comandada pelo cantor Erick Farra. Para encerrar a 15ª edição do Festival da Lagosta, tem show da cantora aracatiense Aldynha Vox.

SERVIÇO

XV Festival da Lagosta – Dias 12 e 13 de agosto na Praia de Barreiras e dia 14 de agosto na Praia de Redonda, em Icapuí, Ceará. Informações: associacaogdtur@gmail.com. Instagram: @festivaldalagostadeicapui. Facebook: GDTurIcapui.

CEO da Ping Pong estratégia participa de evento exclusivo sobre marketing e inovação

Visando fomentar a discussão de temas voltados para marketing e inovação no meio empresarial, o evento NM2B (Nosso Meio to Business) ocorre nos dias 9 e 10 de agosto, no BS Design, em Fortaleza. Simone Moura, CEO da Ping Pong Estratégia, integra o painel de nomes que têm um espaço no encontro, assinando um momento reservado para o debate sobre o propósito das marcas. O encontro é fechado para inscritos.

Com fala intitulada “Não existe marca sem propósito”, Simone apresenta a importância de existir uma reconexão entre empresa, time e clientes por uma razão maior. “É um privilégio participar e transmitir conhecimento sobre esse tema que tenho tanto carinho. Hoje em dia, o propósito se torna um detalhe fundamental para os negócios que procuram soluções disruptivas para o crescimento profissional”, explica Simone. 

Simone Moura possui 28 anos de atuação nas áreas de marketing, comunicação, planejamento estratégico e gestão de marcas. Fundou a Ping Pong Estratégia em 2010 com o propósito de conectar pessoas e organizações para gerar criatividade, engajamento e resultados. A empresa ajuda outras empresas a descobrirem seu propósito e, a partir disso, ressignificarem suas estratégias.

Com investimento de R$ 5 milhões, Iguatemi Bosque terá maior parque de mídias do país

Em parceria com a Eletromidia Ceará e Grupo Urbimidia, o Shopping Iguatemi Bosque anunciou investimento de R$ 5 milhões para se tornar o maior parque de mídias do país, com destaques em telas externas e internas para divulgação de eventos e operações do shopping. Segundo o superintendente do Iguatemi, Wellington Oliveira, o empreendimento busca alinhamento com a tecnologia e novas formas de comunicação com o público.

O projeto faz parte da ampliação do parque digital do Shopping. De acordo com Wellington, o Shopping conta hoje com um circuito interno com mais de 73m² em LED de alta definição e 31 monitores, oferecendo uma mídia moderna, agradável e limpa, sendo o maior projeto de digitalização de shopping no Brasil.

Para o superintendente, o Iguatemi Bosque ocupa uma posição de destaque no varejo cearense e nacional. “As transformações, inovações e o envolvimento com a capital proporcionam aos clientes inúmeras soluções em um único lugar. Então, toda a comunicação projetada nos LEDs e monitores estarão em completa harmonia para aprimorá-la ainda mais”, conta.

A instalação do projeto também contempla um circuito externo com mais 166m² em LED, contemplando 3 outdoors e a maior empena digital do Norte e Nordeste, direcionados para as avenidas Sebastião de Abreu, Av. Washington Soares e Av.  Eng. Santana Júnior.

Protagonismo local: 81 artistas cearenses fazem parte da exposição “Novos Olhares para Monalisa”

A exposição Novos Olhares para Monalisa apresenta, a partir do próximo dia 6 de agosto, sua 21º edição, com coleção de Veridiana Brasileiro e curadoria de Andréa Dall’Olio Hiluy. A cerimônia de abertura acontece na Casa de José de Alencar, onde a coleção segue até o dia 31 de agosto, com patrocínio do Ministério do Turismo, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, Grupo Marquise e Hapvida.

Fomentando o protagonismo local, 81 artistas cearenses e 107 obras fazem parte desta edição. Atualmente, a coleção possui mais de 600 releituras, com cerca de 200 artistas cearenses. As obras são formadas por diversas linguagens e estilos – na pintura, com a técnica de tintas acrílicas, óleo, aquarela, guache e spray grafite; no desenho, com carvão, pastel, grafite, lápis de cor, caneta esferográfica e nanquim; as esculturas apresentam técnicas de cerâmica, argila, resina, pó de mármore, pó de bronze, madeira, impressão 3D e têxtil; na gravura, modalidades como xilogravura, linóleo gravura, litografia, em metal, digital, além da participação de várias matrizes; na arte têxtil, há crochê, bordado, bordado livre, costura; há também fotografia, colagens e técnicas mistas e inúmeros objetos colecionáveis.

A nova edição celebra, também, o lançamento do livro “Coleção Veridiana Brasileiro”, que torna pública a história e coleção da médica apaixonada por arte, incluindo algumas das releituras de Monalisa. Cerca de 375 obras de 197 artistas estão contidas no livro. De acordo com a curadora Andréa Dall’Olio, a exposição é resultado de uma nova criação e não uma mera recriação repaginada. “Buscamos fortalecer, acolher e propagar cada vez a grande potência da arte cearense em consonância com a de outros países”, pontua.

A curadora explica que é um projeto educativo, de fácil assimilação, mesmo para quem não tem convívio com a arte. “O objetivo é seguir de forma itinerante e alcançar o público em geral, sempre na intenção de oportunizar às populações mais carentes a ter acesso à cultura, com a missão de cultivar e encantar pela arte, provocando o surgimento de uma geração com novos talentos e mais participativa no crescimento cultural e social, buscando a melhoria da qualidade de vida. A coletânea continua em processo de expansão na sua meta de difusão e de fomento às artes cearenses através de ações culturais”, destaca Andréa.

Sobre a Exposição Novos Olhares para Monalisa

A primeira edição da exposição “Novos Olhares para Monalisa” aconteceu há 7 anos. Hoje, a coleção, pertencente à Veridiana Brasileiro, médica cearense, é formada por mais de 600 releituras de artistas cearenses, que representam a maior parte da coleção. As obras possibilitam, inclusive, um recorte contemporâneo da atividade artística do estado. A partir de 2015, as obras passaram a ser expostas – já são 21 exposições pelo Ceará, com mais de 40 mil visitas na capital e municípios do interior.

Serviço

Exposição Novos Olhares para Monalisa – 21º edição

Abertura: 6 de agosto

Horário: 10h às 14h

Local: Casa de José de Alencar, sala Valdelice Girão (Av. Washington Soares, 6055)

Visitação: até 31 de agosto

Horário: Segunda à sexta-feira, de 8h às 17h; aos sábados, de 08h às 12h

Agendamento de visitas em grupo pelo site: https://bit.ly/3zJZXRm

Fone: (85) 3366.9276

Acesso gratuito e aberto a todos os públicos.

Oportunidade no mercado imobiliário: MRV busca profissionais autônomos para parceria comercial em Fortaleza

A MRV, construtora com mais de 40 anos de mercado e atuação em mais de 160 cidades do país, está credenciando corretores autônomos para reforçar e auxiliar o time comercial no atendimento personalizado de seus clientes em Fortaleza. Ao todo, a empresa, que faz parte do grupo MRV&CO, pretende credenciar 30 profissionais, que estejam em busca de uma oportunidade para serem protagonistas das suas carreiras. As pessoas interessadas devem enviar o currículo para o email maithe.fernandes@mrv.com.br ou se cadastrar no link https://forms.office.com/r/tG4bCXVCuP .

A oportunidade contempla profissionais que tenham ensino médio completo e vivência na área comercial, não necessariamente no setor de imóveis, mas é fundamental terem espírito empreendedor, perfil com iniciativa e comprometimento com o negócio. Dentro do escopo do serviço que será prestado pelos corretores credenciados estão a prospecção, agendamento, atendimento e acompanhamento do cliente em todo o processo de compra de um imóvel.

Para atuação na área é obrigatório ter registro no Conselho Regional de Corretores de Imóveis (CRECI), órgão responsável pela fiscalização do trabalho dos corretores e das imobiliárias. Diante disso, a MRV oferece suporte para esses profissionais atuarem neste mercado, sendo esta, uma etapa muito importante. “Entregar atendimento de excelência ao cliente MRV é nossa prioridade. Os prestadores de serviços da companhia recebem suporte e acompanhamento por meio de treinamento gratuitos com aulas on-line e presenciais, e auxílio no processo de habilitação para o exercício da profissional, caso ainda não tenha”, fala Tacílio Cantarutti, gestor comercial da MRV no Ceará.

Além disso, a construtora oferece aos corretores autônomos credenciados e demais prestadores estrutura para o desenvolvimento das atividades, como internet, telefone fixo, leads qualificados, ferramentas para auxiliar durante a venda e o acompanhamento de um corretor coach. A atuação é flexível e o profissional tem boas possibilidades de rendimento, pois os ganhos são proporcionais ao desempenho nas vendas.

O processo seletivo acontecerá dia 03 de agosto (quarta-feira) às 14h, na loja da MRV, localizada na Rua Major Facundo, 790 – Centro – Fortaleza.

Unimed Fortaleza leva torcedores ao Clássico-Rei em ação do Dia dos Pais

Pensando em proporcionar uma experiência memorável entre pai e filho no estádio Castelão, a Unimed Fortaleza criou uma ação em comemoração ao Dia dos Pais. A iniciativa, voltada para clientes e público em geral, vai escolher os seis vídeos mais criativos de torcedores, que irão ganhar um par de ingressos para assistir, junto do pai ou do filho, ao jogo do clássico Ceará e Fortaleza de camarote, com transporte exclusivo de ida e volta, buffet completo e camisa temática da ação.

Para participar, é necessário fazer a inscrição até o dia 10 deste mês de agosto, gravar um vídeo contando porque seu pai (ou filho) merecem estar no Clássico-Rei no camarote da Unimed Fortaleza, postar no feed de uma rede social pessoal (Instagram, Facebook ou Tik Tok), com perfil aberto, marcar a @unimedfortaleza e usar o jingle oficial da campanha “Joga Junto”, que está disponível no reels (Instagram) da Cooperativa. Os interessados deverão se inscrever na página unimedfortaleza.com.br/diadospais, concordar com o regulamento, preencher o formulário de inscrição e enviar o link do vídeo postado.

Serão selecionados os três vídeos mais criativos de torcedores do Fortaleza e outros três de torcedores do Ceará. Os ganhadores receberão 1 par de ingressos para assistir, com seu pai ou filho, ao Clássico-Rei que acontecerá no dia 14 de agosto, data que celebra o Dia dos Pais. O resultado será divulgado no perfil oficial da Unimed Fortaleza no Instagram (@unimedfortaleza) no dia 11 de agosto.

Parceria com clubes de futebol

Há 11 anos, a Unimed Fortaleza apoia o futebol cearense, promovendo o esporte e a prática de atividades físicas como fundamentais para a saúde, bem-estar e qualidade de vida da população.

Serviço

Inscrições: 29 de julho até 10 de agosto

Site da ação:unimedfortaleza.com.br/diadospais

Divulgação dos ganhadores: O resultado será divulgado no perfil oficial da empresa no Instagram (@unimedfortaleza) no dia 11 de agosto de 2022.

Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico atende empreendedores e trabalhadores no Meireles

Para ampliar as ações de empreendedorismo sustentável, bem como facilitar o acesso da população aos serviços ofertados pelo Sine Municipal, a Prefeitura de Fortaleza disponibiliza a unidade de Atendimento Móvel do Desenvolvimento Econômico que, mensalmente, percorre os bairros da cidade. Até o dia 31 de agosto, a unidade da Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) oferta serviços voltados para os empreendedores e trabalhadores na avenida Beira-Mar, no Meireles. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, em frente a Via paisagística, ao lado do box nº 01 da Feirinha da Beira-Mar.

No local, a população tem à disposição ações de formalização de negócios; capacitações; consultorias; atendimento ao empreendedor e ao empregador; orientação profissional; busca por vagas de emprego, por meio do Sine Municipal; e acesso a crédito orientado, por meio do Programa Nossas Guerreiras. Além disso, os técnicos da SDE estão disponíveis para elaboração e emissão da declaração anual de faturamento do Microempreendedor Individual (MEI) e informações sobre programas como Fortaleza Capacita e Fortaleza + Futuro. Os permissionários da Beira-Mar passarão pelo processo de atualização de dados, além de ter acesso a capacitações e consultorias gratuitas.

Após o atendimento no Meireles, o equipamento seguirá para outros bairros, mediante solicitação da comunidade e lideranças. “A ideia é levar todos os serviços de desenvolvimento econômico para todos os bairros de Fortaleza. Já passamos pelos bairros Antônio Bezerra, Conjunto Ceará, Parque Santa Rosa, Passaré, Pirambu, Messejana, Centro e o que temos observado é um fluxo intenso de pessoas buscando os serviços do Desenvolvimento Econômico, principalmente capacitações e crédito orientado do Nossas Guerreiras”, enfatiza o secretário titular da SDE, Rodrigo Nogueira.

Para solicitar atendimento no seu bairro basta contactar a SDE pelo telefone 0800 081 4141 ou pelo Canal do Desenvolvimento Econômico (https://desenvolvimentoeconomico.fortaleza.ce.gov.br/)

Serviço:
Unidade de Atendimento Móvel do Desenvolvimento Econômico
Período: até 31 de agosto
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 12h e 13h às 17h
Local: Av. Beira-Mar, 2800 (em frente a Via Paisagística, ao lado do box nº 01 da Feirinha da Beira-Mar)

Sine Municipal oferta 535 vagas de trabalho em Fortaleza

O Sine Municipal está disponibilizando 535 vagas de trabalho em Fortaleza, incluindo Pessoas com Deficiência (PcD). Confira a lista das principais oportunidades de emprego:

Auxiliar de produção (75)
Gerente comercial (30)
Teleoperador (20)
Bombeiro hidráulico (15)
Caldeireiro (15)
Pintor (15)
Consultor de vendas (10)
Auxiliar de cozinha (10)
Carpinteiro (10)
Costureira (9)

Vale ressaltar que todas essas oportunidades de emprego estão sujeitas a alterações e podem ser preenchidas a qualquer momento.

Atendimento Sine Municipal
A Prefeitura de Fortaleza retomou o atendimento presencial em todas as unidades do Sine Municipal, localizadas nos bairros Parquelândia, Otávio Bonfim, Siqueira e Messejana. Estão sendo disponibilizados os serviços de busca de vagas de emprego e habilitação para o seguro-desemprego. A Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE) também disponibiliza atendimento remoto pelo e-mail sinemunicipalfor@sde.fortaleza.ce.gov.br, pelo telefone (85) 3105-3712 e pelo WhatsApp (85) 9 8513-4385 (não recebe ligações).

Por meio dos canais de atendimento é possível ter acesso a todas as informações necessárias sobre os benefícios ofertados pelo Sine Municipal de Fortaleza, consultoria para elaboração de currículo, assim como prazos, documentações e formas de acesso aos serviços on-line. O trabalhador poderá conversar diretamente com um atendente, enviar documentação e realizar o cadastro do seguro-desemprego no sistema. Já o empregador pode contactar o Sine Municipal de Fortaleza por meio do WhatsApp (85) 9 8970-3532 (não recebe ligações) para ofertar vagas de trabalho.

Atendimento Sine Fácil
Para quem deseja consultar ou se cadastrar nas vagas de trabalho sem sair de casa, o Sistema Nacional do Emprego (Sine), gerido pelo Governo Federal, oferece o aplicativo Sine Fácil (disponível para Android e iOS). No App, o trabalhador encontra informações sobre benefícios, exigências, valor do salário, localidade e tipo de contratação.

Serviço:
Sine Municipal de Fortaleza
Atendimento: segunda a sexta-feira
Horário: 8h às 12h e das 13h às 17h
E-mail: sinemunicipalfor@sde.fortaleza.ce.gov.br
Canal do Desenvolvimento Econômico

Telefones: (85) 3105-3712 / WhatsApp (85) 9 8513-4385 (não recebe ligações)
Sine Municipal 1 – Avenida Bezerra de Menezes, 459 – Otávio Bonfim
Sine Municipal 3 – Avenida Jovita Feitosa, 1264 – Parquelândia
Sine Municipal 5 – Avenida Augusto dos Anjos, 2466 – Siqueira
Unidade Móvel do Desenvolvimento Econômico: Av. Beira Mar, 2800 – ao lado do box nº 01 da Feirinha da Beira Mar