32° Cine Ceará anuncia selecionados para as Mostras Competitivas Ibero-americana e Brasileira


A pandemia e a crise econômica afetaram o Brasil, este país de tamanho continental, de diferentes maneiras e pontos de vista. E, diante dessa realidade que não é homogênea, a identidade brasileira pode inspirar sensações para muito além do que está posto. Por isso, buscar a unidade desses diferentes pedaços de país foi o fio condutor para a seleção dos filmes do 32º Cine Ceará, que ocorre de 7 a 13 de outubro, em formato presencial. Ao todo, 18 longas e curtas estão em competição nas principais mostras do evento – as Mostras Competitivas Ibero-americana de Longa-metragem e Brasileira de Curta-metragem – eserão exibidas no Cineteatro São Luiz.  

Na Mostra Competitiva Ibero-americana de Longa-metragem, procurou-se fazer uma seleção que privilegiasse a diversidade, tanto temática como estética. Dois dos oito longas são nacionais: “A Filha do Palhaço“, ficção do diretor Pedro Diógenes, que conta a história de Joana, uma adolescente de 14 anos que acompanha o pai, o humorista Renato, por seus shows em churrascarias, bares e casas noturnas de Fortaleza; e “O Acidente“, filme dirigido por Bruno Carboni, que narra um acidente com a ciclista Joana e o encontro dela com a família do motorista.  

Também estão na competição de longas “Lo Invisible”, de Javier Andrade, selecionado pelo Governo do Equador para representar o país no Oscar 2023, “La Piedad“, filme espanhol de Eduardo Casanovas, premiado pelo júri no Festival de Cine de Karlovy Vary e eleito o Melhor Filme Internacional no 26º Festival Internacional Cine Fantasia (Montreal), e “Niños de Las Brisas”, de Marianela Maldonado, documentário filmado ao longo de uma década que acompanha a trajetória de três jovens venezuelanos para se tornarem músicos profissionais no conceituado “El Sistema”, cujo modelo de ensino foi adotado por diversos países europeus, e que formou músicos como o renomado maestro Gustavo Dudamel. “Green Grass”, coprodução Chile-Japão dirigida por Ignacio Ruiz, “Vicenta B”, do cubano Carlos Lechuga, e o argentino “Las Cercanas”, de María Álvarez, completam a seleção de longas-metragens. 

Para o cineasta Vicente Ferraz, curador da mostra competitiva de longas, “no Cine Ceará não há distinção de gênero, podemos ter filmes de ficção, documentários e animações na competitiva de longas. Lá, estão propostas de impacto, alegorias, experimentais e outros mais intimistas. Claro que também, como em anos anteriores, privilegiamos o cinema do Nordeste, particularmente a atual produção do Ceará”.  

Para a Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem foram selecionadas 10 produções de sete estados do Brasil, dentre as quase 800 inscrições. Arthur Gadelha, curador desta categoria, revela que esses filmes vão ao encontro de um país “de revolta e fantasia. Uns voltados para a realidade, outros para a fantasia e subversão”. Entre os escolhidos, está o premiado “Big Bang“, de Carlos Segundo, produzido em Minas Gerais, eleito o Melhor Filme na categoria Curta de Autor no 75º Festival Internacional de Cinema de Locarno, na Suíça. Também de Minas está o suspense/terror “Cemitério das Flores”, de Rafael Toledo. “Celeste (Sobre Nós)”, dirigido por Natália Araújo, foi produzido em Pernambuco, e “Elusão”, de Taís Augusto, no Ceará. “Infantaria”, de Laís Santos Araújo, é o alagoano selecionado e “O Último Domingo”, de Joana Claude e Renan Barbosa Brandão, representa o Rio de Janeiro na mostra.  

Também estão na lista dos curtas quatro documentários: “Alexandrina – Um relâmpago” (AM), da artista visual e cineasta Keila Sankofa, sobre Alexandrina, mulher preta da Amazônia filha de negros escravizados; “Camaco” (MG), de Breno Alvarenga, sobre um dialeto secreto que surge como forma de resistência de mineradores numa cidade no interior de Minas Gerais; “Contragolpe” (BA), de Victor Uchôa, sobre a importância do boxe na periferia de Salvador; e “Filhos da Noite” (PE), que acompanha as memórias e vivências de oito homens gays entre 50 e 70 anos. 

Além da competição oficial, os curtas-metragens concorrem ao Prêmio Canal Brasil de Curtas. Realizado nos principais festivais de cinema do país, o prêmio tem como objetivo incentivar a produção audiovisual. O júri, composto por jornalistas e críticos de cinema, escolhe o melhor filme em competição, que recebe o Troféu Canal Brasil e R$15 mil. 

OS LONGAS DA COMPETITIVA IBERO-AMERICANA  

A Filha do Palhaço. Direção: Pedro Diógenes. Ficção. 104’. Brasil. 2022. 12 anos. 

Green Grass. Direção: Ignacio Ruiz. Ficção. 100’. Chile-Japão. 2022. 16 anos. 

La Piedad / A Piedade. Direção: Eduardo Casanovas. Ficção. 80’. Espanha-Argentina. 2022. 16 anos. 

Las Cercanas / Inseparáveis. Direção: María Álvarez. Documentário. 81’. Argentina. 2021. Livre.

Lo Invisible / O Invisível. Direção: Javier Andrade. Ficção. 85’. Equador-França. 2021. 18 anos. 

Niños de Las Brisas / Meninos de Las Brisas. Direção: Marianela Maldonado. Documentário. 100’. Venezuela-Reino Unido-França. 2021. 12 anos.

O Acidente. Direção: Bruno Carboni. Ficção. 95’. Brasil. 2021. 14 anos. 

Vicenta B. Direção: Carlos Lechuga. Ficção. 77’. Cuba-França-EUA-Colômbia-Noruega. 2021. 12 anos. 

OS CURTAS DA COMPETITIVA BRASILEIRA  

Alexandrina – Um Relâmpago. Direção: Keila Sankofa. Documentário. 11’. Amazonas. 2022. Livre. 

Big Bang. Direção: Carlos Segundo. Drama. 13’. Minas Gerais. 2022. 12 anos.  

Camaco. Direção: Breno Alvarenga. Documentário. 14’. Minas Gerais. 2022. Livre. 

Celeste (Sobre Nós). Direção: Natália Araújo. Ficção. 19’. Pernambuco. 2022. 12 anos.  

Cemitério de Flores. Direção: Rafael Toledo. Suspense/terror. 19’. Minas Gerais. 2022. 16 anos. 

Contragolpe. Direção: Victor Uchôa. Documentário. 16’. Bahia. 2022. Livre. 

Elusão. Direção: Taís Augusto. Ficção. 22’. Ceará. 2022. Livre. 

Filhos da Noite. Direção: Henrique Arruda. Documentário. 15’. Pernambuco. 2022. 12 anos. 

Infantaria. Direção: Laís Santos Araújo. Ficção. 24’. Alagoas. 2022. 12 anos. 

O Último Domingo. Direção: Joana Claude e Renan Barbosa Brandão. Ficção. 17 min. Rio de Janeiro. 2022. Livre. 

Cine Ceará  

O 32º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema é uma realização do Ministério do Turismo, através da Secretaria Especial da Cultura, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará) e da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira. Parceria: Canal Brasil. Hotel Oficial: Sonata de Iracema. Patrocínio Master: Itaú Unibanco. Patrocínio VIP: Grupo Edson Queiroz, Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio: SP Combustíveis, Banco do Nordeste e Prefeitura de Fortaleza. Agradecimento: Enel. 

SERVIÇO

32° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 7 a 13 de outubro de 2022 em Fortaleza. Informações: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com.

Shopping Benfica promove lançamento de livros em setembro

Nesta sexta-feira (02/09), às 19h, o escritor Antônio Ribeiro lança o livro “Santiago de Compostela e o quinto elemento”, no 2° Piso do Shopping Benfica. A obra relata uma experiência pessoal de quem desde os 19 anos já praticava caminhada com um grupo de parentes e amigos, incorporando, mais tarde, como rotina de lazer. O autor detalha lugares, paisagens e arquitetura, nas ocorrências das circunstâncias, delineando cada capítulo na condução da evolução dos acontecimentos, compartilhando com o leitor, como se estivesse nos momentos de contentamento, de drama, de conflito, de solidão, de renovação, de aprendizado, até chegar ao final do percurso.

Durante o mês de setembro, o Shopping Benfica também promove outros lançamentos literários. No dia 16, o público vai ter a chance de conferir, em primeira mão, o livro “O Sorriso de Lígia e outros contos”, de Cássio Cavalcante. Com capa de Hallina Beltrão, prefácio de Vital Corrêa de Araújo, apresentação da atriz e escritora Itala Nandi e posfácio de Ariadne Quintella, a publicação traz 18 textos escritos de quando o autor frequentou a oficina de criação literária de Raimundo Carrero, jornalista e escritor pernambucano.

Já no dia 23, o Shopping Benfica promove o lançamento da coletânea “Retalhos”, organizada por Fabiana Guimarães, que mescla desenhos e palavras. Com a participação de 28 escritores, o livro apresenta textos que vão da prosa ao verso, nos mais variados gêneros, além de 10 ilustradores, sendo que quatro também são autores. Todos fazem parte da Liga dos Ilustradores, Escritores e Poetas de Eusébio, fundada em 2018 com o objetivo de promover ações de incentivo à leitura e à escrita. O livro teve o apoio da Secretaria Estadual da Cultura, através do Fundo Estadual da Cultura, com recursos provenientes da Lei Federal nº 14.017, de 29 de junho de 2020 (Lei Aldir Blanc).

SERVIÇO: Lançamentos de livros em setembro

Local: Shopping Benfica (Av. Carapinima, 2200 – Benfica – Fortaleza/CE) – 2º piso

“Santiago de Compostela e o quinto elemento”, de Antônio Ribeiro

Dia: 02/09

Horário: 19h

“O Sorriso de Lígia e outros contos”, de Cássio Cavalcante

Dia: 16/09

Horário: 19h

“Retalhados”, organizada por Fabiana Guimarães

Dia: 23/09

Horário: 19h

Regionalidade e nostalgia marcam a 3ª edição do Festival Gastronômico de Eunápolis

Eunápolis abriu no último dia 24/08 a 3ª edição do Festival Gastronômico da cidade. Com o tema “Gastronomia Afetiva: Sabores do Coração”, a proposta para este ano é a de mostrar a relação entre comida e afetividade, através de receitas, modos de preparo e ingredientes que representam conexões com a história do cozinheiro ou um grupo de pessoas que o profissional queira representar.

39 restaurantes abraçaram a proposta, e estão ofertando 47 pratos no total. As categorias são: prato principal, comida de boteco, lanches, sobremesas e pizzas. A lista completa com as preparações, endereço dos estabelecimentos e valores podem ser acessadas pelo site www.festivaleunapolis.com.br

Fiel ao tema,  a cena gastronômica de Eunápolis até o dia 11 de setembro estará repleta de opções que mexem com o coração e a nostalgia de muita gente. Sabe aquele bolo dos anos 90/2000 que tinha em todo aniversário, com glacê, confete colorido e recheio de coco? É uma das ofertas para o evento. Assim como uma Farofa de Mãe, Comida de Tia, algumas receitas de vó e outros sabores familiares.

Seguindo a regionalidade, muitos pratos do evento conversam com ingredientes clássicos da gastronomia baiana que muita gente cresceu consumindo, como Tripinhas de Porco, rabada, carnes salgadas, ou aquelas preparações “de domingo” como nhoque, pizza, macarronada ou um gratinado. Para os que cresceram com alguma influência internacional também há oferta, com pratos orientais, mexicano, italiano e até árabe.

A abertura do Festival aconteceu na noite do dia 24/08 na Casa Trancoso, em Eunápolis. Durante a abertura do evento, o gerente regional do Sebrae do Sul da Bahia, Alex Brito, parabenizou os 39 restaurantes inscritos. “Ao chegarmos à terceira edição é possível visualizar o crescimento desse empresariado e o potencial que tem para fazer bons negócios através dessa oportunidade, que é o Festival Gastronômico”, destacou.

Para Nanci Costa, do Senac, “a gastronomia é um ritual de união. Sentir o aroma, dividir, compartilhar, o Festival desenvolve e envolve toda a cadeia produtiva. Transformamos a vida de pessoas através da educação e tornamos possíveis seus sonhos.”

Entre as saudações iniciais, alguns dos parceiros também desejaram as melhores experiências aos empresários, como o presidente da CDL, Fabrício Ramos, que relembrou as outras edições do Festival. “Fazendo uma retrospectiva, lembro que iniciamos em meio a uma pandemia, e deu super certo, era a movimentação econômica que o comércio precisava. Com a segunda edição foi um sucesso maior, crescendo a cada ano com ótimos resultados, então já imagino como será neste ano”, comentou.

Representando a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Arnaldo Viana, explicou que o Festival Gastronômico “impacta em todos os setores econômicos. E nesse ano, o tema do festival remete não somente aos temperos de infância que marcam nossa vida, mas também ao sonho da prefeita de trabalhar com a humanização aos atendimentos e serviços”, frisou.

Para descontrair e iniciar o engajamento às redes sociais, foram apresentados o casal de padrinhos do Festival, os digitais influencers @garimodonil e o @vqmoficial, que mostrarão os empreendimentos e seus pratos, além da interação com o público, na rede social oficial do evento @festivaleunapolis.

Os chefs Thiago Paixão e Victor Pessoa também participaram com suas histórias motivadoras, apresentando as memórias afetivas no “Cozinha Show” com o prato carne de sol com pirão de leite e vinagrete de maxixe.

O Festival Gastronômico de Eunápolis é realizado pelo Sebrae, CDL Eunápolis e Prefeitura Municipal de Eunápolis, correalização do SENAC e conta com o patrocínio master da Baden Baden, aplicativo Aiqfome, Farmácia Indiana, da Bahiagás/Estado da Bahia.

AGENDA:

3º Festival Gastronômico de Eunápolis – Gastronomia Afetiva: Sabores do Coração

Onde: Eunápolis – Bahia

Quando: 25 de agosto a 11 de setembro
Site: www.festivaleunapolis.com.br

Instagram: @festivaleunapolis

Realização: SEBRAE, CDL Eunápolis e Prefeitura Municipal de Eunápolis

Correalização: SENAC

Patrocínio Master: Baden Baden, Aiqfome, Farmácia Indiana, Bahiagás/Estado da Bahia

Shopping Parangaba promove programação para público infantil neste fim de semana

Setembro começa com muitas alternativas de lazer em Fortaleza. No Shopping Parangaba, por exemplo, as crianças podem usufruir do tradicional Parangaba É Show, que acontece aos sábado, a partir das 16 horas, e continua nos domingos, sempre com acesso gratuito.

No primeiro dia, várias atividades recreativas e contação de histórias para as crianças serão conduzidas pelos time da Cia. MIX da Alegria, haverá ainda oficina e pintura facial para os pequenos. Além da peça teatral “Homem-Aranha”, que acontece às 17 horas no domingo. As atividades ocorrem no Piso L2, próximo à Riachuelo.

Além disso, as crianças podem curtir seu tempo livre jogando no Studio Games e no Game Station ou aproveitando o cenário Space Kids, que possui pula-pula, fliperama, piscina de bolinhas, telas para pintura, circuito de obstáculos e escorregadores; tudo com adereços e brinquedos que remetem a astronautas, foguetes e outros objetos do imaginário da criançada. O espaço está localizado na praça central, no piso L1, e funciona de segunda a sábado, de 10 às 22 horas, bem como aos domingos, entre 13 e 21 horas.

Serviço:

Parangaba É Show;

Local: Shopping Parangaba – Piso L2, próximo à Riachuelo;

Sábado: Brincadeiras diversas (16h);

Domingo: Peça Teatral Temática (17h);

Evento Gratuito.

Cenário Space Kids;

Local: Shopping Parangaba – Piso L1, na praça central;

Funcionamento: De acordo com os horários do shopping;

Valor: A partir de R$ 30.

Studio Games  e Game Station;

Local: Shopping Parangaba;

Funcionamento: De acordo com os horários do shopping;

Preços variados.

Play For a Cause confirma presença na Brasil Futebol Expo 2022

Quando o assunto é futebol, a Play For a Cause (PFAC) coloca o seu time em campo no ataque. De 4 a 8 de setembro, a empresa carioca marcará presença na Brasil Futebol Expo 2022, em São Paulo, para mostrar como o esporte pode transformar a vida de milhares de pessoas que vivem em situação de vulnerabilidade no Brasil.

Durante os dias de evento, a equipe da Play For a Cause apresentará em seu estande e na arena principal – local para partilha de ideias e conhecimento – um portfólio formado por histórias de impacto social, educacional e de inclusão, construídas ao lado de grandes parceiros do mundo do futebol. O objetivo dessas apresentações, distribuídas em três horários por dia, é fortalecer a missão da empresa – que faz do esporte e do entretenimento ferramentas de transformação social – e exaltar o apoio a 86 ONGs, situadas em 18 estados do Brasil.

A partir de leilões virtuais com artigos usados por atletas de grandes clubes e experiências únicas em competições, cerca de 20 mil pessoas já foram impactadas com as ações da Play For a Cause. Dentre os parceiros recorrentes, que ajudam na execução das campanhas, estão os times cariocas Fluminense, Flamengo e Vasco, além do Clube Atlético Mineiro – que este ano ajudou na arrecadação de mais de R$ 126 mil em um único leilão –, da Stock Car, do NBB, da FERJ e do Doe Gols – parceria em conjunto com a Sportv e Centauro, que transforma os gols do Brasileirão em tênis para criança e adolescentes.

“A nossa participação na BF Expo 2022 vai ajudar a promover e fortalecer a missão da Play For a Cause, além de nos dar a oportunidade de estreitar relacionamento com diferentes marcas, clubes, atletas e ex-atletas, que fazem o mundo do futebol ser toda essa imensidão. O evento ainda nos dará a oportunidade de mostrar a nossa ferramenta de trabalho na prática, com abertura de leilões ao lado de instituições sociais”, explica Andre George, CEO e fundador da Play For a Cause.

Lançamento de leilões – Durante o evento, a arena principal será palco para o lançamento de cinco leilões, criados exclusivamente em benefício das ONGs CUFA, Fundação EPROCAD, Casa do Zezinho, Amigos do Bem e Vida Corrida. 

As ações serão abertas na plataforma play.foracause.com.br, com um leilão a cada dia, sempre às 9h, ao lado de representantes das instituições beneficiadas. Dentre os itens disponíveis para lances estará a camisa do Santos, utilizada por Neymar na final do Campeonato Paulista 2010, com vitória contra o Santo André, por 3 a 2.  O lance inicial será de R$2 mil.

Outro item que promete ser disputado é a bola oficial da final do Paulistão Feminino 2019, partida com vitória do Corinthians de 3 a 0 contra o São Paulo. O jogo é considerado até hoje como o maior da história do futebol feminino. O lance inicial deste leilão será de R$500. O valor líquido arrecadado com as ações será dividido entre as cinco instituições, igualmente. 

“Algumas dessas ONGs não fazem parte da nossa rede beneficiada, e esse é o lado bacana da história. A Expo está nos proporcionando novas conexões e quem sabe a possibilidade de adquirir novas parcerias. Afinal, sem elas, não poderíamos apoiar tantas pessoas, de norte a sul do país”, concluiu André.

Doação de R$ 1 milhão 

Em agosto, a Play For a Cause comemorou a marca de R$ 1 milhão em doações para as instituições brasileiras que compõem a rede beneficiada da empresa com foco na educação e na inclusão. Todo o valor doado foi fruto de leilões na internet com itens esportivos e experiências, em parceria com atletas, clubes, marcas e competições.

Cronograma de apresentações na arena:

Dia 04/09

10h00: Play for a Cause

10h30: Play for a cause e CUFA

Dia 05/09

09h00: Play For a Cause

09h30: Play For a Cause e EPROCARD

20h30: Play For a Cause 

Dia 06/09

09h00: Play For a Cause

09h30: Play For a Cause e Casa do Zezinho

20h30: Play For a Cause 

Dia 07/09

09h00: Play For a Cause

09h30: Play For a Cause e Amigos do Bem 

20h30: Play For a Cause 

Dia 08/09

09h00: Play For a Cause

09h30: Play For a Cause e Vida Corrida 

20h30: Play For a Cause 

Sobre a Play For a Cause

A Play For a Cause, criada em 2018, é uma empresa que faz do esporte e do entretenimento uma ferramenta de transformação social. Seu principal objetivo é conectar fãs com itens ou experiências únicas, gerando recursos para apoiar instituições e projetos de impacto social e educacional espalhados pelo Brasil.  A Play For a Cause já destinou mais de R$ 1 milhão para 86 instituições, situadas em 18 estados, impactando a vida de 20 mil pessoas.

Serviço

Evento: Brasil Futebol Expo 2022

Leilões: Diferentes itens

Dias: De 4 a 8/09

Lances inicias: a partir de R$ 500Site:play.foracause.com.br

Cresce a procura por transplante capilar, mas cirurgia pode não ser eficaz

A queda de cabelos atinge 85% dos homens com mais de 50 anos, e os números vêm aumentando a cada geração, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Dermatologistas. Embora a calvície masculina se acentue com a idade e não exista uma cura definitiva para o problema, especialistas de diversas áreas afirmam que o diagnóstico e cuidados precoce são capazes de parar e até mesmo reverter o processo de perda capilar. No entanto, um número cada vez maior de brasileiros vem recorrendo à cirurgia de transplante capilar antes mesmo de tentar tratamentos menos invasivos e mais eficazes. Em 2021, o Brasil registrou mais de um milhão de procedimentos desse tipo, de acordo com a Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica – 50% a mais que os cerca de 700 mil implantes realizados em 2019, antes da pandemia. Já é uma das 3 cirurgias estéticas mais realizadas no país (junto com rinoplastia e lipoaspiração), mas não é garantia do fim do problema. 

Isso mesmo! Especialistas explicam que, antes de recorrer à cirurgia de implante capilar, o paciente precisa buscar e tratar as causas da queda do cabelo para evitar a necessidade de novos transplantes. “A queda de cabelos pode estar associada a diferentes fatores como obesidade, hipertensão, diabetes, problemas hormonais, tabagismo, má alimentação, estresse, câncer da próstata. Qualquer doença que cause uma inflamação crônica no organismo, afeta os vasos que irrigam o couro cabeludo, impedindo que os folículos capilares recebam os nutrientes necessários para o crescimento saudável dos fios”, explica a médica Márcia Umbelino, especialista em medicina integrativa e geriatra. “Com o avanço da idade, nosso organismo tende a ‘inflamar’ cada vez mais, seja por maus hábitos, seja por doenças degenerativas, seja pela má absorção de nutrientes, dentre outros problemas comuns da maturidade, o que explica o aumento da queda capilar depois dos 50, 60 anos”, completa.

A dermatologista Luiza Lopes ressalta que, como em um implante capilar o organismo precisa atuar no crescimento dos novos fios, o paciente voltará a sofrer com a queda capilar, se não tratar os problemas que causaram a calvície. “Se o organismo continua inflamado, esses novos folículos também ficarão desnutridos”, destaca a médica que defende a combinação de diversos tratamentos para potencializar os resultados.  “O uso de medicamentos conhecidos junto com tratamentos tópicos, mudanças na alimentação, suplementação e até mesmo procedimentos estéticos somam forças na solução de uma questão tão importante para alguns homens”, aponta Luiza, acrescentando que o paciente precisa procurar um médico ao notar os primeiros sinais enfraquecimento e queda dos fios, para um diagnóstico individual e um tratamento eficaz.

Na mesma linha, a doutora Márcia Umbelino explica que não existe “receita de bolo” nem remédio milagroso. “O tratamento varia de acordo com a necessidade de cada paciente. Em casos de anemia, por exemplo, precisamos suplementar ferro. Nas alterações hormonais será necessário regular os hormônios. Cada caso deve ser avaliado individualmente. Pois algumas medicações possuem restrições de uso e podem apresentar efeitos colaterais”, diz Márcia, que defende a suplementação de nutrientes importantes para a manutenção da saúde dos fios e do couro cabeludo como queratina, L-cisteína, biotina, glutamina, vitaminas do complexo B.

Na clínica Emporium da Beleza, na Barra da Tijuca, a biomédica Isabela Lameiras também aposta em suplementos e medicamentos, mas dentro de um protocolo exclusivo com o objetivo de potencializar os resultados. No tratamento, com duração de 10 semanas, a especialista combina equipamentos que promovem melhora na circulação sanguínea do couro cabeludo com a aplicação local de nutrientes e substâncias comprovadamente eficazes no combate à queda capilar. “Injetamos diretamente nos folículos uma fórmula que contém vitaminas como L-Arginina, biotina e substâncias para tratamento como o minoxidil, que é um medicamento tópico conhecido por sua eficácia no fortalecimento dos fios e estímulo folicular”, explica Isabela.

Dentre os procedimentos incluídos no tratamento da clínica, está a alta frequência, que emite correntes alternadas de alta frequência que são aplicadas no couro cabeludo através de eletrodos de vidro. “É um recurso vasodilatador, hiperemiante, sedante e antisséptico, que dentre outros benefícios fortalece o folículo piloso, reconstrói a cutícula capilar, evita novas quedas e ajuda no crescimento dos fios”, comenta a biomédica. 

Já a Ozonioterapia capilar Ozonioterapia Capilar consiste na aplicação do ozônio medicinal para o tratamento do couro cabeludo e restauração dos fios, que age diretamente na superfície do couro cabeludo, ativando a circulação sanguínea. “A combinação das técnicas, no entanto, segue a regra de ouro dos especialistas: é feita de acordo com a avaliação individual de cada paciente. “O cliente ainda ganha um Nutricosmético em cápsulas enriquecido com Biotina, Colágeno Verisol, Ácido Hialurônico, entre outros, nutrientes que têm a função de fortalecer pele e cabelos, auxiliando no tratamento de dentro para fora”.

De acordo com um estudo feito pela empresa Medihair, plataforma sobre tratamentos para queda capilar, os medicamentos mais usados para combater a queda capilar são a finasterida e o minoxidil (oral e tópico), já a biotina é o suplemento mais recomendado no tratamento e prevenção da calvície. A própria plataforma ressalta que o implante capilar deve ser visto como último recurso para o tratamento da perda capilar e que o paciente deve buscar medicamentos e recursos que interrompam a queda dos fios assim que notarem os primeiros sinais e, de preferência, bem antes de buscar um transplante. “Quando a calvície está num estágio muito avançado é difícil reverter o problema”, explica a dermatologista Luiza Lopes.

Outros dados sobre Calvície.

Doenças que podem levar à queda difusa do cabelo:

  • Distúrbio da função da glândula tireóide, como hipotiroidismo ou – Tireóide hiperativa
  • Doenças Infecciosas
  • Doenças venéreas como a sífilis (lues)
  • Doenças intestinais crônicas como a colite ulcerativa e a doença de Crohn
  • Doenças cancerígenas
  • Desordens alimentares como bulimia e anorexia
  • Diabetes mellitus
  • Lúpus eritematoso sistêmico (SLE)

Drogas

A toma dos seguintes medicamentos pode levar à queda difusa do cabelo:

  • Hemoterapia com drogas citotóxicas
  • Painkillers (analgésicos)
  • Inibidores de ACE e bloqueadores beta, por exemplo, para hipertensão arterial
  • Redutores lipídicos
  • Retinóides
  • Medicação para a tireóide
  • Heparina (diluente de sangue)
  • Antibióticos

Circunstâncias externas

A queda difusa do cabelo pode ser causada por circunstâncias externas.

  • Extraordinária tensão
  • Cirurgia, anestesia geral

Mudanças hormonais

A queda difusa do cabelo pode estar relacionada a mudanças hormonais.

  • Desenvolve-se em algumas mulheres cerca de dois a quatro meses após o nascimento de uma criança. A razão para isto é uma deficiência de estrogênio, pois a concentração deste hormônio cai após o parto, e o excesso de cabelo produzido durante a gravidez cai para fora. O estresse durante o parto também pode promover a queda de cabelo.
  • Tirar ou descontinuar a medicação para contracepção (por exemplo, a pílula)

Menopausa, particularmente no início

Nutrição

A desnutrição pode levar à queda difusa do cabelo.

  • Nutrição unilaterais e insalubres
  • Dietas radicais
  • proteína ou deficiência de ferro
  • vitamina, biotina ou deficiência de zinco, ocorre muito raramente

Mitos sobre a queda de cabelo

No entanto, há vários fatores que são erroneamente considerados como sendo a causa da queda de cabelo, mas não a causam:

  • Cabelo Shampooing: Lavagem frequente e shampoo não levam ao aumento da queda de cabelo.
  • Usar chapéus: Usar chapéus ou bonés não promove a queda de cabelo.
  • Exposição ao sol: O aumento da exposição ao sol não causa queda de cabelo.

Dados retirados da plataforma sobre transplante capilar Medihair

Campanha do Judiciário cearense aborda saúde do corpo e da mente

Setembro é um mês colorido para a saúde: além da campanha Setembro Amarelo (sobre prevenção ao suicídio e cuidados com a saúde mental), o mês é representado pelas cores Verde (de conscientização sobre doação de órgãos) e Vermelho (prevenção de doenças cardiovasculares).

O Judiciário cearense elaborou programação dedicada a esses três temas, que inclui palestras, ações culturais, atos de solidariedade e iluminação diferenciada na fachada do Fórum Clóvis Beviláqua. As atividades, abertas ao público, são promovidas pela Diretoria do Fórum e o Comitê Estadual de Saúde.

Entre as ações pelo Setembro Amarelo, no próximo dia 5, às 10h30, a médica psiquiatra Francinete Giffoni e o advogado Aluísio Gurgel debaterão sobre “Saúde mental e o mundo digital – desafios pós-pandemia”, no Auditório Floriano Benevides, do Fórum Clóvis Beviláqua. Francinete Giffoni atua na área de psicoterapia há mais de 30 anos, é doutora em Educação e especialista em Ativação de Processos de Mudanças pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com pesquisas na área de estresse e qualidade de vida. Já o advogado Aluisio Gurgel é professor da Faculdade de Ciências e Tecnologia do Nordeste (Facine), onde ministra a disciplina de Direito Digital. O especialista estuda o envolvimento da tecnologia com o Direito e as possibilidades de melhorias sociais decorrentes desta interação.

Em 9 de setembro, véspera do Dia Mundial de Prevenção do Suicídio, o Judiciário cearense vai promover acolhida musical e atendimento especializado à população com equipes de apoio no hall de entrada do Fórum. Também neste dia, o Judiciário convida todos os colaboradores e colaboradoras, seja em regime presencial ou em teletrabalho, a usar algum acessório ou peça de roupa na cor amarela, como forma de adesão à campanha.

Ao longo do mês, as redes sociais do TJCE irão realizar uma série de publicações sobre como identificar sinais de depressão e ansiedade e como pedir ajuda. Já o programa TJCE em Podcast abordará no tema deste mês a relação entre doenças cardiovasculares e saúde mental, com especialistas da área de cardiologia e psiquiatria.

A programação continua no dia 15, às 15h, com a palestra “Conhecendo o processo de doação e transplante”, em alusão ao Setembro Verde. A convidada é a médica Eliana Régia Barbosa de Almeida, coordenadora da Central Estadual de Transplantes do Ceará. No dia 22, às 15h, o cardiologista José Carlos Jucá Pompeu Filho fala sobre “Check up cardiovascular – o que você precisa saber”. Ambos os eventos ocorrem no Auditório Floriano Benevides, no Fórum da Capital. A programação se encerra no dia 23, às 16h30, com o Pôr do Sol Cultural, promovido pela Diretoria do Fórum, que contará com roda de leitura e outras atividades culturais envolvendo a temática do Setembro Amarelo.

SERVIÇO
A Justiça cearense conta com suporte psicológico para atendimento, escuta e acompanhamento dos colaboradores e seus dependentes, na Capital e no Interior. No Fórum, há o Plantão Psicológico, uma parceria da Seção de Capacitação com o curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor). Para as demais unidades, mais informações podem ser obtidas pelo e-mail atendimentosaude@tjce.jus.br.

Já o Centro de Valorização da Vida (CVV) é uma entidade que realiza apoio emocional gratuito e sigiloso a todas as pessoas que precisam conversar. Presta atendimento 24 horas, pelo número 188, além de outros canais como e-mail e chat (www.cvv.org.br).

Presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante participa de reunião de diretoria da CDL

Na próxima segunda-feira, dia 05 de setembro, às 12h, o presidente da CDL de Fortaleza, Assis Cavalcante, recebe na sede da entidade (Rua 25 de Março, 882, Centro) o presidente Federação das Indústrias do Estado do Ceará, Ricardo Cavalcante.

Na ocasião, haverá a apresentação dos projetos desenvolvidos na área de Hidrogênio Verde e como essa energia fabricada a partir de fontes limpas, renováveis e abundantes no Brasil pode impactar positivamente a indústria, a economia e o perfil socioeconômico cearense.

WYDEN PROMOVE A SEMANA DA PÓS-GRADUAÇÃO

Entre os dias 05 a 10 de setembro, a Wyden promove a Semana da Pós-graduação, com palestras gratuitas voltadas a estudantes, docentes e profissionais da área da saúde, gestão e engenharias, que tenham interesse nas temáticas abordadas, com objetivo de apresentar e dialogar sobre temas importantes que estão em evidência no cotidiano dos profissionais, além de atualizar condutas e abordagens, proporcionando uma melhor prática profissional aos interessados. 

Marcela Miranda, pró-reitora da pós-graduação da Wyden, explica que o evento é uma grande oportunidade para quem deseja atualização e, assim, se diferenciar no mercado de trabalho. “A Semana da Pós-graduação tem uma programação especial, com profissionais extremamente qualificados que debaterão sobre carreira, perspectivas de atuação e tendências profissionais, além de demais temáticas que estão em evidência atualmente. Tudo isso de forma gratuita, o evento proporcionará a todos participações ativas e networking”, detalha. 

Confira a programação: 

Segunda (05/09)

Tema: Boas Práticas de Enfermagem em Ginecologia e Obstetrícia

Horário: 09h às10h 

Palestrantes: Dra. Deise Sousa e Dra. Laura Melo    

Tema: Engenharia como Ferramenta Transformadora de um País 

Horário: 19h às20h 

Palestrante: Edilson Duarte

Terça (06/09)

Tema: Panorama Mundial e Nacional de Geração Eólica

Horário: 19h às 20h

Palestrante: Anderson Dias 

Tema: Competência Farmacológicas em Urgência e Emergência  

Horário: 20h às 21h

Palestrante: Dra. Caren Nádia Soares de Sousa        

Tema: AVC: urgência ou emergência?  

Horário: 20h30 às 21h30

Palestrante: Profa. Ma. Luara Abreu

Quinta (08/09)

Tema: Ambiência e Classificação de Risco na Urgência

Horário: 08h às 10h 

Palestrante: Kelvia Coelho Campos de Paula

Tema: Impactos Pós-pandemia na Gestão de Carreira

Horário: 19h às 20h

Palestrante: Barbara Gomes Ferreira

Tema: Chumbinho, Cocaína, Morfina: casos de intoxicação exógena

Horário: 19h30 às 21h

Palestrante: Clarisse Sampaio Pequeno

Sexta (09/09)

Tema: Urgência e Emergência Psiquiátricas

Horário: 11h às 12h

Palestrante: Eunice Minervino de Carvalho Neta

Tema: O Papel da Automação na Microbiologia 

Horário: 19h às 20h

Palestrante: Bruno Jeagger

Serviço:

Wyden promove a Semana da Pós-graduação

Data:  05 a 10 de setembro

Inscrição gratuita pelo link:https://www.even3.com.br/semana-de-pos-graduacao-unifanor-270138/