Regionalidade e nostalgia marcam a 3ª edição do Festival Gastronômico de Eunápolis
Eunápolis abriu no último dia 24/08 a 3ª edição do Festival Gastronômico da cidade. Com o tema “Gastronomia Afetiva: Sabores do Coração”, a proposta para este ano é a de mostrar a relação entre comida e afetividade, através de receitas, modos de preparo e ingredientes que representam conexões com a história do cozinheiro ou um grupo de pessoas que o profissional queira representar.
39 restaurantes abraçaram a proposta, e estão ofertando 47 pratos no total. As categorias são: prato principal, comida de boteco, lanches, sobremesas e pizzas. A lista completa com as preparações, endereço dos estabelecimentos e valores podem ser acessadas pelo site www.festivaleunapolis.com.br
Fiel ao tema, a cena gastronômica de Eunápolis até o dia 11 de setembro estará repleta de opções que mexem com o coração e a nostalgia de muita gente. Sabe aquele bolo dos anos 90/2000 que tinha em todo aniversário, com glacê, confete colorido e recheio de coco? É uma das ofertas para o evento. Assim como uma Farofa de Mãe, Comida de Tia, algumas receitas de vó e outros sabores familiares.
Seguindo a regionalidade, muitos pratos do evento conversam com ingredientes clássicos da gastronomia baiana que muita gente cresceu consumindo, como Tripinhas de Porco, rabada, carnes salgadas, ou aquelas preparações “de domingo” como nhoque, pizza, macarronada ou um gratinado. Para os que cresceram com alguma influência internacional também há oferta, com pratos orientais, mexicano, italiano e até árabe.
A abertura do Festival aconteceu na noite do dia 24/08 na Casa Trancoso, em Eunápolis. Durante a abertura do evento, o gerente regional do Sebrae do Sul da Bahia, Alex Brito, parabenizou os 39 restaurantes inscritos. “Ao chegarmos à terceira edição é possível visualizar o crescimento desse empresariado e o potencial que tem para fazer bons negócios através dessa oportunidade, que é o Festival Gastronômico”, destacou.
Para Nanci Costa, do Senac, “a gastronomia é um ritual de união. Sentir o aroma, dividir, compartilhar, o Festival desenvolve e envolve toda a cadeia produtiva. Transformamos a vida de pessoas através da educação e tornamos possíveis seus sonhos.”
Entre as saudações iniciais, alguns dos parceiros também desejaram as melhores experiências aos empresários, como o presidente da CDL, Fabrício Ramos, que relembrou as outras edições do Festival. “Fazendo uma retrospectiva, lembro que iniciamos em meio a uma pandemia, e deu super certo, era a movimentação econômica que o comércio precisava. Com a segunda edição foi um sucesso maior, crescendo a cada ano com ótimos resultados, então já imagino como será neste ano”, comentou.
Representando a prefeita de Eunápolis, Cordélia Torres, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Arnaldo Viana, explicou que o Festival Gastronômico “impacta em todos os setores econômicos. E nesse ano, o tema do festival remete não somente aos temperos de infância que marcam nossa vida, mas também ao sonho da prefeita de trabalhar com a humanização aos atendimentos e serviços”, frisou.
Para descontrair e iniciar o engajamento às redes sociais, foram apresentados o casal de padrinhos do Festival, os digitais influencers @garimodonil e o @vqmoficial, que mostrarão os empreendimentos e seus pratos, além da interação com o público, na rede social oficial do evento @festivaleunapolis.
Os chefs Thiago Paixão e Victor Pessoa também participaram com suas histórias motivadoras, apresentando as memórias afetivas no “Cozinha Show” com o prato carne de sol com pirão de leite e vinagrete de maxixe.
O Festival Gastronômico de Eunápolis é realizado pelo Sebrae, CDL Eunápolis e Prefeitura Municipal de Eunápolis, correalização do SENAC e conta com o patrocínio master da Baden Baden, aplicativo Aiqfome, Farmácia Indiana, da Bahiagás/Estado da Bahia.
AGENDA:
3º Festival Gastronômico de Eunápolis – Gastronomia Afetiva: Sabores do Coração
Onde: Eunápolis – Bahia
Quando: 25 de agosto a 11 de setembro
Site: www.festivaleunapolis.com.br
Instagram: @festivaleunapolis
Realização: SEBRAE, CDL Eunápolis e Prefeitura Municipal de Eunápolis
Correalização: SENAC
Patrocínio Master: Baden Baden, Aiqfome, Farmácia Indiana, Bahiagás/Estado da Bahia