Nem todo cliente vale a pena, alertam especialistas para o Dia do Cliente

Em 2024 mais de R$ 104 milhões foram movimentados no comércio na data

O Dia do Cliente, celebrado em 15 de setembro, é tradicionalmente marcado por promoções e campanhas de relacionamento. No entanto, especialistas em performance comercial e inteligência de dados defendem que nem todo cliente sustenta o negócio, e que a maturidade de uma empresa está em identificar os clientes certos.

De acordo com dados da Nuvemshop, as pequenas e médias empresas do varejo online no Brasil arrecadaram R$ 104 milhões no Dia do Cliente de 2024, evidenciando o potencial da data para vendas, mas também a importância de estratégias mais precisas para segmentar e priorizar consumidores.

É o que defende a Evo Result, consultoria especializada em performance comercial e inteligência de dados. Para a empresa, o verdadeiro diferencial não está em agradar qualquer consumidor, mas em analisar números para decidir se vale ou não seguir adiante com um cliente.

“Empresas imaturas tentam abraçar todo mundo e acabam sufocadas. Não é o cliente que sustenta o negócio, é o cliente certo. Dizer não também é uma decisão de crescimento. Os dados mostram claramente quem merece ficar na mesa e quem não merece espaço no cardápio da empresa”, afirma Wosley Nogueira, consultor de negócios.

Na visão da liderança, o uso de dados transforma a relação com o cliente em um processo estratégico, e não apenas emocional. “O papel da Evo é ajudar empresas a profissionalizar a gestão comercial. Isso passa por entender profundamente cada cliente, seu valor real e seu potencial de futuro. Crescimento sustentável só acontece quando sabemos priorizar”, completa Kairo Alves, CEO da Evo Result.

Neste Dia do Cliente, mais do que investir em promoções para todos, o desafio das empresas está em identificar os clientes que realmente contribuem para o crescimento do negócio e direcionar esforços estratégicos para eles.

Compartilhe nas redes sociais!