ADPEC promove debate entre candidatos à Defensoria Pública Geral do Ceará
Na tarde desta segunda-feira, 29, a Associação das Defensoras e dos Defensores Públicos do Estado do Ceará (ADPEC) promoveu o debate entre os candidatos ao cargo de Defensor Público Geral do Estado do Ceará, realizado no Auditório da Sede Administrativa da DPGE e transmitido ao vivo pelo canal da entidade no YouTube.
Mediado pelo jornalista Renato Abreu, o encontro teve cerca de duas horas de duração e contou com a participação de mais de 200 pessoas, que acompanharam tanto de forma presencial quanto online. Os defensores e defensoras públicos também participaram ativamente, enviando perguntas previamente que contribuíram para enriquecer a discussão entre os candidatos.
Estiveram presentes no debate Adriano Leitinho Campos, com o lema “Presença, Acolhimento e Verdade” e membro do Conselho Superior da DPE; Elizabeth das Chagas Sousa, que defende “Por uma Defensoria Presente e Valorizada” e já exerceu o cargo de defensora pública-geral; e, Sâmia Costa Farias, atual defensora pública-geral do Estado e candidata à reeleição com a bandeira “Coragem e Compromisso”. O candidato Weimar Salazar Montoril, titular da 19ª Defensoria Criminal (Vara Única de Audiência de Custódia) de Fortaleza, que apresentou sua candidatura sob o lema “Os defensores em primeiro lugar” não esteve presente.
A presidenta da ADPEC, Kelviane Barros, destacou a relevância da iniciativa e a oportunidade de aproximação com a categoria. “Esse debate é fundamental para que possamos conhecer os projetos e ideias de cada candidato, fortalecendo a transparência e garantindo que toda a categoria possa participar ativamente desse momento decisivo para o futuro da nossa Defensoria Pública”, afirmou.
A entidade agradeceu a presença dos candidatos e o engajamento dos defensores e defensoras, ressaltando a importância de a Instituição estar unida e atenta a esse processo de escolha que definirá os rumos da Defensoria Pública do Estado.