Alece homenageia o centenário de Esmerino Arruda em sessão solene
A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará realiza, na noite da próxima segunda-feira (20/06), às 18h, no plenário 13 de Maio, sessão solene em homenagem ao centenário do ex-deputado federal Esmerino Arruda. O evento foi requerido pelos deputados Sérgio Aguiar (PDT), Fernando Hugo (PSD), Tin Gomes (PDT), Tony Brito (União) e Danniel Oliveira (MDB).
O deputado Sérgio Aguiar (PDT) lembrou a atuação política do ex-parlamentar. Segundo ele, Esmerino Arruda foi eleito deputado federal pelo Ceará no pleito de 1954, pelo Partido Social Progressista (PSP), sendo reeleito quatro anos depois, em 1958, dessa vez na legenda das Oposições Coligadas. Transferiu-se para o Partido Social Trabalhista (PST), do qual se tornou lider em 1962.
O deputado lembrou também que Esmerino é um dos fundadores do Partido Social Democracia Brasileira (PSDB) e ainda foi eleito prefeito de Granja em 1988. Em outubro de 1994, figurou como suplente de senador, em chapa encabeçada por Sérgio Machado. Mais uma vez foi eleito prefeito de Granja, em 2008, ocupando o cargo até abril de 2012, quando renunciou.
O deputado Fernando Hugo (PSD), também autor do requerimento, recorda que Esmerino Arruda, além de político, foi empresário e administrador. Segundo o parlamentar, Esmerino foi sócio proprietário e diretor da Rentv Locadora de Aparelhos Eletrônicos S/A na década de 1960. Aos 28 anos, foi diretor do Instituto de Aposentadoria e Pensão dos Empregados em Transportes e Cargas (Iapetec), o maior hospital da América Latina na época, hoje Hospital Federal Bom Sucesso (HFB), na região metropolitana do Rio de Janeiro.
Esmerino Arruda nasceu em 19 de maio de 1922, em Granja. Estudou no Colégio Ginásio Sobralense, no Colégio Castelo Branco e no Liceu do Ceará. Formou-se pela Faculdade Fluminense de Medicina, em 1946, em Niterói, no Rio de Janeiro. Faleceu em 25 de setembro de 2013, em Fortaleza, aos 91 anos.