Caminhão do Cidadão leva serviços integrados e oportunidades com mais agilidade aos cearenses

O Caminhão do Cidadão, coordenado pela Secretaria da Proteção Social, leva serviços gratuitos e oportunidades às diversas regiões do Ceará. Entre os principais serviços ofertados, estão a emissão da 1ª e 2ª vias da Carteira de Identidade (RG), do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e da Certidão de Antecedentes Criminais, além orientações sobre Seguro Desemprego e Carteira do Trabalho e Proteção Social (CTPS digital). Os atendimentos ocorrem das 8h às 16h30. O itinerário da unidade pode ser consultado no site e redes sociais da SPS.

Em 2022, o Caminhão do Cidadão, que está em atividade há 25 anos, realizou mais de 62 mil atendimentos, registrando 54.387 documentos emitidos. Números que, segundo o coordenador do Caminhão do Cidadão, Isaac Lima, falam sobre direitos. “O intuito do Caminhão é levar às comunidades, principalmente as mais distantes, os serviços de documentação básica que, muitas vezes, as pessoas têm dificuldade em acessar nos grandes centros. A gente vê a participação das pessoas e ficamos muito felizes”, pontua Isaac.

Para aprimorar o atendimento e garantir mais inclusão, a novidade deste ano é que os quatros veículos da cidadania contam agora com atendimento biométrico. Uma inovação realizada por meio de parceria entre a SPS e a Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP), que forneceu os kits de biometria.

Os kits de biometria permitem a coleta das impressões digitais, fotografia facial e assinatura das pessoas atendidas, tudo de forma eletrônica. As informações coletadas são enviadas para a Perícia Forense do Ceará (Pefoce), órgão responsável pela emissão de RGs. A SPS atua somente com o atendimento à população.

Isaac reforça que a iniciativa permite maior agilidade e comodidade para pessoas em situação de vulnerabilidade social. “A foto, assinatura e coleta agora são digitais. Uma novidade que representa menos custo para o cidadão e mais segurança e agilidade na coleta das informações”.

Na unidade do IDT, além de orientações e cadastro para o mercado de trabalho, também é possível obter informações sobre o Programa do Ceará Credi, do Governo do Ceará. O programa concede microcrédito orientado e capacitação para fortalecer pequenos negócios. O Ceará Credi Mulher, por exemplo, tem uma linha de crédito exclusiva, com total de R$ 20 milhões em investimento, para apoiar as empreendedoras.

Compartilhe nas redes sociais!