Defensoria inaugura segunda sede sustentável no município de Beberibe
A Defensoria Pública do Estado do Ceará (DPCE) inaugura, nesta quarta-feira, 22, sua segunda sede sustentável, localizada no município de Beberibe, a cerca de 90 quilômetros de Fortaleza, no Litoral Leste cearense. O empreendimento faz parte do projeto Defensoria Verde, modelo de expansão institucional que alia economicidade, sustentabilidade e responsabilidade social.
A Defensoria Verde de Beberibe, primeira do Litoral Leste, está situada na Rua Joaquim Facó, bairro Novo Planalto, nas proximidades do Fórum e a poucos metros do prédio alugado, onde já eram realizados os atendimentos à população.
Finalizada em apenas 50 dias úteis, a nova sede foi construída no formato de Espaços Multiusos de Rápida Instalação (EMRI), tecnologia inovadora que garante rapidez na implantação, previsibilidade no cronograma, rigor no controle de qualidade e baixo custo de manutenção. O projeto é desenvolvido a partir de módulos completos, climatizados e termoacústicos, que incorporam instalações elétricas, de rede, hidrossanitárias e o Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas (SPDA).
As estruturas modulares possuem alta versatilidade, podendo ser desmontadas e remontadas em diferentes locais, inclusive em áreas com pouca infraestrutura, sem abrir mão da qualidade e da agilidade construtiva.
Em Beberibe, foram utilizados quatro módulos, totalizando 138 m² de área construída, com estrutura para atuação de dois defensores públicos. O espaço conta com três gabinetes, recepção, copa, três banheiros, sendo um acessível, salas de atendimento, espera, triagem e mediação. A sustentabilidade é outro destaque do prédio, projetado para aproveitamento inteligente da luz natural e preparado para receber painéis fotovoltaicos, que garantirão autossuficiência energética a partir de fonte renovável.
Para a defensora pública geral, Sâmia Farias, o Projeto Defensoria Verde consolida o compromisso da instituição com a sustentabilidade e a responsabilidade social. “Com duas sedes sustentáveis já inauguradas e o avanço de uma cultura ambiental em todas as nossas unidades, reafirmamos que a Defensoria Pública está comprometida não apenas com a garantia de direitos, mas também com a preservação do meio ambiente”, destacou.
Além de Beberibe e Trairi, inaugurada em setembro, está prevista para 2025 a entrega da Defensoria Verde de São Gonçalo do Amarante, ampliando o alcance do projeto e reforçando o compromisso da DPCE com uma atuação ambientalmente responsável e socialmente transformadora.
Serviço: Inauguração da Defensoria Verde Beberibe
Local: Rua Joaquim Facó, S/Nº – bairro Novo Planalto.
Data e hora: Dia 22 de outubro, às 15h30
