Exposição que resgata história da Justiça do Ceará será inaugurada
O Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE) inaugura nesta sexta-feira (27/10) a exposição “Rememorando – Resgatando o acervo do nosso Memorial”. A iniciativa conduzirá o público a uma viagem pela memória da Justiça cearense com a exibição de parte do patrimônio histórico do Poder Judiciário estadual, que ficava exposto no Palácio da Justiça. A inauguração também irá destacar a marca de 100 dias para a celebração dos 150 anos do TJCE, que ocorrerá no dia 3 de fevereiro de 2024.
A exposição será dividida em quatro partes, que contarão um pouco sobre contexto e fatos históricos, estrutura física e personalidades que marcaram a memória do TJCE ao longo dos 150 anos de existência. Além disso, a exibição terá uma seção destinada exclusivamente ao jurista Clóvis Beviláqua, que redigiu o projeto do primeiro Código Civil brasileiro.
Entre o material que ficará exposto estão as bandeiras dos sete estados contemplados com Tribunais de Justiça pelo Decreto Imperial nº 2.342, em 1873, assinado por Dom Pedro II, sendo eles: Ceará, Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Rio Grande do Sul e São Paulo.
Também serão apresentados objetos autênticos usados no passado, como uma urna, em liga metálica, utilizada para apuração de votações do Tribunal e a mobília do plenário do TJCE na década de 1930, quando sua composição consistia de apenas sete desembargadores.
A exposição exibirá ainda as maquetes das três primeiras sedes do Tribunal de Justiça do Ceará, entre os anos de 1874 e 1986. Os modelos foram cedidos pelo pesquisador e analista judiciário Francisco Roosevelt Marques Bezerra.
O curador da exposição, designer Fábio Frota, explicou que a intenção é “resgatar importantes elementos históricos do Judiciário cearense, contemplando diferentes fases e personalidades que marcaram a história do Ceará e do país”.
A exibição ficará situada no hall principal do Fórum Clóvis Beviláqua (Setor azul – nível 0) e estará disponível para visitação do público.