Folhas da Alma: Composta por materiais orgânicos, exposição em Fortaleza propõe uma ampliação de olhares sobre a natureza
A artista cearense Leny Rose apresenta até está sexta-feira (24) a exposição “Folhas da Alma: o interior”, no Espaço Multicultural Baobarte, localizado no bairro Varjota. Composta sobretudo de materiais orgânicos – colagens com vagens e folhas colhidas e selecionadas pela artista ao longo do tempo – as obras propõem uma ampliação do olhar sobre a natureza e sua verdadeira essência e função no planeta.
“Folhas da Alma” é a 5ª exposição de Leny. A artista revela que também intitula esse trabalho de “o interior”, em referência ao mergulho no seu íntimo, local de onde nasceu a ideia e essência da mostra, durante a pandemia de Covid-19, momento que considera de muita dor, força, resistência e luta.
“A pandemia e o isolamento de mais de dois anos arremessou-nos para dentro de nossas casa, e sucessivamente, nossas reflexões, nossas dúvidas, medos, inseguranças, sombras, levou-me mais à arte. O olhar, fora dos hiperestímulos da cidade me fez focar, ainda mais, na natureza”, comenta.
“Acredito que todos nós passamos, nesse período, pela experiência de resignificar o mundo e o olhar sobre a natureza e as coisas. É essa mudança que proponho na exposição: o novo entendimento de que até mesmo as folhas não são lixo, e que temos que preservar a natureza e tudo aquilo que é essencial para a sobrevivência do planeta”, defende Leny, que também dedica este trabalho a memória de Selma Regina Lopes Albano, uma amiga-irmã.
A exposição está aberta para visitação, de forma gratuita, de 10h às 18h, no Espaço Multicultural Baobarte, localizado na rua Pereira Valente, 1569, no bairro Varjota, em Fortaleza.