Inteligência financeira: manejo do fluxo de caixa em prol de empresas saudáveis

*Por Marcia Rossi

Os pequenos negócios são considerados um pilar essencial na economia brasileira, formando um ecossistema empresarial vasto que afeta de maneira significativa a vida de quase metade da população do país. Este impacto se estende diretamente e indiretamente a aproximadamente 47% dos brasileiros, entre proprietários de empresas e colaboradores, segundo informações recentes da Receita Federal e do Sebrae. Neste sentido, lidamos com 39 milhões de pequenos empresários no país, incluindo microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno porte (EPP), além de companhias familiares.

Mesmo com toda essa representatividade dentro do cenário econômico do Brasil, um em cada três MEIs não chega a ultrapassar a marca dos cinco anos de atividade. E o que tem levado essas empresas a fecharem suas portas? Empreendedores admitem a falta de conhecimento, combinada com uma motivação mais impulsionada pela necessidade do que pela visão de uma oportunidade futura. Um contexto propício ao insucesso.

Olhando para esse foco sobre a mortalidade dos negócios, é possível observar, ainda, que o custo que mais pressiona as finanças das empresas está atrelado à prevalência de tributos. Esta condição parece interessante, visto que os pagamentos obrigatórios como Imposto sobre Serviços (ISS) e Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) deveriam escalar proporcionalmente com o aumento das vendas ou da prestação de serviços – e repassados ao preço final. Consequentemente, o volume de vendas por si só não alivia a carga tributária devida e os tributos figuram como uma constante dor de cabeça para os empresários.

O segundo maior custo está relacionado à compra de matéria-prima e mercadoria – outro consumo variável que irá depender da demanda da companhia – o que difere de gastos com funcionários e aluguel, que, normalmente, são contas mensais constantes e que devem ser desembolsadas pela empresa, independentemente do volume ou desempenho de vendas do negócio.

As PMEs precisam levar em consideração o manejo do fluxo de caixa, tendo como desafio o alinhamento entre as saídas e entradas de dinheiro na companhia. Dependendo do intervalo de tempo entre a obrigação de pagar tributos e fornecedores (e a efetivação dos recebíveis dos clientes), cria-se uma lacuna que pode comprometer o capital de giro – ou seja, o dinheiro da empresa, que deve ser considerado como um investimento nos negócios a médio e longo prazo.

É imprescindível ter uma estratégia financeira que leve em consideração tanto as previsões de vendas quanto a cronologia de quaisquer pagamentos e recebimentos. No entanto, um fator extra se apresenta nesta equação: a atuação desses pequenos negócios em um mercado de concorrência, que amplifica suas fragilidades. A facilidade de entrada de novos concorrentes e a alta competitividade, com pouca ou nenhuma diferenciação entre produtos e serviços, desafiam o cenário empresarial.

Em vez de navegar por um “oceano azul” com borda infinita de oportunidades, essas organizações encontram-se em um “oceano vermelho”, lutando por espaço em um ambiente saturado de concorrentes, onde frequentemente os preços são ditados pelo mercado – o que faz com que o empreendedor sofra para conquistar sua margem de lucro. Um contexto que exige não apenas uma gestão estratégica afiada, mas uma capacidade inovadora para se destacar e sobreviver.

Assim, a eficiência no planejamento empresarial e de riscos devem ser iniciados bem antes do começo das operações, requerendo entendimento do mercado e estratégia de entrada e crescimento. Um plano de negócios bem elaborado, abarcando desde o planejamento até uma educação contínua e gestão proativa de crises, pode determinar a sobrevivência de uma empresa em períodos desafiadores. Além disso, nesta dinâmica competitiva, deve-se focar na eficiência e redução de custos, investir em soluções inovadoras e no desenvolvimento de vantagens competitivas sustentáveis.

*Marcia Rossi é Doutora em Administração, especialista em Direito Tributário, professora e palestrante em Controladoria, Estratégia e Tributos.

TRE-CE no Giga Mall: posto temporário de atendimento ao eleitor em Messejana

O Giga Mall recebe, a partir desta segunda-feira , 22, até o dia 08 de maio, um posto temporário do Tribunal Regional Eleitoral do Ceará (TRE-CE) para atendimento ao (à) eleitor (a) em Messejana. O posto irá funcionar das 8h às 14h de 22 a 26 de abril, e das 8h às 17h de 29 de abril a 08 de maio. A unidade está localizada na Praça de Eventos – Piso Térreo.

O equipamento oferece para a população serviços como alistamentos, revisão de dados cadastrais, transferência de domicílio eleitoral e coleta biométrica. Para acessar o atendimento, sugere-se que o (a) cidadão (ã) realize o agendamento por meio do site do TRE-CE e esteja portando, na ocasião do atendimento, documento oficial de identidade e comprovante de endereço atualizado.

“Estamos muito satisfeitos em poder oferecer esse serviço à comunidade de Messejana. É importante que os cidadãos tenham acesso fácil e conveniente aos serviços eleitorais”, explica o superintendente do Giga Mall, Regis Tavares.

SERVIÇO
TRE-CE no Giga Mall: posto temporário de atendimento ao eleitor em Messejana
Dias: O posto irá funcionar das 8h às 14h, de 22 a 26 de abril, e das 8h às 17h, de 29 de abril a 08 de maio
Local: Giga Mall – Praça de Eventos, Piso Térreo.
Endereço: Rua José Hipólito, 264 – Messejana.

Com foco na moda brasileira, Exporta Mais Brasil visita o Ceará 


Até o dia 24/04, o programa da ApexBrasil levará compradores internacionais ao cenário nacional da moda, com visitas técnicas e rodadas de negócios na feira Ceará Está na ModaPara a solenidade de abertura da feira, está prevista a participação do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana
 

O Exporta Mais Brasil, programa da Agência Brasileira de Promoção de Exportações, chega, hoje, em Fortaleza (Ceará) para mais uma rodada. Nessa edição, a ser realizada entre 22 e 24/4, o foco será a moda brasileira. Cinco compradores internacionais foram convidados pela Agência para conhecer de perto o estilo que só o Brasil possui.
 

Para possibilitar a aproximação entre os estrangeiros e o setor brasileiro, serão realizadas quatro visitas técnicas a fábricas instaladas no estado cearense. Adicionalmente, também será promovida a participação na feira Ceará Está na Moda, que ocorre entre 23 e 25/4, com a realização de rodadas de negócios internacionais. Os compradores representarão empresas de cinco países: Rússia, Filipinas, Emirados Árabes Unidos, Espanha e África do Sul.
 

Visitas técnicas 
 

A ApexBrasil, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), selecionou quatro empresas brasileiras para receberem os convidados internacionais. Para as visitas técnicas, optou-se pelo foco nos setores de moda íntima e moda praia.
 

A programação se iniciará no dia 22/4, com a ida à fábrica da Dilady. O grupo, fundado em 1985, já se posiciona entre os maiores fabricantes de lingerie e moda praia no Brasil, com uma produção de 700 mil peças por mês. No mesmo dia, os compradores também visitarão a DelRio. A marca, que surgiu de forma tímida em um bairro da Serrinha, em Fortaleza, já acumula mais de 50 anos de história e têm um grande objetivo de empoderamento feminino. O propósito da empresa, que produz mais de três milhões de peças mensalmente e possui mais de 20 mil pontos de venda nacionais, se reflete no seu quadro de funcionárias, com 92% de mulheres.
 

Dando continuidade ao roteiro, no dia 23/4, os convidados conhecerão de perto a produção da marca HOPE. A marca é uma das líderes de vendas em moda íntima no Brasil, com mais de 200 lojas e mais de 4000 pontos de venda, além de já ter uma presença internacional consolidada. E para encerrar as visitas técnicas, no dia seguinte, os compradores irão à fábrica da Diamantes. Fundada em 2005, a empresa nordestina tem se consolidado no mercado brasileiro e tem ambição de alcançar o comércio exterior.
 

Ceará Está na Moda 
 

Entre os dias 23 e 25/4, acontecerá a primeira edição da feira Ceará Está na Moda (CEM). 60 expositores cearenses terão a oportunidade de mostrar, com seus produtos, o diferencial da moda nordestina. Para a solenidade de abertura da feira, está prevista a participação do presidente da ApexBrasil, Jorge Viana.
 

Os compradores internacionais terão a oportunidade de visitar a CEM, onde serão realizadas rodadas de negócios com empresas selecionadas. Além disso, os convidados poderão visitar os diversos estandes e participar das atividades que o evento oferecerá, como desfiles de moda.
 

A CEM surgiu da necessidade de promover em maior escala os atores do setor produtivo da moda cearense. Segundo dados Centro de Inteligência e Monitoramento do Comércio (CIMC), o Ceará conta com 2.145 empresas formalizadas no setor da moda. Em 2022, o estado exportou USD 4,3 milhões em vestuário.


Sobre o Exporta Mais Brasil  
 

Com o slogan “Rodando o país para as nossas empresas ganharem o mundo”, o Exporta Mais Brasil foi criado pela ApexBrasil para potencializar as exportações do país a partir de uma aproximação ativa com diferentes setores da economia de todas as regiões do Brasil. Por meio do programa, empresas brasileiras têm a oportunidade de se reunir com compradores internacionais que vêm ao país em busca de produtos e serviços ligados a setores específicos. Em 2023, o Exporta Mais Brasil completou 13 rodadas em 13 estados brasileiros, dedicadas a 13 diferentes setores produtivos, movimentando R$ 275 milhões em negócios.


Sobre a ApexBrasil  
 

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira. Para alcançar os objetivos, a ApexBrasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.

SERVIÇO 

O quê: Solenidade de abertura da feira Ceará Está na Moda 
Onde: Centro de Eventos do Ceará – Avenida Washington Soares, 999 – Edson Queiroz, Fortaleza – CE
Quando: 23/04, a partir das 18h

Diretoria 2024 da Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) toma posse neste dia 24, na Fiec

Lucas Melo é o novo Coordenador Geral da entidade, que terá no empreendedorismo social um de seus principais objetivos neste ano

Após uma gestão com conquistas relevantes, a Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) se prepara para um novo ciclo: a Diretoria 2024 da entidade tomará posse oficialmente no próximo dia 24 (quarta-feira), na sede da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), em solenidade marcada para às 19 horas. Na ocasião, serão empossados os coordenadores e gerentes da AJE.

Para esta gestão, que terá a coordenação geral de Lucas Melo, o objetivo é incentivar o empreendedorismo social e consolidar os avanços alcançados pela administração anterior – que teve à frente o empresário David Macêdo. “Estamos em um momento histórico, de celebrar os 35 anos da AJE. O empreendedorismo social será nosso lema, mas vamos seguir com a maior vocação da AJE, que é o incentivo à formação de lideranças empresariais, além de trabalhar pela aproximação com os diversos setores produtivos do Estado”, comenta Lucas Melo, coordenador geral da AJE Fortaleza. “Na cerimônia de posse, pretendemos anunciar algumas surpresas para os nossos associados, pois queremos fortalecer o trabalho que realizamos e a parceria que temos com eles, nossos maiores colaboradores”, reforçou.

No último ano, a Associação de Jovens Empresários de Fortaleza alcançou a marca recorde de 300 associados e teve a inauguração de sua sede própria, no bairro Meireles, além de ter realizado 96 eventos para os associados, a exemplo de almoços empresariais e políticos, visitas técnicas, missões nacionais e internacionais, palestras, workshops, entre outros.

Na cerimônia de posse, estão previstos alguns pontos altos, a exemplo das homenagens a Ana Maria Studart, Vice-Presidente da Fundação Beto Studart de Incentivo ao Talento, e Igor Queiroz, Presidente do Conselho do Grupo Edson Queiroz. Eles vão receber, respectivamente, as Comendas “Jovem Mentalidade Empreendedora Social” e “Jovem Mentalidade Empreendedora”, em reconhecimento à trajetória profissional e de liderança em seus respectivos segmentos.

Coordenação

A Coordenação 2024 da Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE) é formada por Lucas de Melo Oliveira (Coordenador Geral), Pedro Paulo Alcântara de Menezes (Coordenador de Comunicação), Germano Botelho Belchior Filho (Coordenador de eventos), Renata Nécia Silva de Abreu (Coordenadora de Desenvolvimento Sustentável), Raiza Maria de Oliveira Teles (Coordenadora de Intercâmbio), David Leitão Capelo (Coordenador Administrativo Financeiro), Bárbara Letícia de Albuquerque Coelho Santos (Coordenadora  de Integração), Tiago Guimarães (Coordenador de Estudos e Pesquisas) e Paulo Salim Daher Vasconcelos (Representante junto a FAJECE – Federação das Associações dos Jovens Empresários do Ceará).

Sobre a AJE

Fundada em 1989, a Associação de Jovens Empresários de Fortaleza (AJE)  foi a primeira associação desse tipo no País. É uma instituição apartidária e sem fins lucrativos, que trabalha pelo desenvolvimento socioeconômico do Estado do Ceará. Entre os objetivos da entidade estão disseminar a cultura empreendedora, a capacitação dos empresários e estimular o exercício da cidadania. 

A instituição realiza ações de capacitação, inovação e tecnologia, voltadas para seus associados. Também participa de projetos socioambientais, como o Projeto Pivetes em Ação, em parceria com o Instituto Favelar, e realiza ações ambientais, como o Dia de Limpeza de Praias e o Feirão do Imposto de Renda, que a entidade participa anualmente.

Foto: Lucas Melo (à esquerda) receberá a Coordenação 2024 da AJE Fortaleza de David Macêdo (à direita). Crédito: Assessoria de imprensa_AJE Fortaleza

Vivi Araújo aproveita momentos de diversão no Beach Park 

A atriz curtiu dias com a família durante a apresentação da peça “A Toda Poderosa” no Ceará

Há poucos dias, Viviane Araújo aproveitou a passagem de sua peça “A Toda Poderosa” pelo Ceará para curtir dias de lazer e muita diversão no Beach Park, acompanhada do filho Joaquim e do marido Guilherme Militão. Hospedada no Acqua Beach Park Resort, a família aproveitou o calor para explorar as mais de 30 atrações do Aqua Park, parque aquático do destino, considerado o 2º melhor do mundo (TripAdvisor 2023). 

O espetáculo “A Toda Poderosa”, dirigido por Catarina Abdala, traz Viviane interpretando o papel de Deus, em uma comédia sobre os desafios burocráticos enfrentados por brasileiros no cotidiano. Viviane Araújo, além de atriz, é reconhecida como dançarina e modelo, destacando-se em diversos carnavais de São Paulo e do Rio de Janeiro. Sua versatilidade também a levou a papéis cômicos em programas como Escolinha do Professor Raimundo e Zorra Total, além de uma marcante atuação na telenovela Império. Além disso, participou com sucesso da quinta temporada do reality show A Fazenda, exibido pela RecordTV.

Sobre o Beach Park Entretenimento

Com 38 anos de história, o Beach Park Entretenimento é um grupo de empresas genuinamente cearense, que atua em diversas áreas de lazer e entretenimento. Localizado na praia de Porto das Dunas, a 17 km de Fortaleza/Ceará, o complexo turístico Beach Park é uma das opções de lazer mais procuradas pelos viajantes no país inteiro. Atualmente ocupa mais de 200 mil m² e reúne um parque aquático, quatro resorts, além do Restaurante de Praia e da Vila Azul do Mar – espaço de convivência e serviços -, ambos abertos ao público. O Aqua Park, que conta com 30 atrações, é hoje considerado o segundo melhor parque aquático do mundo e o melhor das Américas (TripAdvisor/Travellers’ Choice, 2023).

O Beach Park Entretenimento também faz parte do Hall da Fama do TripAdvisor por ter recebido o Certificado de Excelência nos últimos cinco anos. Pelo segundo ano consecutivo, foi eleito um dos melhores lugares para se trabalhar do Brasil pelo Prêmio Great Place To Work. Mais que um destino de férias, hoje se consolida como um grupo de entretenimento por meio de suas diversas atuações como a Rádio Beach Park e o Beach Park Studios – estúdio de animação próprio.

Ceará é o estado com maior número de redes empresariais associativas no Nordeste; Rede Uniforça se destaca no mercado

Em um mercado cada vez mais competitivo, o poder do associativismo tem se destacado como uma ferramenta crucial para o sucesso e a sustentabilidade das empresas. Segundo o levantamento do Observatório Brasileiro de Redes e Centrais de Negócios, junto com a Área Central, o Ceará é o estado com maior número de redes empresariais associativas no Nordeste. Um dos exemplos, está a Rede Uniforça Supermercados, uma das principais redes associativas do Brasil, que tem demonstrado o potencial dessa abordagem colaborativa.

Com 102 lojas espalhadas por todo o Ceará e ocupando uma impressionante área de venda de 77 mil metros quadrados, a Rede Uniforça destaca a força econômica e como o trabalho em conjunto pode gerar resultados para o setor. Com 30 anos de história, a Rede Uniforça é a maior associativa do Nordeste, desempenhando um papel fundamental no desenvolvimento do setor de supermercados na região.

Atualmente, a Rede Uniforça conta com 34 associados e mais de 8.500 colaboradores, demonstrando sua capacidade de unir empreendedores em prol de objetivos comuns. Essa união não apenas fortalece individualmente os supermercados associados, mas também gera benefícios significativos para a comunidade em geral.

“Um dos principais pilares da Rede Uniforça é a capacidade de negociar em larga escala. Ao unir o poder de compra dos supermercados, conseguimos obter condições comerciais vantajosas junto aos fornecedores, o que se traduz em preços mais competitivos para os consumidores e margens de lucro mais saudáveis para os associados”, comenta o presidente da Rede Uniforça, Murilo Tavares.

O presidente compartilha que a Rede Uniforça investe fortemente no desenvolvimento profissional de seus associados e colaboradores. “Temos programas de capacitação e treinamento, buscando não apenas melhorar a eficiência operacional dos associados, mas também promover um ambiente de trabalho inclusivo e colaborativo”.
“Construímos ao longo dos anos com a Rede Uniforça um forte posicionamento no ramo de supermercados no Nordeste. Nossas operações ajudam os empreendedores e apoiam os produtores locais, gerenciando a logística e distribuição das mercadorias. Nosso sistema se adapta às necessidades de cada comércio, promovendo uma atitude positiva tanto dentro quanto fora da empresa”, comenta Murilo Tavares.

Por meio do associativismo, a Rede Uniforça fortalece seus associados individualmente, e contribui para o desenvolvimento econômico e social das comunidades onde está inserida. Ao unir forças, os supermercados associados conseguem enfrentar desafios comuns de forma mais eficaz, enquanto aproveitam as oportunidades de crescimento que surgem no mercado.

Liquida do Bom traz preços imperdíveis até dia 25 no Supermercado Pinheiro

As lojas estão com descontos em bebidas, comidas, laticínios e produtos de limpeza

O Supermercado Pinheiro está com ofertas especiais até o próximo dia 25 no seu Liquida do Bom. São mais de 1000 itens em ofertas como bebidas, alimentos, laticínios, produtos de limpeza, dentre outros.

Os consumidores podem encontrar Gin Bombay Sapphire 750 ml por R$ 84,99 (caso leve três unidades, o preço de cada bebida ficará R$ 79,32), e Vodka Absolut 1l por R$ 84,90 (caso leve três unidades, o preço de cada bebida ficará R$ 79,81). Já o whisky Johnnie Walker Blonde 12 anos – 750 ml está com preço especial de R$ 85,99 (caso leve três unidades, o preço de cada bebida ficará R$ 80,26), enquanto o Chivas Regal 12 anos – 1l sai por R$ 104,90 (caso leve três unidades, o preço de cada bebida ficará R$ 99,66). Por sua vez, o whisky Johnnie Walker Gold Label Reserve – 750 ml sai por R$ 229,90 (caso leve três unidades, o preço de cada bebida ficará R$ 218,41).

A Pizza Sadia Mussarela 440g também está com um preço especial de R$ 15,99, enquanto a água mineral Límpida sem gás 1,5l custa R$ 2,19. Já o iogurte Natural Nestlé 170g sai por R$ 3,49.

Sobre o grupo Supermercado Pinheiro

Há 32 anos atendendo ao mercado cearense, o Supermercado Pinheiro é uma das maiores redes varejistas locais.  Mantém um total de 23 lojas, um centro de distribuição, 13 salas de cinema, seis parques infantis e um shopping center, nos municípios de Fortaleza, Acaraú, Aquiraz, Aracati, Itapipoca, Limoeiro do Norte, Maranguape (Pinheiro Ofertão), Sobral, Quixeramobim (Pinheiro Ofertão), Quixadá, Tianguá e Cruz.

Confira mais no site http://www.supermercadopinheiro.com.bre @supermercadopinheirooficial no Instagram.

Head Bartender do Moleskine se destaca entre os 10 melhores da Campari Bartender Competition

Primeiro gastrobar de Fortaleza comemora classificação de Deuza Firmiano na competição

A 4ª edição da Campari Bartender Competition, que teve recorde de inscrições, busca revelar uma nova lenda da mixologia nacional, desafiando os participantes a criarem um coquetel autoral que incorpore a criatividade de cada um, tendo o Campari como ingrediente principal. Entre os destaques do projeto, está Deuza Firmiano, Head Bartender do Moleskine, que faz parte do grupo de 10 semifinalistas da competição.

“No Moleskine, investimos não apenas em produtos de qualidade, mas também na estrutura e na capacitação dos profissionais que fazem parte da nossa casa. Estamos orgulhosos de ver o talento de nossa equipe de bar brilhar em competições a nível nacional como a Campari Bartender Competition. Ver a Deuza alcançar esse reconhecimento não é apenas o testemunho do compromisso que temos com a alta mixologia nos últimos 10 anos, mas também de toda representatividade e visibilidade que isso traz para o Nordeste”, comemora Geraldo Plutarco, sócio do gastrobar.

Como funciona

A Campari Bartender Competition é composta de três fases para chegar ao grande vencedor. Na primeira delas, os participantes precisavam enviar o nome do coquetel, sua receita detalhada, uma foto do drinque, uma foto do rosto do participante e um link do reels do Instagram.

Um drink inovador

A criação de Deuza foi inovadora, com o Cocktail Saggio (Sábio), que trouxe um toque de originalidade e homenagem à sabedoria popular brasileira. A inclusão de ingredientes como beterraba e cebola roxa é inusitada e o perfil de sabor umami do drink é uma escolha ousada que desafia as convenções dos drinks tradicionais. O drink é composto por 40 ml de Campari, 15 ml de Shrub de beterraba com cebola roxa, 25 ml de Vermute tinto, 10 ml de Fernet, 1 dash de bitter aromático, 2 gotas de solução salina e uma guarnição de cebolinha verde.

“Minha homenagem é para todas as mães e avós que já promoveram a saúde de suas famílias com tantos lambedores e remédios caseiros. É uma exaltação à herança antiga, que com simplicidade e domínio de métodos naturais, trouxeram alívio e fortalecimento a um povo”, explicou a Head Bartender.

Próximos passos

A competição vai para a segunda fase, que consistirá em uma visita técnica entre 19 de abril e 19 de maio. Neste período, o drink Cocktail Saggio (Sábio) estará disponível no cardápio do Moleskine. O resultado, revelando os três finalistas, está agendado para o dia 20 de maio. A grande final acontecerá nos dias 10 e 11 de junho, em São Paulo.

O evento não apenas oferece visibilidade e reconhecimento nacional e internacional para os bartenders, mas também para suas respectivas casas e estados. As premiações são: o primeiro lugar recebe um troféu, viagem para a Itália e a possibilidade de se tornar embaixador da Campari por um ano. O segundo lugar receberá R$ 5 mil, o terceiro R$ 3 mil, e acontecerá ainda uma premiação de R$ 1 mil para o vencedor da votação popular.

Inteligência artificial contra o analfabetismo funcional

Tecnologia pode ser ferramenta no desenvolvimento da educação no país

Os dados recentes divulgados pela PNAD Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua) mostram que o índice de analfabetismo caiu no país. O levantamento identificou que baixou de 5,6% em 2022 para 5,4% no ano passado a proporção de brasileiros acima de 15 anos que não sabem ler nem escrever.

Apesar da queda, o país ainda está bastante distante do cumprimento da meta de erradicação do analfabetismo. Em 2014, o Plano Nacional de Educação mirava em 2024 o ano em que o problema seria solucionado. Com cerca de 9,3 milhões de analfabetos, ainda parece distante o horizonte para o fim desta tragédia.

Para piorar o quadro, o Brasil convive com uma multidão ainda muito maior de flagelados da educação. São os analfabetos funcionais. Pessoas sem o domínio pleno da leitura e escrita, que sabem ler e escrever, mas não conseguem compreender e interpretar minimamente um texto. Este grupo representa cerca de 11,4% da população acima dos 15 anos ( 20 milhões de pessoas no Brasil). Os dados são do INEP.

As estatísticas variam de instituto para instituto, mas algumas chegam a ser ainda mais alarmantes. Dados do Índice Nacional de Analfabetismo Funcional (Inaf) informam que 38% dos estudantes universitários brasileiros fazem parte do grupo que não domina minimamente a compreensão de um texto. São analfabetos funcionais.

Quem frequenta o ambiente universitário brasileiro sabe que, mesmo que esses números estejam supervalorizados, a realidade não é muito distante dos que as estatísticas informam.

No ensino médio, a realidade é parecida. Os últimos números do PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) para alunos de 15 e 16 anos mostra o Brasil no 52.º lugar entre 81 países quando o assunto é leitura.

Para superar essas marcas desonrosas, já existem ferramentas pouco ou quase não usadas no país. A identificação da capacidade de fluência leitora dos alunos é uma delas. O teste, aplicado nos primeiros anos do ensino fundamental, é capaz de identificar a precisão, compreensão e agilidade de leitura textual. O resultado mostra o quão fluente é a leitura do aluno dentro das expectativas para seu ano curricular.

No entanto, são poucos os estados e municípios brasileiros que adotam estes tipos de testes. Os que utilizam, fazem uso de testes manuais. Após a gravação do texto da leitura do aluno, um professor faz as correções e dá a nota. Como os critérios são distintos de examinador para examinador, as notas podem variar significativamente e perdem a precisão. Além disso, as avaliações em grande escala são demoradas.

Mas já é possível contornar este problema. Está disponível no mercado o uso de ferramentas de aprendizado de máquina e de inteligência artificial que permitem realizar os testes de forma automatizada, com alto grau de precisão, uniformização dos resultados e com resultados de forma imediata.

Os testes poderiam ser aplicados em massa e agilizar na identificação de alunos com problemas graves de compreensão de texto. Além disso, este tipo de tecnologia pode ser ainda um auxiliar na identificação de crianças com atrasos cognitivos. Alunos com notas muito abaixo das demais de sua turma poderiam até mesmo ser encaminhados para avaliação profissional.

Já é sabido, desde tempos imemoriais, que os níveis educacionais interferem na produtividade e desenvolvimento de um país. É preciso que o sistema de educação brasileiro identifique nos primeiros anos escolares a capacidade de fluência leitora de seus alunos. Não existe uma nação desenvolvida na qual o seu povo não domine a capacidade de leitura.

Aliás, se a inteligência artificial é o novo hype do momento para diversos fins, precisamos aproveitar essa onda da tecnologia, já de acesso no mercado de fluência leitora, para nos auxiliar naquilo que o Brasil vem lutando há anos sem êxito: fazer um gol na educação.

Mônica Timm de Carvalho, CEO da Elefante Letrado

Bombeiros promovem atendimentos para proteção de usuários do Judiciário cearense

Usuários que frequentam o Fórum Clóvis Beviláqua (FCB) e unidades do Judiciário estadual no Centro Administrativo, no Cambeba, em Fortaleza, podem contar com a assistência do Corpo de Bombeiros, caso necessitem. O contingente, vinculado à Assistência Militar do Tribunal de Justiça do Ceará (TJCE), promove atendimentos de saúde, reforçando o compromisso do Judiciário cearense com o bem-estar da sociedade e de seus colaboradores. No período entre o ano de 2022 e março de 2024, foram contabilizados cerca 1.519 atendimentos.

Dentre as intervenções realizadas, incluem-se a verificação da pressão arterial, atendimento inicial em situações de mal-estar súbito ou quedas, encaminhamento ao posto médico, aplicação de curativos e bandagens.

Para o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Erle Rocha Menezes, a atuação dos agentes é “fundamental na preservação da vida dos envolvidos e é imprescindível que as pessoas saibam que, uma vez presentes no fórum e acometidos de algum problema pré-hospitalar, elas poderão contar com uma ação direta da equipe de socorristas da Assistência Militar”.

Ele reforça que os profissionais “são experientes, mas para aprimorar o trabalho de atendimento, a Assistência Militar do TJCE tem promovido diversas capacitações, visando uma resposta cada vez mais rápida diante das ocorrências, endossando a importância do trabalho da guarda e a eficácia das atuações”.