Tauá sediará 3° Encontro de Produtores Rurais do Ceará

O município de Tauá receberá, no sábado, 25 de novembro, o maior encontro de produtores rurais já realizado no Estado: O Encontro de Produtores Rurais dos Inhamuns e Crateús. Este será o terceiro encontro promovido pelo Sistema Faec/Senar em parceria com o Sebrae Ceará. A expectativa é reunir mais de 3 mil produtores da região. O primeiro foi realizado em Quixeramobim, no dia 6 de maio, e o segundo em Morada Nova, no dia 25 de agosto.

O evento tem como principal objetivo dar voz ao produtor rural, unindo o setor agropecuário cearense em torno de causas comuns. “Nossa intenção é promover a união de todos os produtores rurais do Ceará em torno de nossas causas comuns. O evento permite que o produtor se posicione”, diz o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec), Amílcar Silveira.

O encontro será realizado durante a XIII Fest Berro e terá início às 9 horas, no Parque de Exposição Pedro Alexandrino Feitosa, em Tauá.

“Após o grande sucesso dos dois eventos anteriores, vamos fazer o nosso terceiro encontro de produtores rurais do Ceará no Sertão dos Inhamuns”, diz Amílcar Silveira. “Essa é uma oportunidade para que o produtor rural da região possa se manifestar, apresentar suas reivindicações e possa conhecer o trabalho da federação na região dos Inhamuns. Somos 2 milhões de pessoas no estado do Ceará e precisamos estar unidos”.

Serviço:
Encontro de Produtores Rurais Inhamuns e Crateús
Hora: 9h
Local: Parque de Exposição Pedro Alexandrino Feitosa – Tauá.

Unimed Fortaleza anuncia finalistas do Prêmio Empresas que Cuidam

Está chegando o evento mais esperado do ano para as organizações comprometidas com a saúde e o bem-estar de seus colaboradores. A Unimed Fortaleza anunciou, nesta semana, os finalistas do Prêmio Empresas que Cuidam. A solenidade de entrega está marcada para o dia 16 de novembro, no BS Design, e será restrita para convidados.

Foram aproximadamente 30 empresas inscritas, das quais nove passaram para a grande final. Na categoria Empresa Cliente, as finalistas são Atlântica Alimentos, Instituto Atlântico, MRH Gestão de Pessoas, Ponce Tech Consultoria e Pole Alimentos. Já na modalidade Empresa Mercado, as classificadas são Cosampa Engenharia, Nutrilite, Pague Menos e Solar Coca-Cola.

A premiação conta ainda com a categoria Profissional de RH do Ano, cuja votação está aberta ao público até o próximo dia 14. Para votar, basta acessar https://proposta.unimedfortaleza.com.br/premio-empresas-que-cuidam. As duas finalistas são: Ana Paula Falcão, dos Mercadinhos São Luiz; e Bianca Rocha, da Atlântica Alimentos.

O Prêmio Empresas que Cuidam

Uma iniciativa da Unimed Fortaleza, o Prêmio Empresas que Cuidam tem como objetivos celebrar e reconhecer as melhores práticas em gestão de pessoas e em cuidado com a saúde dos colaboradores. A premiação tem o apoio de marcas, como Camarmo, Cempre Consultoria, GPTW e Nosso Meio.

As três categorias – Empresa Cliente Unimed Fortaleza, Empresa Mercado e Profissional de RH do Ano – foram subdivididas por pequeno, médio e grande porte, tanto do setor público, como privado.

Premiação

As vencedoras nas categorias Empresa Cliente e Empresa Mercado receberão o troféu Prêmio Empresas que Cuidam (de acordo com a modalidade e o porte) e quatro ingressos para a edição 2024 do “Café com RH”, da Unimed Fortaleza, além da participação no Painel dos Cases Vencedores que serão apresentados durante a programação do evento, no próximo ano.

Já o vencedor da categoria Profissional de RH do Ano receberá o troféu e uma hospedagem de duas diárias, com direito a acompanhante, em hotel premium do litoral cearense.

Exposição Cidadela realiza ação de plantação na Caixa Cultural Fortaleza

A exposição “Cidadela”, presente na Caixa Cultural Fortaleza, é um projeto voltado para o público infantil, em que os espectadores-atuantes passeiam por um território composto de 15 casas-corpos construídas sobre o corpo da artista idealizadora, cenógrafa e figurinista Maria Helou. A exposição trouxe, em sua abertura, a distribuição de papel semente de margarida para o público levar para casa, plantar e acompanhar o florescer, e a plantação de sementes para reflorestamento na estufa da cidadela, com o objetivo de desenvolver a ideia de sustentabilidade para crianças.

“Acreditamos na importância da educação para a cultura da sustentabilidade, para a prevenção de impactos ambientais. Neste sentido, a exposição pode proporcionar, através do contato entre a equipe de monitoria educativa e o público, ações de conscientização da importância do plantio de reflorestamento, do plantio de espécies possíveis ao contato cotidiano em residências urbanas (sementes de margarida) e da importância de redução de geração de resíduos”, destaca Maria.

A exposição é formada por miniaturas de casas dispostas numa pequena fortificação, em que os detalhes de cada objeto atraem a atenção para os valores de cultura de sustentabilidade. Dentro das casas-corpos tem minimundos, como se dentro do corpo fosse um portal para acessar muitos universos. A idealizadora convida os espectadores-atuantes a retornarem no último dia da exposição para plantar as últimas sementes e enviar para o reflorestamento, encaminhadas conforme demanda.

A Cidadela ficará presente na Caixa Cultural Fortaleza, na Praia de Iracema, até o dia 7 de janeiro de 2024. O horário de visitação é de terça a sábado, das 10h às 20h, e domingos e feriados, 10h às 19h. A classificação é livre e a entrada gratuita.

Serviço

Caixa Cultural Fortaleza

Endereço: Avenida Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema, Fortaleza, CE

Visitação: 1º de novembro de 2023 a 7 de janeiro de 2024

Horários: terça a sábado, 10h às 20h; aos domingos e feriados, das 10h às 19h.

Classificação: Livre (Entrada Gratuita)

Informações: (85) 3453.2770

Em parceira com a Unifametro, unidade móvel de mamografia do Hospital da Mulher atinge meta de mais de 1 mil exames 

Com uma oferta diária de mais de 60 mamografias no mês de outubro, a unidade móvel instalada no Hospital e Maternidade Dra. Zilda Arns Neumann (Hospital da Mulher de Fortaleza), uma parceria entre a Prefeitura de Fortaleza e o Centro Universitário Fametro (Unifametro), atingiu a marca de mais de 1 mil exames realizados durante o mês de outubro.

Essa ação teve como público prioritário mulheres entre 50 e 69 anos, previamente agendadas pelo posto de saúde. O exame de mamografia permite o diagnóstico precoce do câncer de mama, aumentando em cerca de 90% as chances de cura.

Para o chanceler da Unifametro, Antonio Colaço Martins Filho, o êxito da iniciativa da unidade móvel é resultado de uma colaboração em que as mulheres fortalezenses são as grandes beneficiadas. “Achamos de fundamental importância essa iniciativa da Prefeitura de Fortaleza durante a campanha do Outubro Rosa, e ficamos muito felizes em atingir essa meta dos mais de 1 mil exames realizados. As ações de responsabilidade social já fazem parte do plano de ação contínuo da nossa instituição, e acreditamos que a parceria entre as instituições públicas e privadas tende a trazer benefícios para a população”, explicou o gestor.

Público-alvo

De acordo com orientações do Ministério da Saúde, mulheres entre 50 e 69 anos devem realizar a mamografia uma vez a cada dois anos mesmo sem apresentarem sintomas, por estarem na faixa etária de maior incidência de câncer de mama.

Essa doença é a causa mais frequente de óbitos por câncer entre o público feminino e pode ser evitada por meio de hábitos saudáveis a longo prazo, como manter uma alimentação balanceada, manter o peso corporal adequado, praticar exercícios físicos, evitar bebidas alcoólicas e a exposição frequente à radiação presente em exames como raio X e tomografia.

Em qualquer idade, mulheres que apresentarem sintomas como vermelhidão nas mamas, aparecimento de nódulos na região das mamas, axilas ou no pescoço e encolhimento da mama e dos mamilos devem buscar orientação médica em postos de saúde do município.

Prefeitura de Fortaleza realiza consulta pública para implantação de energia limpa em equipamentos da saúde

A Prefeitura de Fortaleza iniciou a consulta pública para o processo de parceria público-privada, na modalidade de concessão administrativa, para implantação, gestão, operação e manutenção de geração de energia distribuída, bem como para eficiência energética nos prédios das unidades de saúde do Município. Até o dia 7 de dezembro de 2023, estará aberto o período de consulta para colher contribuições, sugestões e questionamentos, que poderão ser enviados para o e-mail parcerias@sde.fortaleza.ce.gov.br, com a identificação do autor (nome completo, CPF, endereço, e-mail e assinatura).

A concessão, com prazo de 20 anos, está sendo articulada pela Secretaria Municipal do Desenvolvimento Econômico (SDE), por meio da Coordenadoria de Parcerias Público-Privadas de Fortaleza. A ação é resultado do Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), que resultou na apresentação de estudos que sinalizam a viabilidade do projeto de concessão.

Para o secretário do Desenvolvimento Econômico, além da redução de custos, há a geração de energia limpa. “A priori, a iniciativa é voltada para equipamentos da saúde, mas poderá ser ampliada para os demais prédios públicos. Vale ressaltar que esse modelo é inovador, aliando a eficiência energética à geração de energia solar, mediante parceria público-privada”, enfatiza.

Eficiência energética
Dentre os resultados e benefícios esperados estão a economia de custo relacionado ao consumo de energia elétrica com redução estimada em 5,67% do valor total de consumo de energia das unidades. Espera-se que seja feito o incremento no gerenciamento e gestão do consumo de energia das unidades da Secretaria Municipal da Saúde (SMS) com a implantação do sistema de monitoramento e ações para redução do consumo. Considerando todos os benefícios a serem concedidos para a Prefeitura, a economia estimada é de aproximadamente R$62 milhões, ao longo de todo o período da concessão.

Dentre as responsabilidades do concessionário estão a troca de lâmpadas e luminárias LED, substituição de equipamentos de ar condicionado, implantação, gestão, operação e manutenção de geração de energia distribuída, e implantação de projeto de eficientização energética, a partir do fornecimento de placas fotovoltaicas para geração de energia solar e demais equipamentos para demanda dos prédios das unidades de saúde do Município.

Serão 138 unidades contempladas: postos de saúde, unidades administrativas, unidades do Samu, residência médica e centros de especialidades médicas odontológicas. 

Serviço:
Consulta pública para implantação de energia limpa em equipamentos da saúde
Prazo da consulta: até 07/12

E-mail: parcerias@sde.fortaleza.ce.gov.br
Acesse os documentos do Projeto (https://desenvolvimentoeconomico.fortaleza.ce.gov.br/)

Chegada do Papai Noel neste final de semana movimenta o Shopping Parangaba 

Cartinhas na mão, porque o ‘Bom Velhinho’ vem aí! Neste sábado (11) o Shopping Parangaba preparou uma programação incrível para a chegada do Papai Noel. A celebração começa às 15 horas com um Espetáculo Natalino e em seguida uma apresentação musical. Este ano com o tema Celebration, em alusão aos 10 anos do shopping, a decoração conta com elementos dourados e muitas luzes. E, claro, no ápice do momento, o bom velhinho se fará presente numa entrada especial. 

A chegada do Papai Noel é data certa no calendário dos fortalezenses. No Shopping Parangaba, a ocasião sempre é marcada por grandes eventos, e este ano não será diferente. Nesta edição, a decoração natalina vai dispor de espaços interativos como mini parede de escalada e escorregadores, brinquedo gira-gira, urso gigante para fotos e um cenário especial de 10 anos. Além de trono para fotos com ele, árvore de Natal gigante, trono para pets e caixa de correio para cartinhas ao Noel.

Após a chegada festiva do bom velhinho, crianças poderão tirar fotos com o Papai Noel e deixar suas cartinhas no espaço decorado na praça central L1, no mall.

Serviço

Natal Encantado do Shopping Parangaba

Onde: Praça Central, piso L1;

Quando: Sábado (11), a partir das 15 horas (chegada).

Evento gratuito.

Fotos com o Papai Noel

Onde: Praça Central, piso L1;

Quando: A partir do dia 11;

Horários: De segunda a sábado: 14 às 20 horas;

Domingos: de 14 às 21 horas.

Horário Especial – 24/12: de 09 às 18 horas.

Projeto “Meu bairro, nossa Câmara” chega à Regional 7, no bairro Sapiranga

A Regional 7, que se destaca pela área verde, praias e grandes equipamentos de educação, cultura e comércio, será palco da sexta edição do projeto “Meu bairro, nossa Câmara”. O evento acontece no próximo sábado, 11 de novembro, na Praça Senhor do Bonfim (Avenida Evilásio Almeida de Miranda, bairro Sapiranga), das 8h às 13h.

Com uma população estimada em 143.769 mil moradores, a Regional 7 está dividida em 4 territórios que reúnem 11 bairros. São eles: Praia do Futuro I, Praia do Futuro II, Cocó, Cidade 2000, Manuel Dias Branco, Salinas, Guararapes, Luciano Cavalcante, Edson Queiroz, Sapiranga e Sabiaguaba. Dentre os mais populosos estão o bairro Sapiranga, com mais de 35 mil habitantes, o Edson Queiroz com mais de 24 mil e o Cocó com mais de 22 mil moradores.

Durante o evento os moradores terão à disposição a prestação de serviços essenciais, como a emissão de documentos, realização de exames preventivos de saúde e orientações na área do empreendedorismo, além do acesso direto aos vereadores da Capital, que promovem a escuta ativa da população, estreitando a relação entre o Legislativo e os cidadãos.

“Seguimos o nosso compromisso em estar mais próximo da população, indo até os bairros para ouvir as necessidades e sugestões dos moradores, além de levar serviços essenciais que já oferecemos na nossa Central da Cidadania, permitindo a população ter um atendimento de qualidade, próximo de suas residências”, destaca o presidente da Câmara Municipal de Fortaleza, vereador Gardel Rolim.

Serviço:

“Meu bairro, Nossa Câmara”

Quando: 11.11.2023

Onde: Praça Senhor do Bonfim (Avenida Evilásio Almeida de Miranda, bairro Sapiranga)

Horário: 8h às 13h

Anjos do Natal 2023 será realizado dia 19 no Teatro RioMar Fortaleza e une artistas em prol da arrecadação de 4 mil cestas básicas para entidades cearenses

Solidariedade e talento. Amor ao próximo e espírito natalino. Um dos mais tradicionais espetáculos do calendário de eventos cearenses de final de ano, o Anjos do Natal 2023 será realizado no domingo, dia 19 de novembro, às 18 horas, no palco do Teatro RioMar Fortaleza, celebrando o amor com música de qualidade e muita emoção. Com o tema “Anjos Existem”, o projeto chega à sua sétima edição e tem a meta de arrecadar 4 mil cestas básicas, a serem doadas para 23 entidades filantrópicas cearenses, da capital e do interior.

A seleção de artistas confirmados traz nomes de diversos gêneros musicais, desde nomes de grande experiência a novos talentos. As atrações confirmadas para subir ao palco são o sanfoneiro Waldonys; os cantores Marcos Lessa, Paulo Benevides, David Valente, Philipe Dantas e Marcio Campos; as cantoras Giovana Bezerra, Vivian Fernandes, Ludmila Amaral, Elane Araújo e Karol Tavares; o multi-instrumentista e arranjador Carlinhos Patriolino; o pianista Felipe Adjafre; além do Maestro Isaías Alexandre e Orquestra Anjos do Natal, com participação do Coral Vozes de Iracema, do Instituto de Música Jacques Klein.

O ingresso custa R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), valor equivalente a três cestas básicas. As vendas acontecem pelo WhatsApp: (85) 98120-1761. Idealizado por Márcia e Fernando Travessoni, o Anjos do Natal é realizado desde 2017 e, nos seis anos anteriores, já arrecadou aproximadamente 200 toneladas de alimentos.

Confira a lista das instituições beneficiadas:

Uma marca registrada do Anjos do Natal é o repertório musical montado especialmente para o evento, garantindo muita emoção para a plateia e uma noite diferenciada de cultura e solidariedade, com emoção garantida para a plateia.

O diretor artístico do evento, Fernando Travessoni, comenta sobre as expectativas para a sétima edição e destaca a importância de renovar o pacto com o bem social. “O tema desse ano, Anjos Existem, foi escolhido pensando em um movimento de solidariedade, uma noite cheia de anjos vivos – seja no palco, na plateia ou mesmo aqueles apoiadores que de longe fazem questão de fazer a diferença”, detalha Fernando, ressaltando ainda a importância do cenário, assinado pelo cirurgião plástico e artista plástico Isaac Furtado. “Vai ser uma linda surpresa de encher os olhos do público.”

O Anjos do Natal 2023 tem apoio do Shopping RioMar Fortaleza, BSPAR, Prefeitura de Fortaleza, Piraquê, Colibri Capital, Grupo Aço Cearense, IEL Ceará, Diamantes, Granja Regina, C.Rolim Moda, Grupo Telles, Naturagua, J.Simões, CLDO – Centro de Lazer e Diagnose Ocular, Bevas Manegement, Paroma Work, Náutico Clube, Itamaraty, Atratis Digital, UrbMidia, Eletromidia e AD2M Comunicação.

Fórum sobre o mercado de rochas ornamentais 

Teve início ontem (8) e segue até sexta-feira (10) a sétima edição da Fortaleza Brazil Stone Fair (FBSF), uma das maiores feiras de rochas ornamentais do mundo. O evento acontece no Centro de Eventos do Ceará e deve gerar mais de US$ 20 milhões em negócios.

Durante a programação de hoje (9) acontece o 4º Fórum do IBRO – Instituto Brasileiro das Rochas Ornamentais – que terá como tema “Pensando o setor em 2068”. Entre os debatedores estarão o alemão Peter Becker, considerado uma das principais referências mundiais no setor de rochas naturais; Álvaro Abreu, idealizador da Cachoeira Stone Fair e do Centro Tecnológico do Mármore e Granito (CETEMAG), ambos localizados no Espírito Santo; e Tales Pena Machado, presidente do Centro Rochas. O Fórum será realizado das 15h20 às 16h50. 

Atualmente, o Ceará é o terceiro maior exportador de rochas ornamentais do Brasil, com cerca de R$200 milhões (US$40 milhões) exportados em 2022, sobretudo em blocos para a Itália e China e chapas polidas para os EUA. O Estado também é o principal fornecedor de matéria prima bruta para o Espírito Santo, principal exportador brasileiro, com volumes que correspondem a aproximadamente R$250 milhões anualmente. 

“O Ceará é a principal fronteira dos quartzitos, que são muito resistentes à abrasão, destacando-se o Taj Mahal que é a principal grife mundial das pedras naturais, além do Perla Venata e da Perla Santana”, frisa Carlos Rubens Alencar, presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran) e organizador do evento. 

A mineração das rochas ornamentais no Ceará também contribui para o desenvolvimento do interior do Estado, gerando emprego e renda na zona rural nas cidades de Uruoca, Santa Quitéria, Itaitinga, Massapê, Santana do Acaraú, São Gonçalo, Sobral, Coreaú, Morrinhos, Banabuiú, Mombaça, Aiuaba, Canindé e Granja. “As perspectivas de crescimento para esses municípios e, consequentemente, para o Estado são excelentes. Estamos avançando na logística de transportes de grande volume e, com isso, reduzindo os custos, o que irá atrair novas indústrias e possibilitar o envio de peças beneficiadas, já não mais em estado bruto, para outros estados e países.

Outro diferencial das rochas do Ceará está na questão da sustentabilidade, que utiliza tecnologias mais avançadas, sem utilização de explosivos e com planos de recuperação das áreas degradadas em consonância com os centros mais avançados. 

Cerca de 75% dos produtos da cadeia produtiva de mármores e granitos destinam-se às obras civis, o que inclui as obras públicas. “É um material resistente, de fácil manutenção, de qualidade indiscutível e beleza impressionante. As rochas ornamentais cearenses são o que temos de melhor em revestimento em todo o mundo”, conclui o presidente do Simagran. 

Saiba mais sobre a FBSF e a programação de hoje

A FBSF está apresentando as principais novidades do setor e mostrar todo potencial da cadeia produtiva de mármores e granitos cearenses, aumentando a sinergia entre arquitetos, engenheiros, construtores, decoradores e designers, principalmente.

Com cerca de 40 expositores, entre eles Quatzblue, Vermont Mineração, Mineração São Luiz e Granos, o evento deve gerar mais de US$ 20 milhões em negócios, segundo Carlos Rubens Alencar, presidente do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran). “A FBSF vai mostrar para o mundo as belezas das rochas cearenses e fomentar ainda mais a economia local”, complementa Carlos Rubens.

A programação da FBSF conta  com reuniões de negócios, troca de experiências, abertura de mercado e lançamentos de novos materiais, equipamentos e livros, além de palestras com profissionais de referência, como a arquiteta e urbanista Miriam Runge, especialista em neuroarquitetura, técnica que consiste na aplicação de princípios fundamentais de neurociência em projetos arquitetônicos e seus processos com o intuito de criar ambientes que promovam a felicidade e o bem-estar, entre outros índices subjetivos. 

A palestra da Miriam Runge sobre “Design biofílico e as rochas” acontece hoje (9), às 17h. O Design biofílico é uma técnica que visa incorporar elementos naturais aos ambientes. As rochas são muito utilizadas neste cenário por unir beleza, sofisticação, exclusividade e durabilidade. No evento, Miriam Runge ainda lançará o livro de sua autoria “Tampos e Pedras”.

A FBSF 2023 é uma realização do Sindicato das Indústrias de Mármores e Granitos do Estado do Ceará (Simagran); com a parceria do IEL, Sesi, Senai, Fiec, CNI e Sebrae; apoio institucional do Ibro, Crea e CAU e promoção da Ikone.

Dorgival Dantas e Demônios da Garoa agitam a Praia da Caponga neste fim de semana durante Festival da Sardinha

A 15ª edição do Festival da Sardinha, que acontece entre os dias 9 e 11 de novembro, levará grandes nomes da música nacional para a Praia da Caponga, em Cascavel. Dentre os nomes, estão o artista potiguar Dorgival Dantas e um dos grandes grupos de samba do Brasil, Demônios da Garoa. A entrada, tanto para o festival, quanto para os shows, são sociais, através de apenas um kg de alimento não perecível, que serão destinados a campanhas de Natal Solidário da região.

A programação musical do festival começa às 20h nos três dias. Na quinta-feira (09/11), uma novidade, a noite de bênçãos. Ana Clara e Ítalo Poeta, abrem o festival , que ainda terá o aclamado cantor e sanfoneiro Nonato Lima no palco. “Estamos muito felizes que Ana Clara e Ítalo estarão com a gente. Será uma abertura linda, quando vamos abençoar e louvar por um grande Festival”, celebrou Mamede Rebouças, diretor geral do Festival da Sardinha 2023.

Já na sexta-feira (10), para abrir a programação na arena de shows, o conjunto cearense Superbanda, seguido pela banda o Verbo, que trará muita animação para o público. Para finalizar a noite, o grande artista potiguar Dorgival Dantas sobe ao palco trazendo o bom forró da nossa terrinha.

No sábado (11), último dia de Festival, a grande atração será uma das maiores bandas de samba do Brasil, Demônios da Garoa. “Quem não gosta de samba bom sujeito não é, ou não come sardinha”, brinca Mamede. Os paulistas sobem ao palco após o grupo cenomusical Dona Zefinha. Para fechar a noite, a cantora Gil Mendes leva o clima para cima com os presentes no festival.

Palco Viva Cultura

Outra grande atração do Festival da Sardinha 2023 é o Palco Viva Cultura. Também durante os três dias de evento, o palco estará com programação para todas as idades, iniciando às 19h. Na quinta (09), quem ditará o ritmo é a Orquestra Infanto Juvenil e Mine Camerata.

Já na sexta (10), é a vez da Peça Teatral Cascavel em Verso e Prosa; da Dança Ballet NAEC Caponga, e para fechar a noite, a Cozinha Show, com preparação de receitas de sardinha ao vivo. No sábado (11), o agito fica por conta da Orquestra Sobrando Sonhos e do grupo de chorinho New Choro,

Sustentabilidade

O festival está alinhado aos objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para erradicação da fome e combate à pobreza, estimulando o público à doação de 1kg de alimento não perecível na entrada do evento, seja nas programações gerais ou musicais, para a Campanha Natal Solidário. Anualmente, centenas de cestas básicas são distribuídas às comunidades carentes do distrito e regiões vizinhas.

SERVIÇO
15° Festival da Sardinha, Gastronomia, Arte e Cultura no Litoral de Cascavel
9 a 11 de novembro
Praia da Caponga – Cascavel